Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dell G15 - 5520 P105F - LA-655P - não dá boot, computador liga "luzes do teclado e ventoinhas, mas não inicia.

Avalie este tópico:

Thiagosly

Posts em destaque

Pessoal boa tarde,

A cerca de 1 ano comprei o notebook Dell G15 - 5520 Modelo P105F, até alguns dias atrás o notebook funcionava perfeitamente, porém cerca de uma semana atrás eu deixei o notebook na fonte, porém desligado "hibernando", e fui trabalhar, ao voltar do trabalho tive uma surpresa, vi que o notebook não estava ligando, não dava nenhum sinal de vida, mesmo ligado ao carregador. Assisti alguns tutoriais na internet, onde deveria desconectar a bateria, apertar o botão Power e conectar novamente a bateria, assim o notebook voltaria a funcionar, fiz o procedimento e realmente, o notebook voltou a vida, porém não inicializava o boot.
Fiz mais algumas pesquisas e descobrir que era problemas com memoria ram, achei estranho de inicio pois tenho 2 pentes de memoria ddr5 de 8gb, se tivesse queimado seria meio improvável queimar os dois, porém eu fiz a compra de um novo pente, e como imaginei o problema não era os pentes, o computador ele não está reconhecendo a memória. Fui investigar um pouco mais e notei uma marca de "queimado" na tampa traseira do notebook, como se algum tivesse entrado em curto, olhei mais ou menos onde ficaria na placa, e o dispositivo em questão fica ao lado do socket de memoria ram, provavelmente causando problema ao qual a placa não reconhece a memória o que não deixa o notebook inicializar.
Tenho pouco conhecimento em eletrônica, porém a Dell cobrou R$ 2300,00 para efetuar a troca da placa mãe, e na minha cidade não tem nenhuma autorizada que consiga realizar o conserto da placa, queria saber o que vocês me recomendam fazer? Será que alguém aqui já passou por isso?  Alguma sugestão, queria tentar algo antes de gastar os R$ 2300,00, já que de toda forma toda placa mãe será trocada se eu enviar para assistência Dell.

Dúvida 1 - É possível eu fazer solo? ou é melhor deixar para lá e comprar uma nova placa?

Ps. Entrei em contato com o suporte dell pelo telefone, eles me informaram que o notebook tem um sistema de LED, no qual quando pisca 3x Branco e 2x Laranja (Amarelo), o sistema não detectou memória ram.

Anexei imagem do componente danificado, não sei se a imagem está com resolução ideal, mas acredito que dê para ver.

image.thumb.png.4fc7fe757fb084c6f0108471ec941111.pngimage.png.f864ad6529fdc1c1fad3f9977a1b81b8.png

11zon_20240122_154651 (1).jpeg

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Thiagosly alterou o título para Dell G15 - 5520 Modelo P105F - LA-655P - Notebook não da boot, computador liga "luzes do teclado e ventoinhas, mas não inicia.

@Thiagosly , O componente tem ser substituído sim, não encontrei o esquema elétrico dessa placa aqui para consulta e saber que componente é esse. De qualquer forma, como disse que não tem muita experiência, sugiro procurar uma assistência que faça esse trabalho. Acredito que apenas a substituição já resolveria o problema, não tenho certeza. Mas vale a pena tentar pelo valor agregado da placa do seu equipamento.

Link para o comentário

Componente queimado é sim sinal de curto, de início você deveria com um multímetro verificar no ponto positivo do componente se ele está com curto - dando 0ohms em relação ao terra - caso sim, faça a remoção do componente e novamente afira se ainda o ponto positivo do circuito em questão está em curto com o terra, caso o curto tenha saído com a remoção do componente carbonizado então provavelmente a troca do componente em questão resolverá o defeito. Para saber o ponto positivo do componente é necessário o esquema da placa ou boardview. 

PS: Se você não tem experiência com microsolda e eletrônica, o melhor a se fazer é procurar alguém que tenha, pois você pode piorar a situação da placa se não souber fazer dessolda e solda de componentes. Mas fica a dica, antes de pagar por uma placa nova tente o reparo, você irá economizar cerca de 70% do valor. 

Editado: por yvesmontenegro
Link para o comentário

• FLAVIOTECH alterou o título para Dell G15 - 5520 P105F - LA-655P - não dá boot, computador liga "luzes do teclado e ventoinhas, mas não inicia.

Pessoal, boa tarde!
Voltando aqui para da o feedback, realmente o problema era nesse C.I, levei em algumas assistências aqui em minha cidade, o pessoal me falando que era problema de tela dentro outros "para vocês verem o nível de conhecimento dos técnicos de certas empresas", até que um amigo me indicou um técnico que trabalhava em casa, que me ajudou com essa questão. Ele fez a troca do C.I e reconstruiu a trilha danificada, me cobrou R$ 300,00. O note está funcionando perfeitamente, economizei um absurdo, se tivesse mandado para assistência da Dell, o valor seria de quase R$2200,00. 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...