Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Navegação Limpa e Sem Anúncios! (Cadastre-se)

O melhor fórum técnico do mundo está de cara nova e de portas abertas! Estamos de cara nova e com ferramentas ainda mais poderosas para a sua bancada. Faça o seu cadastro de forma rápida e simples para acessar o maior e mais atualizado acervo de Esquemas Elétricos, BIOS e Firmwares da internet.

Aqui, o conhecimento vale muito: através do nosso sistema de créditos, membros participativos ganham acesso totalmente gratuito aos downloads. Venha trocar experiências com os melhores especialistas do mercado!

👉 Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo!

 

Siglas de tensões no esquema

Featured Replies

Postado
  • Administrador

Essas siglas identificam tensões no circuito, mas no contexto daquele circuito (esquema) em específico.

Quando essa siglas estão no datasheet de um componente aí é outra coisa, porquê elas estão definindo características do componente.

 

VDD -> é referente a alimentação dos circuito digitais, que basicamente utilizam MOS-Fets, então VDD= tensão de Dreno. Também pode ser chamada extra-oficialmente de Vcore. Normalmente quando dizemos “tensão do processador” estamos nos referindo à tensão VDD.

 

VDDNB -> Esta é a tensão usada pelo controlador de memória integrado no processador, pelo controlador HyperTransport do processador e pelo cache de memória L3 do processador (se disponível). Esses componentes são coletivamente chamados “NB” ou “North Bridge” ou “Ponte Norte” pela AMD. Nos processadores AMD até o soquete AM2 as tensões VDD e VDDNB são as mesmas.

 

VDDA -> seria para área com sinais digitais, como osciladores, geradores de clock, Esta é a tensão usada pelo circuito multiplicador de clock do processador, audio e outros. Também chamado PLL (Phase-Locked Loop)

 

VDDP -> tensão do controlador de vídeo, chamadas de  “VDDP Voltage”, “IGD Voltage” ou “IGP Voltage”.

 

VDDM ou VDDIO -> Esta é a tensão usada pelos sinais do barramento da memória.  Esta é a famosa configuração da “tensão da memória” que pode ser encontrada com diferentes nomes tais como “DIMM Voltage”, “DRAM Voltage”, “Memory Over-Voltage”, “VDIMM Select”, “Memory Voltage”, “DDR PHY”, etc. O valor padrão desta opção é 1,8 V para memórias DDR2 (SSTL_1.8) ou 1,5 V para memórias DDR3 (SSTL_1.5).

 

VTT-> Tensão usada para alimentar os terminadores resistivos dentro dos chips de memória. Por padrão ela é configurada como metade da tensão VDDIO.

 

VLDT-> Tensão usada pelos barramentos HyperTransport do processador. Esta tensão é referenciada como “HT Voltage”, “HT Over-Voltage”, “NB/HT Voltage” e nomes similares. O valor padrão desta opção é 1,2 V.

 

VDDS-> seria para área das memórias (SPD); sinais (LVDS).

 

O projetista pode definir essa identificações do jeito que achar melhor, dentro de uma lógica ou padronização.

  • 7 meses depois...
Postado

boas

 

tb encontrei isto na net

 

Termos usados ​​pela ATI internamente:

 

VDDC: Tensão GPU

MVDDC: Core Memória tensão lógica

MVDDQ: . Tensão de memória fornecido para os buffers de saída da memória da placa de vídeo

VTT: Tensão de Rescisão de rastreamento para cartão de memória de vídeo.

 

 

 

VCore : A tensão de alimentação do núcleo de um chip "importantes" como o seu CPU ou GPU, normalmente não é o Northbridge. Mais freqüentemente usado para indicar voltagem da CPU.

 

VDD :. A tensão de alimentação para o seu chip Northbridge ou a tensão de alimentação dos buffers de entrada e lógica do núcleo de seus chips de memória (principalmente em placas gráficas)

 

VDDQ : A tensão de alimentação para os buffers de saída de um chip de memória.

 

VTT : Tensão Rescisão de Rastreamento. Comparado a VREF para determinar Hi / Lo

 

VMem : Tensão de alimentação a um chip de memória.

 

VDDR, vdimm :. Tensão de alimentação para a memória na placa-mãe

 

VRef : Tensão de referência para as linhas de entrada de um chip que determina o nível de tensão em que o limiar entre uma lógica 1 e uma lógica 0 ocorre. . Geralmente 1/2 VDDQ.

 

VDDQ VGPU : A tensão de alimentação do processador de sua placa gráfica.

 

  • 4 semanas depois...
Postado

Legal !!! Essa era justamente a parte que tenho dúvidas na leitura de esquemas, isso vai ser de grande valia.

 

Vô "aKarma" os dois !

Postado

Tenho muitas dúvidas sobre esquema elétrico.

 

Se soubese interpreta-lo, com certesa faria os diagnósticos mais rápiodos.

 

Edson

Postado

meus parabéns pela explicação vai ser der grande valia a todos aqui no fórum.

Postado

Alguem conhece alguma apostila ou livro sobre interpretação de esquemas elétricos ? Eu pessoalmente a minha dúvida não é quanto a simbologia dos componentes e sim sobre essas nomenclaturas abreviadas tipo VALW, VGA-CORE, VIN, VMB, VSBP, BATT+, PVCC... Essas nomenclaturas é que me tortura !

Postado

Essas abreviaturas são os short names, e basta pegar o datasheet do componente em que o short name aparece que ele te dirá:  o que é, o que faz e quando faz!

