Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise AKASA - VIPER 600 - Falha nas saidas +5v, +12v2, +12v1

Avalie este tópico:


Oseiasgs22

Posts em destaque

4 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

Com relação ao resistor ligado ao SOURCE

Não é esse do retângulo vermelho.  A função do resistor de 10k é manter o gate no mesmo diferencial de potencial do source quando não existir pwm. O outro resistor é o isense.IMG_0156.thumb.jpeg.5007c3edeea8984d19440c9b7f7cb21f.jpeg

 

50 minutos atrás, Oseiasgs22 disse:

posso colocar qualquer um

Sim. Qualquer um de fonte chaveada dará certo.
 

Para testar o foto acoplador digo a forma que utilizo e aprendi a quase 20 anos, use escala de diodo ou x1:

_de um lado terá o diodo, só conduzirá em um sentido, como diodo comum. Do outro não poderá conduzir em nenhum sentido. passando nesse primeiro teste, próximo passo;

_com o multímetro coloque a ponta de prova vermelha ( multímetro digital) no ânodo e coletor ao mesmo tempo(pinos 1 e 4). Com a ponta preta coloque só no cátodo (pino 2), perceberá a tensão necessária para condução do diodo interno, observe o número e sem soltar una ao pino 3 (2 e 3). Deverá abaixar um pouco o valor da leitura do multímetro. Assim, passará no teste.

 

 

4 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

Tenho uma dúvida de como faria pra testar esse IC PWM. Gostaria de saber como testa-lo.

O ideal é osciloscópio sem o mosfet, mas nem todos consegue perceber o sinal.

De cara da pra olhar se o vcc está em curto com o gnd, se tá em curto com as saídas de pwm (esses últimos, tanto com o vcc como com o gnd)

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, ohm disse:

Não é esse do retângulo vermelho.  A função do resistor de 10k é manter o gate no mesmo diferencial de potencial do source quando não existir pwm. O outro resistor é o isense.IMG_0156.thumb.jpeg.5007c3edeea8984d19440c9b7f7cb21f.jpeg

 

Sim. Qualquer um de fonte chaveada dará certo.
 

Para testar o foto acoplador digo a forma que utilizo e aprendi a quase 20 anos, use escala de diodo ou x1:

_de um lado terá o diodo, só conduzirá em um sentido, como diodo comum. Do outro não poderá conduzir em nenhum sentido. passando nesse primeiro teste, próximo passo;

_com o multímetro coloque a ponta de prova vermelha ( multímetro digital) no ânodo e coletor ao mesmo tempo(pinos 1 e 4). Com a ponta preta coloque só no cátodo (pino 2), perceberá a tensão necessária para condução do diodo interno, observe o número e sem soltar una ao pino 3 (2 e 3). Deverá abaixar um pouco o valor da leitura do multímetro. Assim, passará no teste.

 

 

O ideal é osciloscópio sem o mosfet, mas nem todos consegue perceber o sinal.

De cara da pra olhar se o vcc está em curto com o gnd, se tá em curto com as saídas de pwm (esses últimos, tanto com o vcc como com o gnd)

 

 

Não se pode afirmar só de posse  do esquema do aparelho ou com base no datasheet do transistor pra saber quais pinos são : o gate o dreno e o source . Não posso afirmar nada a você nas "cegas" .

 

 

Pelo entender da história o cara é leigo ...essa anilha na "perna" do transistor é filtro de frequência ...pelas palavras dele ele leigo no assunto .

 

 

Nem vou dar mais dica o cara não tem experiência com fonte chaveada ..e capaz dele se acidentar ou causar maior problema na fonte.

 

 

Ele armar essa fonte sem saber o que está fazendo bem capaz de haver curto e os capacitores filtro estourar na face dele . Trabalhar com fonte é pra quem sabe. Parte de fonte não é brincadeira...um amigo meu ficou sem um olho ele foi inventar de armar a fonte fora aí tinha curto circuito ...a fonte deu um "têbêi" ele ficou sem uma das vistas .

