Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise AKASA - VIPER 600 - Falha nas saidas +5v, +12v2, +12v1

Avalie este tópico:


Oseiasgs22

Posts em destaque

@ohm Olá, amigo. Essa fonte da descrição está parada há 4 anos. Era minha de uso pessoal e só funcionou por 1 mês e por isso encostei. Acontece que minha fonte de testes que já é bem velha, tá quase parando, e estou com vontade de tentar reparar essa pra ficar como testes. É uma fonte de boa construção. Resolvi te marcar por ter percebido que você é um dos que mais manjam nesse tipo de circuito. Mas se os amigos@FLAVIOTECH@LEONTEC@Gilson Macedo@Rods também trabalharem com esse tipo de equipamento e puderem dar uma mãozinha, eu agradeço! No vídeo em anexo mostra o que tá ocorrendo.

 

 

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

 

@Oseiasgs22 pelo vídeo percebi que ela tem fator de correção de potência (o famoso PFC). Comece por ele, tem que ser próximo de 400v no capacitor grandão quando ela estiver em on. 
 

diversas coisas podem abaixar todas tensões dessa forma. Tensão de entrada baixa (seria falha no pfc), Feedback com erro, até mesmo um dos braços da meia ponte (um dos transistores) do primário com falha na polarização faz isso. 
 

qual código do controlador pwm e do supervisor?
 

obs. Cautela ao medir a tensão no primário com ela ligada!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, ohm disse:

 

qual código do controlador pwm e do supervisor?

@ohm Amigo, boa tarde. Esqueci de te falar. Há 5 anos atrás eu consertava fonte, mas eram fontes genéricas e sempre quando era problema nas fontes primárias. Eu nem perdia tempo quando constatava que era defeito na secundária, devido a dificuldade de acesso aos componentes pra testes. Mas parei desde então, nunca havia mexido em fonte real e não tenho familiaridade com esses componentes que me perguntou. Quais seriam eles e em que estágio eu posso encontrar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 desculpa a demora.

 

O circuito integrado supervisor fica no secundário, ele monitora as tensões, corrente e as vezes até temperatura.

 

O controlador de pwm dos mosfet’s de potência pode ser separa ou não do controlador do pfc. As vezes ele estará nessa placa soldada na vertical.

 

O feedback das fontes de 12, -12, 5 e 3,3v provavelmente sejam feito da forma tradicional, um fotoacoplacor em conjunto com divisor de tensão e tl431. Acredito que  sua fonte deve ter 3 fotoacopladores (um de stand-by, um de power on e outro de feedback da fonte principal)

 

 

IMG_9888.thumb.jpeg.79e0137726d47d7e829d930eed52b903.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm@JoeRob Boa noite, amigos. Obrigado por responder. Vou ver uma forma de remover essa fonte da carcaça, parece ser pior do que testar. Aqueles cabos da chave liga/desliga e cabo de força que são muito curtos e acho que tenho que soltar antes. Depois retorno com alguma novidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm @JoeRob Boa tarde, amigos. Os testes infelizmente irão dar uma pausa, porque meu ferro de solda digital infelizmente entrou em curto. Tenho outro de reserva mais é de 220v e preciso fazer uma tomada de 220v pra ele e outros equipamentos que mandei buscar. Mas já adianto que quase embaixo do capacitor de 400v, encontrei dois resistores cujo código não deu pra identificar, que estão esturricados, conforme as fotos em anexo. Vejam se podem identificar, os dois medem resistência totalmente descontrolada que não dá pra citar, pois não estabiliza no multímetro. Mas se com base nessas informações, vocês puderem dar um parecer, eu agradeço.

 

 

20230901_161314.jpg

20230901_161846.jpg

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Entendi, amigo. Eu presumi que estivesse entrado em curto, porque saiu faiscas e fez um leve estalo igual quando entre em curto. Foto em anexo da placa mais distante.

