Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Nitro 5 AN515-52 / LA-F952P / Cadê o boot mode Legacy?

Avalie este tópico:

Aderson Caldas

Posts em destaque

Boa tarde a todos.

Estou com um Notebook Acer Nitro 5 AN515-52 na minha bancada que está apresentando erro 43 vídeo dedicado Nvidia Geforce GTX1050.

Estou tentando usar o MODS (MATS) da NVidia para analisar os bancos de memória, para ver se algum está com erro e possibilitar a substituição. Ainda estou começando a usar a ferramenta MODS, então estou estudando-a ainda.

Porém, deparei-me com um problema mais "básico" do que o uso do MODS ou a substituição do chip de memória:

Eu não estou conseguindo alterar o modo de boot de UEFI para legacy, simplesmente porque não aparece essa opção na BIOS. Pelo que aprendi até agora, o MODS só roda em modo legacy (não roda em UEFI), partindo de um pen-drive com free-DOS.

O que eu já tentei (os que quiserem ajudar, por favor, tenham consciência que já tentei esses passos e não adiantou, mas desde já agradeço o interesse):

1 - Regravação de BIOS: tentei várias BIOS diferentes, tanto as existentes aqui como outras disponíveis em sites pagos. Nenhuma delas deu a opção "LEGACY" no menu do Boot Mode;

2 - Entrar com senha de administrador para habilitar menus desabilitados na BIOS;

3 - Desabilitar o "Secure Boot".

4 - Fazer outras alterações básicas da BIOS, para ver se alguma delas habilitava a opção "legacy" além de UEFI no boot mode.

Pasmem que eu cheguei a entrar na BIOS de outro notebook Acer que tenha video dedicado para ver se em outro modelo a opção UEFI aparceria e, para minha surpresa, no caso do A515-54G, também não aparece.

Alguém já passou por isso e, se sim, como resolveu?

Caso não haja solução, alguém conseguiu rodar o MODS (MATS) no modo UEFI?

Agradeço desde já qualquer ajuda.

Att

Aderson Caldas

UEFI tela.jpg

Editado: por Aderson Caldas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Aderson Caldas disse:

Boa tarde a todos.

Estou com um Notebook Acer Nitro 5 AN515-52 na minha bancada que está apresentando erro 43 vídeo dedicado Nvidia Geforce GTX1050.

Estou tentando usar o MODS (MATS) da NVidia para analisar os bancos de memória, para ver se algum está com erro e possibilitar a substituição. Ainda estou começando a usar a ferramenta MODS, então estou estudando-a ainda.

Porém, deparei-me com um problema mais "básico" do que o uso do MODS ou a substituição do chip de memória:

Eu não estou conseguindo alterar o modo de boot de UEFI para legacy, simplesmente porque não aparece essa opção na BIOS. Pelo que aprendi até agora, o MODS só roda em modo legacy (não roda em UEFI), partindo de um pen-drive com free-DOS.

O que eu já tentei (os que quiserem ajudar, por favor, tenham consciência que já tentei esses passos e não adiantou, mas desde já agradeço o interesse):

1 - Regravação de BIOS: tentei várias BIOS diferentes, tanto as existentes aqui como outras disponíveis em sites pagos. Nenhuma delas deu a opção "LEGACY" no menu do Boot Mode;

2 - Entrar com senha de administrador para habilitar menus desabilitados na BIOS;

3 - Desabilitar o "Secure Boot".

4 - Fazer outras alterações básicas da BIOS, para ver se alguma delas habilitava a opção "legacy" além de UEFI no boot mode.

Pasmem que eu cheguei a entrar na BIOS de outro notebook Acer que tenha video dedicado para ver se em outro modelo a opção UEFI aparceria e, para minha surpresa, no caso do A515-54G, também não aparece.

Alguém já passou por isso e, se sim, como resolveu?

Caso não haja solução, alguém conseguiu rodar o MODS (MATS) no modo UEFI?

Agradeço desde já qualquer ajuda.

Att

Aderson Caldas

UEFI tela.jpg

vc habilitou o f12 boot menu na guia Main?

Link para o comentário

22 minutos atrás, guim wan disse:

vc habilitou o f12 boot menu na guia Main?

