Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida duvida sobre equivalencia


Posts em destaque

Eae gente, eu estou aqui tentando aprender eletronica e tenho varias duvidas, uma delas é sobre equivalencia de componentes, como vcs fazem pra achar um componente equivalente em outras placas, por exemplo tenho a placa de um tablet galaxy tab e sm-t560 e o ci (u400 pra quem tiver o esquema) da parte de carregamento está queimado , capacitores e um resistores, como eu faço para achar m equivalente de placa de sucata? alguem mais experiente pode me explicar?

image.png.6102e6c2435b3ff4e9bb9e3b60c242dc.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste caso, com a ajuda de esquemáticos, a primeira coisa é substituir sempre um componente por outro com as mesmas características.
Resistores preferencialmente pelo mesmo valor e potencia.
Capacitores preferencialmente pela mesma capacitância e tensão (medida em Volts) de trabalho. Neste caso, pode-se substituir por um outro capacitor de tensão igual ou superior, nunca inferior!
Diodos, transistores, Circuitos Integrados, etc... sempre com a mesma curva característica, neste caso com ajuda de datasheets para comparar o atual com o substituto.

 

Quando se tira de outra placa, geralmente são de placas doadoras que são iguais para o caso de CIs (ou componentes novos), já resistores, capacitores, diodos, indutores, leds, etc... ai já podem ser componentes novos ou de quaisquer outras placas doadoras (neste caso são testadas para que se tenha a certeza de que estão funcionando perfeitamente).

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, nagkiller disse:

Neste caso, com a ajuda de esquemáticos, a primeira coisa é substituir sempre um componente por outro com as mesmas características.
Resistores preferencialmente pelo mesmo valor e potencia.
Capacitores preferencialmente pela mesma capacitância e tensão (medida em Volts) de trabalho. Neste caso, pode-se substituir por um outro capacitor de tensão igual ou superior, nunca inferior!
Diodos, transistores, Circuitos Integrados, etc... sempre com a mesma curva característica, neste caso com ajuda de datasheets para comparar o atual com o substituto.

Flw...

O que vc quis dizre com mesma curva de caracteristica? por exemplo esse ci q eu to para trocar aqui ele e bga mas nese print do aliexpress por exemplo tem o 358-2225, o 358s-2166, como eu sei qual ci comprar?

 

image.png.885c4812ea1ed5002905f32f684f2e52.png

Não achei o datasheet dele

 

peguei esse codigo e coloquei no google 

image.png.73bb35db0fa8711b1f47a6769a810a3e.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre curva de característica, como eu disse anteriormente, essas informação estão no datasheet do componente.
Um exemplo prático seria vc querer substituir um diodo retificador 1N400x  por um diodo de sinal do tipo 1N4148... são completamente diferentes, inclusive nas tensões (medida em Volts), correntes (medidas em Amper), temperatura, tensão reversa, etc... (sabemos que não podemos usar um diodo de sinal no lugar de um diodo retificador (há exceções em casos muito específicos), ou no lugar de um diodo zener, mesmo todos eles sendo diodo).

 

Nesse caso acima do CI de bateria, a pesquisa tem que ser pelo part number (SMD Marking Code) dele e não exatamente pela função, pois pela função, te retornará uma pesquisa genérica, onde as características do componente serão diferentes da desejada.

Flw...
 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, nagkiller disse:

Sobre curva de característica, como eu disse anteriormente, essas informação estão no datasheet do componente.
Um exemplo prático seria vc querer substituir um diodo retificador 1N400x  por um diodo de sinal do tipo 1N4148... são completamente diferentes, inclusive nas tensões (medida em Volts), correntes (medidas em Amper), temperatura, tensão reversa, etc... (sabemos que não podemos usar um diodo de sinal no lugar de um diodo retificador (há exceções em casos muito específicos), ou no lugar de um diodo zener, mesmo todos eles sendo diodo).

 

Nesse caso acima do CI de bateria, a pesquisa tem que ser pelo part number (SMD Marking Code) dele e não exatamente pela função, pois pela função, te retornará uma pesquisa genérica, onde as características do componente serão diferentes da desejada.

Flw...
 

ptz, eu ainda tenho um longo caminho pela frente rsrs, sobre o CI a cima as unicas informações que eu tenho dele é essa do esquema, esse codigo 1203-007834, nao da pra ver as informações nele, e eu nao encontrei o datasheet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa pegar o componente físico e ver toda a informação impressa nele e pesquisar no google...

Os componentes SMD tem a marcação no corpo como por exemplo transistores:
Exemplo o componente abaixo:

BC847Real.png.b97ebe83c722a395d6aec00697440612.png

Após uma pesquisa no site 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 encontramos a referência.
Trata-se de um BC847 : 

 

BC847Dados.thumb.png.b7199bfe621162135f913a813ce4a666.png
 

Ai sim terá algum retorno, neste caso é um BC847B (neste caso B é o ganho médio do transistor = hfe =  ± 150).

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...