Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Usar um relé para dois sinais de polaridades diferentes

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá a todos, tenho dois relês que serão atuados por um sinal que é igual porem em alguns modelos veiculares o módulo envia um pulso negativo para ligar o rele principal e outros modelos que envia um pulso positivo ao relê principal, eu estou desenvolvendo um projeto em que o tamanho da placa é limitado, por conta disso, gostaria de saber se há alguma maneira de usar apenas um relê que fosse acionado ou pelo pulso positivo ou pelo pulso negativo. O relê só vai ser acionado uma vez no inicio do circuito. Posso explicar melhor se necessário.

Capturadetela2024-03-01095225.png.2e1538851e704c461f5c622cd349c809.png

Capturadetela2024-03-01095149.thumb.png.927e877707b1507a35d3fd937fa06f69.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi seria ou sinal positivo ou sinal negativo, desta maneira para simplificação do sistema, colocaria uma chave seletora de duas posições para polaridade da entrada do sinal, 3 pinos sendo o do meio comum,, no centro ligaria um lado do relê, nos dois pinos restantes um o positivo outro o negativo, desta forma alternando de forma oposta a entrada do sinal. Se entendi corretamente e for possível colocar uma seletora, resolve o seu problema, sem alterar a polaridade da saída do relê.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Shutdo0wn22 obrigado pela resposta, isso mesmo ou um ou outro, o uso de um switch até seria uma solução boa, mas a minha ideia era não usar nenhuma ação pelo usuário. Mas para não descartar, como ficaria o outro pino da bobina do relé, ele seria conectado ao positivo ou ao negativo? Teria que ter um circuito para fazer essa troca do outro lado também, correto?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @jone melo, agradeço pela resposta, creio que é uma aproximação bem próxima da que procuro usar, porém como o sinal comutaria, pois nos dois lados do switch ele liga, pode ser erro tambem do simulador, coloquei uma chave de 3 posições e ainda assim quando ficava flutuando ou no negativo ele ainda não desacionava.

image.thumb.png.8fca58f0156b635f66fbf5b7034c6f07.png

 

 

image.thumb.png.5a4daa9c17d6ee6ae1b3dcb61986b294.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@PWMENGUEL tudo certo, esse é o circuito que tinha no momento que abri esse tópico e pretendo alterar. Tenho dois reles sendo acionados por dois sinais que tem a mesma função final: rele principal+ e rele principal-. Achei aqui na empresa um rele que possui duas bobinas separados que pode ser uma possivel solução, porém é muito caro, então se algum circuito que invertesse como do @jone melo que vou tentar inventer os transistores pra ver se talvez daria algum efeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente algo parecido com isso, porém com resistor de pull-down no gate dos mosfet, e diodo roda livre, não coloquei aqui pq o programa do celular limita a quantidade de componentes.

O relê ficou ativo porque como falta componentes ai e usei um PWM não da tempo de cortar

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...