 

PS: Infelizmente acabei jogando fora o ferro de solda, se alguém conseguiu abrir aquilo, eu desconheço. O troço parece ser colado com super bonder, quebrei e não consegui.

 

 

20230901_174842.jpg

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Boa tarde. amigo. Além desses dois quase embaixo do capacitor de 400v me deparei com mais esses dois com problemas. Eles estão abertos, um é de 227ohms e o outro eu não consegui ler o seu código. Se você pude me ajudar a identificar o valor desses 3 resistores, ficarei muito grato.

 

 

20230905_163247.jpg

20230905_163552.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @Oseiasgs22 .
A marcação no resistor é essa mesma?
Se a marcação no corpo do resistor é 227 o valor dele seria de 220 MΩ e não 227 ohms.

image.thumb.png.21d719cec0d780b571b609a270ddaed1.png
Confesso que nunca encontrei em uma fonte ATX resistores com valor tão alto e se o valor for esse mesmo, acho que todos os multímetros digitais irão mostrar esse resistor como aberto já que o range de medida de resistência deles normalmente vai até 99,99 MΩ.

Editado: por JoeRob
Informação complementar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 veja que o resistor próximo ao CM03X está ligado em um foto acoplador. Resistor de baixo valor quando abre é porque está existindo consumo excessivo em uma malha de alimentação. Comece conferindo o foto acoplador. Pode está aí a falha no feedback.

 

O segundo resistor esta ligado no gate de um mosfet, ao meio da placa. Pode colocar um valor próximo de 10R. A principal função é limitar o surto de corrente em quem polariza esse mosfet,(isso ocorre em

altas frequência devido a capacitância do gate) não é tão crítico.Agora vem a questão! Resistor de gate aberto ocorre provavelmente devido a fuga no mosfet. Confira esse mosfet antes de trocar o resistor.

 

Em relação aos dois resistores em paralelo… não consegui seguir as trilhas. Eles vem do + do capacitor de filtro do primário (o grandão)? Vão no CM6805BG?

Esse pwm controla o pfc e os mosfet’s do choppper principal. 



 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Boa noite, amigo. Obrigado pelo retorno. Eu gosto de remover e testar tudo fora, acho mais confiável. Mas ando com um azar desgraçado pra ferro de solda, o que tenho aqui que é 220v infelizmente não tá esquentando praticamente, coloco em 500º e fica morno, e ele tá na tomada de 220v. Vou ver um jeito de como remover esses componentes e testar fora. Com relação aos resistores em paralelo, através do testes de continuidade, não encontrei ligação deles com o capacitor de 400v e nem como CM6805BG.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm @JoeRob Boa noite, amigos. O mosfet no qual um dos resistores está conectado em seu GATE, tá em curto total entre DRENO e SOURCE, trata-se de um MDF13N50B.

 

Com relação aos dois resistores em paralelo, eles estão conectados ao positivo de um capacitor eletrolítico e ao catodo de um diodo, conforme verão em fotos anexadas.

 

Vocês que tem experiência com esses circuitos, talvez possam saber qual resistência tem esses resistores, e por qual eu posso substituir, se acaso não encontrarmos um valor exato. Só então poderei prosseguir com o restante da análise, pois creio que não vai adiantar nada, se não chegarmos a qual resistor colocar ai.
Uma pergunta com relação ao mosfet MDF13N50B. Conforme verão na foto em anexo, o seu GATE tem uma anilha. O que seria isso? Pois nos que eu encontrei pra vender, não tem. É possível colocar um que não tenha isso?

 

 

20230908_183158.jpg

20230908_183835.jpg

Sem título.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 suspeitei desse mosfet. Tem outro detalhe… se está em curto total, bem provável que no source terá um resistor de baixo valor aberto. Também recai suspeita ao ic pwm que controla esse mosfet. Provável o cm.

