Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Fonte Seasonic - SS200SFD - Não liga

Featured Replies

Postado

Fonte inicialmente sem stand-by, achei um resistor que vai para o trafo do stand-by aberto, troquei e voltou o stand-by. Tinha também 3 capacitores no secundário estufados, aparentemente todos das tensões principais, troquei os três, mas a fonte continua sem ligar. Ela da uma girada na ventoinha e para, não encontrei curto algum em nenhuma parte da placa, até teve uns momentos que ela ficou ligada por uns 10s, mas desligou em seguida. No secundário tem um STPS30L40CW e dois SBL2040CT, nenhum em curto, mas as resistências dos três estão meio baixas, em torno de 100ohms, isso é normal? 

Postado

As fontes as vezes são tão feias. Vai ter que ver no pino de FB do oscilador. Ou optoacoplador pra ver se ele têm feedback. O que también ter que ver se eles tem alimentação 

Postado
  • Autor

Notei que o capacitor do primário descarrega muito rápido se o resistor de 2ohms que coloquei na qual faz surgir os 5vsb estiver conectado. Ou seja, com os 5vsb funcionando o capacitor descarrega muito rápido, sem os 5vsb descarrega devagar, isso me faz crer que existe alguma fuga no secundário (acho eu), mas já retirei os 3 diodos do secundário e o capacitor continua descarregando rápido. 

Postado

os diodos tem uma resistencia baixa de 60 ate 120 ohm, isso é normal, o que eu faria é trocar os osciladores, se ele tem um TNY ou  o top244.  isso sao comumennte utilizados para o standbye, nao é aberta issa fonte mas acho que ela deveria ter issos osciladores. 

Postado

O viper22a é muito común. Mas em meu pais, eu sou da guatemala. Bom o que você tem que ver si o pcb tem un tl341. Ele é um regulador. Quando as fontes se queman, os tl341 ficam ruim. Troque ele, se o problema permanece, mida as resistência, do lado primário é de o optoacopladlr

Postado
  • Autor

Os LM431 do secundário estão bons, são dois. O fototransistor do optoacoplador está bom também, acusa resistência infinita, enquanto que o diodo do optoacoplador também não mede curto e fuga. Eu não sei se já mencionei, mas a fonte está com um chiado e parece que quando coloca a ponteira de prova do multimetro para medir a tensão nos pinos do trafo do standby esse chiado fica mais nítido. 

• 3 semanas depois...
Postado

Ola,

@MarceloRibeiroF94 poste foto da placa. Qual código do  ic pwm do primário e o supervisor do secundário?

Não acredito que seu defeito agora seja relacionado ao stand-by. 

Em 29/12/2023 às 01:54, MarceloRibeiroF94 disse:

No secundário tem um STPS30L40CW e dois SBL2040CT, nenhum em curto, mas as resistências dos três estão meio baixas, em torno de 100ohms, isso é normal? 

sim.

Em 30/12/2023 às 21:54, MarceloRibeiroF94 disse:

com os 5vsb funcionando o capacitor descarrega muito rápido, sem os 5vsb descarrega devagar, isso me faz crer que existe alguma fuga no secundário (acho eu)

é normal e não indica fuga no secundário

Postado

Ola amigo, trabalhei bastante em cima de uma Corsair VS600 com esse mesmo circuito do PFC CM6800G, você dispõe de Osciloscopio?

Postado
Em 29/12/2023 às 01:54, MarceloRibeiroF94 disse:

Fonte inicialmente sem stand-by, achei um resistor que vai para o trafo do stand-by aberto, troquei e voltou o stand-by. Tinha também 3 capacitores no secundário estufados, aparentemente todos das tensões principais, troquei os três, mas a fonte continua sem ligar. Ela da uma girada na ventoinha e para, não encontrei curto algum em nenhuma parte da placa, até teve uns momentos que ela ficou ligada por uns 10s, mas desligou em seguida. No secundário tem um STPS30L40CW e dois SBL2040CT, nenhum em curto, mas as resistências dos três estão meio baixas, em torno de 100ohms, isso é normal? 

Essa resistência que você citou é medindo na placa? Pq se for é normal, geralmente essas fontes tem um resistor de carga na saída das tensões.

Postado

@MarceloRibeiroF94 primeira coisa seria ligar ela fonte diretamente pelo primário para ver se a proteção é pelo PFC ou secundário, use uma lâmpada em série e de start na fonte. Se ela não desarmar a lâmpada deverá acender por alguns segundos e apagar 

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.