 

 

Ele não sabe o que está fazendo e tá pedindo dica pode ser até uma criança ou um jovem sem experiência nesse perfil aí tentando dar jeito na fonte ...tem muito canal no YouTube ensinando mas não falam sobre os "contras" disso...eu assisto vídeos os caras ensinando a chevear a fonte a força (forçado) mas tem que usar (lâmpada série) e saber de varias  coisas pra se trabalhar com fonte chaveda ...se for um jovem por traz aí do perfil sem experiência no mínimo fica sem os dedos das mãos ...fonte cheveada é uma coisa crítica eu fui técnico da sony eu via de tudo de defeito em fonte agente armava as fonte fora injetando tensão aí vai não vai voava pedaço de capacitor filtro pra todo lado agente colocava uma flanela em cima e usávamos óculos de proteção.e luvas 

Editado: por iltonjunior
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Amigo, você é como se fosse uma espécie de mago ou vidente da eletrônica. Kkkk! Tudo o que você disse suspeitar, estava correto. Fui medir agora o resistor que você indicou, e tá completamente aberto e olhando por cima, vi um rombo no meio dele. Mas por sorte os códigos de cores estão todos visíveis. Eu testo foto-acoplador com auxílio da fonte assimétrica.

 

@JoeRob Muito obrigado pela correção, amigo. Estarei conferindo. ;)

 

@iltonjunior Muito obrigado, amigo. Estarei anotando todas as informações que me passou. ;)

 

Amigos, vou tá efetuando testes segunda feira, e quando tiver de posse dos componentes pra substituição, volto pra relatar. Se eu não encontrar o mosfet em sucata, creio que vou ter que mandar buscar fora. Bom feriado à todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, iltonjunior disse:

Não se pode afirmar só de posse  do esquema do aparelho ou com base no datasheet do transistor pra saber quais pinos são : o gate o dreno e o source . Não posso afirmar nada a você nas "cegas" .

Entendo seu ponto de vista, e respeito. Sempre temos algo nova para aprender em eletrônica. E, debates enriquecem o tópico beneficiando outros...

Entretanto, pela experiência de bancada consigo fazer algumas afirmações só de olhar a placa, e não as "cegas".

Te explico como cheguei as tais conclusões:

_Nao conheço nenhum mosfet em invólucro to220/ to220iso em que o gate não seja o pino 1, dreno pino 2 e source pino 3;

_além disso, tem os detalhes da placa, a trilha fina e com resistor smd é o gate, a trilha grossa ligado no shopper é o dreno, o ultimo pino ligado em um resistor ao gnd e outro resistor de pull-down é o source.

_após isso tudo, o autor do tópico mostrou a foto do componente confirmando minha suspeita.

_todas mensagem que tento auxiliar algum membro é em base de indícios, raciocínio lógico e por ultimo experiências ja passadas.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, ohm disse:

Entendo seu ponto de vista, e respeito. Sempre temos algo nova para aprender em eletrônica. E, debates enriquecem o tópico beneficiando outros...

Entretanto, pela experiência de bancada consigo fazer algumas afirmações só de olhar a placa, e não as "cegas".

Te explico como cheguei as tais conclusões:

_Nao conheço nenhum mosfet em invólucro to220/ to220iso em que o gate não seja o pino 1, dreno pino 2 e source pino 3;

_além disso, tem os detalhes da placa, a trilha fina e com resistor smd é o gate, a trilha grossa ligado no shopper é o dreno, o ultimo pino ligado em um resistor ao gnd e outro resistor de pull-down é o source.

_após isso tudo, o autor do tópico mostrou a foto do componente confirmando minha suspeita.

_todas mensagem que tento auxiliar algum membro é em base de indícios, raciocínio lógico e por ultimo experiências ja passadas.

 

 

 

Aprecio sua experiência porém o que citeu não foi só em relação a transistor e o transistôr pode estar até bom porém o que quiz dizer foi: repentinamente ele por essa fonte para armar externamente e haver mais curto circuito e os filtros de fonte esteve em curto circuito seriam 80 por cente % dele ficar sem dedos ...só isso mas continue com suas dicas ....o cara tava perguntando o que era source dreno e gate no mosfet logo percebi se tratar de um "reinão ". Porém se ele achar certo consertar sem experiência prossigam .