 

 

Sobre os resistores em pararelo, vai ser de baixo valor tipo 10r ou menos. Pelo jeito é uma malha de alimentação vindo do Chopper do stand-by. Veja em relação ao negativo do capacitor do primário se existe curto em relação aos resitores em pararelo. Acredito que terá. Resistor nunca abrirá sem motivo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

o seu GATE tem uma anilha. O que seria isso?

Parece ser um anel de ferrite (ferrite bead) e é usado para reduzir o ruído no sinal de acionamento do gate. Pelo que pesquisei não colocar o anel pode levar a alterações no tempo de chaveamento ou a danos ao MOSFET. Meus conhecimentos são limitados nessa área, talvez o amigo @ohm possa explicar melhor.

Editado: por JoeRob
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm @JoeRob Bom dia, amigos. Obrigado por responder. Com relação ao resistor ligado ao SOURCE do mosfet em curto, na verdade existe um resistor de 10K que é ligado ao SOURCE e GATE desse mosfet, e ele está bom.

 

Com relação aos dois resistores em paralelo que o amigo @ohm pediu pra eu verificar se existia curto em relação ao negativo do capacitor do primário, não há curto. Esses dois resistores não estão abertos, estão apenas dando flutuação na medição de resistência.

 

Tenho uma dúvida de como faria pra testar esse IC PWM. Gostaria de saber como testa-lo.

 

Com relação ao testes do foto-acoplador, ainda vou remove-lo e testar. Talvez eu demore mais um tempinho pra responder. Porque tenho que fazer mais uns testes e não é bom eu poluir tanto o tópico.

 

20230909_112623.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 esse acoplador é o LTV-817 fabricado pela LiteOn. Os números na parte superior, ao lado da letra L, referem-se ao ano e a semana de fabricação. No mercado existem vários equivalentes (EL817, PC817), de uma forma geral ele é conhecido apenas com foto-acoplador 817.

Editado: por JoeRob
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Screenshot_20230909-160131.thumb.png.7a5e6f5d02673779a76706d7f85155a0.png

 

 

 

Tem pra PC também e o zennits .

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Este é o osciloscópio mais simples que existe  o osciloscópio (sounde-card). Usa dois reguladores  lm7805  de 5 volts. Dois resistor de 1k e um diodo 1n4007.

 

Pra saber se existe pwm no .i.c .

Vais precisar do esquema eletrônico pra saber qual pino e a saída de pwm.

 

 

 

images(25).jpeg.4e9ac89d1c30f93b510a186129dd3e1b.jpeg

 

 

 

 

fltd7s5k393dl0v_large_4Nc1bp22WO.thumb.jpg.0b4ab9e20e0eacf31a7020c93261d034.jpgfznmllok393dl0y_large_AeGOi1ctmM.jpg.5dff292e8328588a4dae54aa367c3cc9.jpg

1 hora atrás, Oseiasgs22 disse:

@ohm @JoeRob Uma outra pergunta que esqueci e considero muito importante, amigos. Se acaso o foto-acoplador estiver ruim, posso colocar qualquer um, ou preciso colocar um exatamente igual? Existe equivalente pra ele? Único código em cima dele é  L1716.

20230909_145950.jpg

Isso (os opto-acoplador)  acha em sucatas de  fonte de PC ....sucatas tem ..eu sempre vou aos sucatão comprar sucatas . Dou 15.00 mangos ao dono do sucatão e trago muita coisa legal .

Além de vim resistores bons e capacitores.

 

Além dos da sucata (os opto-acoplador) serem originais os de fonte de PC .

I.c pwm não se testa se compra e instala um novo esse é o "teste" ....na verdade você terá que aferir o funcionamento de i.c pwm via osciloscópio se tiver um.... tem um app pra telefone o smart-scope mas tem que montar um circuitinho pra poder ligar no telefone ele usa a placa de áudio pra aferir (testar) se há pwm saindo do .i.c isso se testa direto no circuito ...mas na dúvida o "teste " é por um .ic novo .

 

No YouTube tem como testar

opto- acoplador

Editado: por iltonjunior
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...