Sim, foi uma das primrias coisas que fiz (está incluso no item 4, das minhas ações, de alterações da BIOS básicas).

Passei a tarde pesquisando em outros fóruns e sites e aparentemente os notes acer não tem mais a opção de BIOS mode legacy. Nem se fizer downgrade da BIOS ela aparece.

Para o meu problema inicial (uso do Nvidia MODS/MATS), também estudei e consegui uma versão que roda no ambiente UEFI (gravei a imagem usando o software Easy2Boot, criando partições NTFS e FAT32 e seguindo um tutorial gringo sobre o uso de MATS/MODS). Então já descobri quais bancos estão defeituosos para fazer a substituição das memórias (bancos A1 e B1 - foto anexa) e tenho uma placa sucata com as mesmas memórias (modelo e lote) para fazer o reballing e a substituição.

Mas quanto ao problema geral (notebook Acer não possui BIOS Mode Legacy), a dúvida continua.

E a questão é simples: se não tem opção legacy, pra que colocar o campo na BIOS como se houvesse essa opção (vc seleciona e entra num submenu onde deveria estar outras opções)?

A interrogação continua (pelo menos para mim ).

Solicito aos moderadores deixarem o tópico aberto para ver se alguém tem a solução disso.

MATS bancos de memórias defeituosos.jpg

Memória defeituosa (tipo).jpg

Link para o comentário

7 minutos atrás, Aderson Caldas disse:

Sim, foi uma das primrias coisas que fiz (está incluso no item 4, das minhas ações, de alterações da BIOS básicas).

Passei a tarde pesquisando em outros fóruns e sites e aparentemente os notes acer não tem mais a opção de BIOS mode legacy. Nem se fizer downgrade da BIOS ela aparece.

Para o meu problema inicial (uso do Nvidia MODS/MATS), também estudei e consegui uma versão que roda no ambiente UEFI (gravei a imagem usando o software Easy2Boot, criando partições NTFS e FAT32 e seguindo um tutorial gringo sobre o uso de MATS/MODS). Então já descobri quais bancos estão defeituosos para fazer a substituição das memórias (bancos A1 e B1 - foto anexa) e tenho uma placa sucata com as mesmas memórias (modelo e lote) para fazer o reballing e a substituição.

Mas quanto ao problema geral (notebook Acer não possui BIOS Mode Legacy), a dúvida continua.

E a questão é simples: se não tem opção legacy, pra que colocar o campo na BIOS como se houvesse essa opção (vc seleciona e entra num submenu onde deveria estar outras opções)?

A interrogação continua (pelo menos para mim ).

Solicito aos moderadores deixarem o tópico aberto para ver se alguém tem a solução disso.

MATS bancos de memórias defeituosos.jpg

Memória defeituosa (tipo).jpg

isso ai pode ser solda fria ou realizar a troca das memorias, se puder postar uma foto do chip com as memoria para que possa identificar elas para vc

Editado: por guim wan
  • Joinha 1
Link para o comentário

• 1 mês depois...

Bom dia. Desculpe a ausência mas andei realizando outras atividades (obra em casa) e dei uma parada nas manutenções de notebooks...

Então... a placa está parada e guardada. Até comprei memórias novas para efetuar a substituição, mas ainda não me animei a meter a mão na massa e efetuar as trocas.

Pra falar bem a verdade, estou seriamente pensando em vender a placa para alguém com mais experiência em reballing, pois pode não ser as memórias e sim o chip de vídeo que precisa de reballing ou substituição. Como não tenho máquina de reballing e me recuso a pagar para alguém fazer reballing pra mim (não me interessa pagar, prefiro me desfazer da placa), acho que vou passar a placa pra frente...

Sobre o mod Legacy da BIOS, desisti de procurar e estou agora usando esse MATS/MODS no modo UEFI.

Caso os moderadores queiram, podem fechar o tópico, pois não creio que ninguém vai apresentar alguma solução para esse problema.

Abraços!

Em 11/10/2023 às 18:52, guim wan disse:

isso ai pode ser solda fria ou realizar a troca das memorias, se puder postar uma foto do chip com as memoria para que possa identificar elas para vc

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...