Editado: por iltonjunior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, iltonjunior disse:

repentinamente ele por essa fonte para armar externamente e haver mais curto circuito e os filtros de fonte esteve em curto circuito seriam 80 por cente % dele ficar sem dedos ..

Não amigo. Talvez você não reparou e não tenha acompanhado todo o tópico.

Na primeira mensagem @Oseiasgs22 demonstra o defeito da fonte em um vídeo  com a fonte ligada na rede elétrica. O sintoma apresentado pelo aparelho é instabilidade nas saídas de 12v, -12v, e 5v. Está ligando, como se testa a saída pfc sem ligar na rede? inclusive, risco de choque elétrico existe em todo equipamento elétrico. O autor do tópico tem experiência em manutenção só não trabalha na áreas de fontes. Inclusive alertei pra ter cautela em ligar ela ao realizar os testes.

 

 

Agora sobre ficar sem os dedos, realmente pode acontecer um acidente, mas não para tanto. Filtros em curto romperiam os fusíveis. Não é como uma máquina aquícola que tem lâminas e um discutido pode arrancar um membro. 
 

Ah, seja bem vindo ao Fórum. Icentivo a ser participativo. Sempre precisamos de técnicos dispostos a doar um tempinho para ajudar. Não tenha uma impressão ruim da comunidade!

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@iltonjunior 

Esse tópico tá tomando um rumo desnecessário. Eu não sei o que significa essa gíria "reinão". Mas com certeza não é um elogio. Mas afirmo que você tá completamente equivocado sobre mim. Consertei algumas fontes ATX há 4 anos atrás, mas sempre foram fontes genéricas, com defeitos simples, parei por não compensar, e desde então sequer tenho pegado pra estudar sobre.

Em nenhum momento eu perguntei o que era dreno, gate ou source. Sei perfeitamente o que são e como testar, como de fato testei fora e comprovei que estava com defeito, e correta a suspeita do amigo @ohm.

Não te preocupa que não vou tomar choque, tenho vários equipamentos, desde resistor pra descarregar o capacitor de filtro, quanto lâmpada em série pra caso de haver suspeita de mais curto, e eu JAMAIS ligo a fonte com componente fora do lugar, então quanto a perder dedo, não corro esse risco.

 

Sei testar perfeitamente todo componente fora da placa (com exceção do CI PWM). O pedido de auxílio é tão somente por não conhecer o circuito, e é esse o motivo de pedir um direcionamento sobre onde começar a testar, coisas que os dois amigos ai estão fazendo de forma extremamente profissional e amigável! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm  Boa tarde, amigo. Esse resistor é de 20.8 ohms. Mas não tô encontrando um equivalente aqui em meus componentes de reposição. Na Internet também não consigo encontrar um equivalente exato. Por qual outro valor posso substituir? É possível adaptar resistor SMD? 

 

20230911_101330.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/09/2023 às 00:32, Oseiasgs22 disse:

@ohm Eu encontrei na minha sucata um resistor de 1.3Ω e um de 1.5Ω. É possível substituir esse de 0.2Ω por um deles?

está muito distante do projeto. Mesmo colocando esses dois em pararelo dará somente 0,69. Vocé pode fazer associações também.

 

Ex:

_02 resistores de 0,47 em pararelo.

_02 resistores de 0.1 em serie.

_05 resistores de 1r em pararelo (pode ser de 1/4w de potencia)

 

Se tiver sucata de fonte em geral (tvs, carregadores celular, etc) terá resistores de baixo valor.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@ohm@Gilson Macedo Bom dia, amigos. Somente ontem chegou o último componente que eu havia mandado buscar da China (esse remessa conforme veio pra ferrar tudo). Mas deparei com mais um componente com defeito, trata-se do diodo HER308G no datasheet dele diz 3.0 AMPS. GLASS PASSIVATED HIGH EFFICIENCY RECTIFIERS. Não encontrei nenhum substituto aparente dele. Pode me ajudarem nessa questão?

 

Outra dúvida, existe uma regra básica pra substituição? Por exemplo, um diodo de proteção posso trocar por qualquer um de proteção?

Um diodo retificador posso trocar por qualquer outro retificador e etc? Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...