Postado 29 de Dezembro de 2023 2 anos Fonte inicialmente sem stand-by, achei um resistor que vai para o trafo do stand-by aberto, troquei e voltou o stand-by. Tinha também 3 capacitores no secundário estufados, aparentemente todos das tensões principais, troquei os três, mas a fonte continua sem ligar. Ela da uma girada na ventoinha e para, não encontrei curto algum em nenhuma parte da placa, até teve uns momentos que ela ficou ligada por uns 10s, mas desligou em seguida. No secundário tem um STPS30L40CW e dois SBL2040CT, nenhum em curto, mas as resistências dos três estão meio baixas, em torno de 100ohms, isso é normal?
Postado 30 de Dezembro de 2023 2 anos As fontes as vezes são tão feias. Vai ter que ver no pino de FB do oscilador. Ou optoacoplador pra ver se ele têm feedback. O que también ter que ver se eles tem alimentação
Postado 31 de Dezembro de 2023 2 anos Autor Notei que o capacitor do primário descarrega muito rápido se o resistor de 2ohms que coloquei na qual faz surgir os 5vsb estiver conectado. Ou seja, com os 5vsb funcionando o capacitor descarrega muito rápido, sem os 5vsb descarrega devagar, isso me faz crer que existe alguma fuga no secundário (acho eu), mas já retirei os 3 diodos do secundário e o capacitor continua descarregando rápido.
Postado 31 de Dezembro de 2023 2 anos os diodos tem uma resistencia baixa de 60 ate 120 ohm, isso é normal, o que eu faria é trocar os osciladores, se ele tem um TNY ou o top244. isso sao comumennte utilizados para o standbye, nao é aberta issa fonte mas acho que ela deveria ter issos osciladores.
Postado 31 de Dezembro de 2023 2 anos Autor @Khriz Alex Salamá Boa noite. A fonte não tem um TNY ou TOP, mas sim um Viper22A. Nunca vi uma fonte com esse CI, é a primeira vez.
Postado 31 de Dezembro de 2023 2 anos O viper22a é muito común. Mas em meu pais, eu sou da guatemala. Bom o que você tem que ver si o pcb tem un tl341. Ele é um regulador. Quando as fontes se queman, os tl341 ficam ruim. Troque ele, se o problema permanece, mida as resistência, do lado primário é de o optoacopladlr
Postado 1 de Janeiro de 2024 2 anos Autor Os LM431 do secundário estão bons, são dois. O fototransistor do optoacoplador está bom também, acusa resistência infinita, enquanto que o diodo do optoacoplador também não mede curto e fuga. Eu não sei se já mencionei, mas a fonte está com um chiado e parece que quando coloca a ponteira de prova do multimetro para medir a tensão nos pinos do trafo do standby esse chiado fica mais nítido.
Postado 24 de Janeiro de 2024 2 anos Ola, @MarceloRibeiroF94 poste foto da placa. Qual código do ic pwm do primário e o supervisor do secundário? Não acredito que seu defeito agora seja relacionado ao stand-by. Em 29/12/2023 às 01:54, MarceloRibeiroF94 disse: No secundário tem um STPS30L40CW e dois SBL2040CT, nenhum em curto, mas as resistências dos três estão meio baixas, em torno de 100ohms, isso é normal? sim. Em 30/12/2023 às 21:54, MarceloRibeiroF94 disse: com os 5vsb funcionando o capacitor descarrega muito rápido, sem os 5vsb descarrega devagar, isso me faz crer que existe alguma fuga no secundário (acho eu) é normal e não indica fuga no secundário
Postado 27 de Janeiro de 2024 2 anos Autor @ohm o CI PWM do primário é um CM6800G e o supervisor do secundário um HY-510N.
Postado 27 de Janeiro de 2024 2 anos Olá @MarceloRibeiroF94 . Mede as tensões em todos os pinos de HY-510N (em relação ao GND) e posta aqui. PGI ? FPL_N ? PDON_N ? PGO ? VCC ? V5 ? V33
Postado 28 de Janeiro de 2024 2 anos Ola amigo, trabalhei bastante em cima de uma Corsair VS600 com esse mesmo circuito do PFC CM6800G, você dispõe de Osciloscopio?
Postado 28 de Janeiro de 2024 2 anos Em 29/12/2023 às 01:54, MarceloRibeiroF94 disse: Fonte inicialmente sem stand-by, achei um resistor que vai para o trafo do stand-by aberto, troquei e voltou o stand-by. Tinha também 3 capacitores no secundário estufados, aparentemente todos das tensões principais, troquei os três, mas a fonte continua sem ligar. Ela da uma girada na ventoinha e para, não encontrei curto algum em nenhuma parte da placa, até teve uns momentos que ela ficou ligada por uns 10s, mas desligou em seguida. No secundário tem um STPS30L40CW e dois SBL2040CT, nenhum em curto, mas as resistências dos três estão meio baixas, em torno de 100ohms, isso é normal? Essa resistência que você citou é medindo na placa? Pq se for é normal, geralmente essas fontes tem um resistor de carga na saída das tensões.
Postado 28 de Janeiro de 2024 2 anos @MarceloRibeiroF94 primeira coisa seria ligar ela fonte diretamente pelo primário para ver se a proteção é pelo PFC ou secundário, use uma lâmpada em série e de start na fonte. Se ela não desarmar a lâmpada deverá acender por alguns segundos e apagar
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.