Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise GA H110M-H rev 1.0 ddr4 nao liga - tensões baixas na bios em standby

Avalie este tópico:

egijr

Posts em destaque

bom dia, 

essa placa nao liga, tem todas as tensões primarias  e notei que a bios é alimentada em standby, nao tenho boardview dela para poder pesquisar melhor de onde vem as tensões, porem ao lado os resistores estão com os 3,389v fiz uma foto com as tensões, retirei a eprom e ficou na mesma, achando que poderia ser um defeito dela, se alguém puder me dar um norte para aferir melhor essa placa ou alguma instrução agradeço 

WhatsApp Image 2023-10-26 at 11.15.41.jpeg

Editado: por Rods
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@egijr Tensão nos pinos do BIOS nos enganam ok, devemos monitorar 'pulsos' ai, para termos certeza que os protocolos estão sendo enviados e recebidos corretamente. Placas de Desktop, não possuem tensões que chamamos de 'primarias' como os 3,3V e os 5V. Diferem de notebooks que geralmente recebem apenas 19Vdc e precisam sim de sua fontes internas, as Mobo de Desktop recebem essas tensões ja da fonte, ok! Eu começo dando uma aferida nos Cis, tanto de rede, quanto de audio, depois vc deve remover  a alimentação do processador e tentar ligar a placa p ver se ela liga sem essa alimentação.

Link para o comentário

Em 26/10/2023 às 17:29, Rods disse:

@egijr Tensão nos pinos do BIOS nos enganam ok, devemos monitorar 'pulsos' ai, para termos certeza que os protocolos estão sendo enviados e recebidos corretamente. Placas de Desktop, não possuem tensões que chamamos de 'primarias' como os 3,3V e os 5V. Diferem de notebooks que geralmente recebem apenas 19Vdc e precisam sim de sua fontes internas, as Mobo de Desktop recebem essas tensões ja da fonte, ok! Eu começo dando uma aferida nos Cis, tanto de rede, quanto de audio, depois vc deve remover  a alimentação do processador e tentar ligar a placa p ver se ela liga sem essa alimentação.

Expandir  

Editado: por egijr
Link para o comentário

Expandir  

Expandir  

fiz confusão ao responder, 

Editado: por egijr
Link para o comentário

Expandir  

então, eu verifiquei os Cis e nada aquecem, a pilha se estava nos 3.3v, o cristal de 32k, ja tentei ligar sem o pino do vcore e nada, como esta placa tem alimentação no bios e parte dela está normal dentro dos 3,v e a outra não isso gerou duvida, mas como aferi todos os resistores ao redor dela estavam com suas tensões nos  3.3v, nao sei onde mais procurar, quanto aos pulsos, isso nao consigo ainda por falta do osciloscópio, mas agradeço pelos esclarecimentos, só ligou se for forçada fechando no jumper no p24, troquei de processador, ja regravei uma bios que inclusive baixei daqui, nada, continuo sem entender, o único problema que existia nela era um super aquecimento no mosfet da memoria que queimava o dedo, e isso veio pela bobina e logo troquei os dois e isso ficou ok, mas nao ligou da mesma forma. se houver algo a mais que eu possa fazer que nao tenha, me deem uma dica ok, agradeço

• Joinha 1
Link para o comentário

@egijr Amigo, é assim mesmo que se aprende, fazendo as duvidas surgirem e sanando-as uma a uma com paciência e estudo. Vc fez o jumper no fio verde com ela conectada na placa  e com  a alimentação do processador? Nada esquentou ai? A questão ali do mosfet da memória estar quente e depois da troca ficar ok por apenas não ter esquentado deve ser melhor analisada. Eu removeria de novo e analisaria a linha do dreno de ambos os mosfets. E quais componentes substituiu? Tirou e colocou um igualzinho?

Link para o comentário

Em 27/10/2023 às 12:20, Rods disse:

@egijr Amigo, é assim mesmo que se aprende, fazendo as duvidas surgirem e sanando-as uma a uma com paciência e estudo. Vc fez o jumper no fio verde com ela conectada na placa  e com  a alimentação do processador? Nada esquentou ai? A questão ali do mosfet da memória estar quente e depois da troca ficar ok por apenas não ter esquentado deve ser melhor analisada. Eu removeria de novo e analisaria a linha do dreno de ambos os mosfets. E quais componentes substituiu? Tirou e colocou um igualzinho?

Expandir  

certo amigo, eu nao sei tudo, aprendo todos os dias e vou estudando sempre, então quanto a troca foi uma bobina um resistor 2r2 que estava aberto  e o mosfet igual nao, mas de mesma equivalência no vgs, vds e id , liguei ela forçada fio verde e preto, quanto a aquecimento em componentes nao ocorreu, ja para o processador nao aqueceu nada 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...