Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alguém aqui usa ultrasom para limpeza do chip ?

Avalie este tópico:

ney_e4

Posts em destaque

Estou pensando em comprar esta máquina

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
para fazer limpeza no chipset depois de remover a solda. Alguém aqui a usa ? Ela é eficiente em bga ? Pelo que ela promete parece ser indispensável para nós que trabalhamos com reballing. Eu ví umvídeo no youtube uma vez de um cara que fazia reballing e antes de colocar fluxo e esfera ele colocava o chipset e o stencil numa máquina dessa. Parece ser ótima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou ser sincero...a escova de dentes limpa melhor e mais rápido...

com a makineta de ultrasom tinha que trocar o álcool isopr. toda vez

que botasse algo pra limpar, senão virava um grude...

stencil e chip eu limpo com o pires e escova com uma merréca de alc. e meto

um ar comprimido nos furicos dele...fica show de bola...qdo usava a

makineta o stencil ficava grudando esferas nele após a secagem

hoje fica na bancada só pra inglês ver, mas logo vai pro depósito de

sucata... hehe

Link para o comentário

verdade comprei uma dessa tb ! limpar te q limpa mas demora como o ninja disse a escova vai muito mais rapido e gasta mesmo alcool pois querendo ou não em 1 semana vc gasta em torno de uns 500ml de alcool brincando com essa tranqueira e na escova no maximo 100ml !

Fica ai a dica...

a e fora que se vc limpar muito chip ou jogar o chip com muito fluxo ai blau blau em 3 a 4 chip ja era todo alcool

Link para o comentário

• 6 meses depois...

aproveitando o topico, o ultra som não danifica o chipset?  vejo que as lojas vendem um liquido especial "Max Clean"ou algo similar, qual seria o composto.

tenho feito com coladeira de depilação que esquenta e coloco o estencil lá dentro com agua, ele amolece o o fluxo, mas de qualquer forma tem que escovar depois, com alcool sai mais facil, mas esquentar o alcool ele evapora mais rapido.

mergulhar o chip para limpeza mesmo que dentro do alcool, pode dar bolha se não for bem desumidificado, ou alguem contra esta logica ?

Link para o comentário

Ultrassom me resultou bom para descobrir esfera que nao ficou 100% soldada.

Já houve varias vezes que depois de soldadas as esferas e até mesmo depois do chip bem escovado, coloquei o chip no ultrassom, deixei 7 minutos e soltaram 1 ou 2 esferas.

Particularmente uso com thinner e nao gasta tanto, porém eu nao deixo o liquido cobrir o chip totalmente.

Link para o comentário

infosquadsn,

a cuba é de metal para usar thinner ?

eu uso aquela espatula de metal, "scraper" e esferas mal soldada soltam fácil. mas como soldo na honton é difícil fica algum esfera mal soldada.

queria algo que não deixasse o chip todo esbranquissado nos pads,

vc não tem problemas em mergulhar no thinner ou alcool o chip, ele não chupa e depois pode dar problema de embolotar ?

Link para o comentário

Companheiro rbmoreira, no meu caso a cuba é de metal sim, eu tenho receio de usar utensilios de metal para esse trabalho de "raspar as bolinhas", mas usei diversos utensilios de madeira e plastico e nenhum foi tao eficiente quanto o ultrasom.

Atualmente soldo as esferas na estacao de ar já que considero um desgaste desnecessario para o aparelho usa-lo para soldar esferas nos chips. Respeito a sua opiniao e talvez até mude de ideia algum dia, mas por hoje penso assim.

Como mencionei anteriormente, nao deixo o chip completamente mergulhado no thinner, apenas as esferas ficam 100% mergulhadas, depois de uns 7 ou 8 minutos retiro o chip e coloco para secar na desumidificadora e fica com um aspecto perfeito e por sorte acho que só embolhei 1 chip no ultimo ano de trabalho e nao devido ao ultrasom.

Link para o comentário

Sim, as esferas ficam viradas para baixo e o solvente nao chega a cobrir o chip totalmente.

O meu ultrasom é igual a este.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Seriam 330 pesos argentinos. Ele faz um barulho considerável mesmo, normalmente uso ele em 50W, mas já usei em 30W algumas vezes e achou esfera mal soldada também.

Olha que eu já tenho uma boa experiencia e um indice de retorno baixo, porém as vezes alguma esfera falha. Acredito que evitei varios retornos com ele.

Link para o comentário

Acredito que nao tenha me acontecido, como mencionei anteriormente nao tenho tido problemas consideráveis com o processo de reballing.

Eletricidade estatica é bem complicado, a gente até toma cuidado, usa luva ou pulseira, mas se vamos ao caso...acho que é bem díficil ter um ambiente 100% livre de estatica, normalmente evito pensar muito nisso.

Link para o comentário

• 4 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Eu uso maquina de ultrasonidos apenas para fazer limpeza em boards com vestígios de humidade. Mas para a placa ficar bem limpa por vezes é preciso estar bastante tempo. Depois sopro com o compressor e coloco na estufa 12h. Penso que para limpar os chips não é o mais indicado, até porque têm que ser desumidificados mais tempo.

Link para o comentário

• 5 meses depois...
  • 6 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...