 

Postado

Essas abreviaturas são os short names, e basta pegar o datasheet do componente em que o short name aparece que ele te dirá:  o que é, o que faz e quando faz!

 

Paulo, então essas nomenclaturas pertence ao componente e não uma regra do esquema ?! Então é por isso que essas nomenclaturas variam de esquemas para esquema !? Cara, se for isso que entende então é por isso que eu lia um esquema, pegava outro e já tinha nomenclaturas diferentes e começava a surtar achando que isso era um estudo sem fim !!! Me corrija se eu estiver errado !

Postado

isso, e também cada  fabricante pode definir a sua própria nomenclatura o que é um nome em uma placa pode ter outro em outra placa ou nem ser usado, varia muito de projeto pra projeto, isso é bem comum.  muitos esquemas tem tabelas com algumas referências o que já ajuda um pouco.

 

Por isso não vira esses cursinhos que tem por aí, nego decora uma placa e passa tudo sobre aquele modelo, quando vem um totalmente diferente  o cabra fica cego no tiroteio.

Postado

Essas siglas identificam tensões no circuito, mas no contexto daquele circuito (esquema) em específico.

Quando essa siglas estão no datasheet de um componente aí é outra coisa, porquê elas estão definindo características do componente.

 

VDD -> é referente a alimentação dos circuito digitais, que basicamente utilizam MOS-Fets, então VDD= tensão de Dreno. Também pode ser chamada extra-oficialmente de Vcore. Normalmente quando dizemos “tensão do processador” estamos nos referindo à tensão VDD.

 

VDDNB -> Esta é a tensão usada pelo controlador de memória integrado no processador, pelo controlador HyperTransport do processador e pelo cache de memória L3 do processador (se disponível). Esses componentes são coletivamente chamados “NB” ou “North Bridge” ou “Ponte Norte” pela AMD. Nos processadores AMD até o soquete AM2 as tensões VDD e VDDNB são as mesmas.

 

VDDA -> seria para área com sinais digitais, como osciladores, geradores de clock, Esta é a tensão usada pelo circuito multiplicador de clock do processador, audio e outros. Também chamado PLL (Phase-Locked Loop)

 

VDDP -> tensão do controlador de vídeo, chamadas de  “VDDP Voltage”, “IGD Voltage” ou “IGP Voltage”.

 

VDDM ou VDDIO -> Esta é a tensão usada pelos sinais do barramento da memória.  Esta é a famosa configuração da “tensão da memória” que pode ser encontrada com diferentes nomes tais como “DIMM Voltage”, “DRAM Voltage”, “Memory Over-Voltage”, “VDIMM Select”, “Memory Voltage”, “DDR PHY”, etc. O valor padrão desta opção é 1,8 V para memórias DDR2 (SSTL_1.8) ou 1,5 V para memórias DDR3 (SSTL_1.5).

 

VTT-> Tensão usada para alimentar os terminadores resistivos dentro dos chips de memória. Por padrão ela é configurada como metade da tensão VDDIO.

 

VLDT-> Tensão usada pelos barramentos HyperTransport do processador. Esta tensão é referenciada como “HT Voltage”, “HT Over-Voltage”, “NB/HT Voltage” e nomes similares. O valor padrão desta opção é 1,2 V.

 

VDDS-> seria para área das memórias (SPD); sinais (LVDS).

 

O projetista pode definir essa identificações do jeito que achar melhor, dentro de uma lógica ou padronização.

 

Rapaz !!!!!

 

Agora essas nomenclaturas para tensão que o DSystem citou, essas são regras nos esquemas ?!

  • 3 semanas depois...
Postado

Boa Tarde!

 

Estou ainda engatinhando em reparar notebook e tenho uma dúvida que é sobre o significado dessas abreviaturas:https://eletronicabr.com/Smileys/blue/rolleyes.gif

 

  VCCP -

  VCCPP -

  VS -

PACIN -

VP -

VSP -

 

obrigado!

9_9

Postado

cronnie,

 

Vccp - tensão de alimentação do processador - geralmente uma faixa de valores aceitáveis;

VS - Só vi como tensão do secundário do transformador - em fontes;

VP - Só vi como tensão do primário do transformador - em fontes;

 

 

Postado

Infelizmente, isso não é padrão, tem esquemas com nomenclaturas diferentes, depende do fabricante.

Postado

Alguem conhece alguma apostila ou livro sobre interpretação de esquemas elétricos ? Eu pessoalmente a minha dúvida não é quanto a simbologia dos componentes e sim sobre essas nomenclaturas abreviadas tipo VALW, VGA-CORE, VIN, VMB, VSBP, BATT+, PVCC... Essas nomenclaturas é que me tortura !

 

Olá DobloClick !

A VALW -> Significa  Volt always, ou seja sempre haverá tensão nesse ponto.

 

Espero ter ajudado!

Postado

Lembro de quando tava começando a ler esquema elétrico...

 

Quando vi pela 1º vez na vida VIN...

 

Quase que fico louco procurando e tentando saber o que diabos era!

  • 1 mês depois...
Postado

Amigos estou com algumas duvidas,estou ficando meio zonzo com algumas nomeclaturas,

VDD-Tensao de entrada

VS-Tensao Suspender so ira aparecer depois que startar a maquina

VID-No PWN do processador se refere as tensoes de intender qual processador esta la,entao temos VID1 A 6,tal tensao esta la,entao ele vai intender e um Dual -Core.E uma tensao para intender que o processador foi conectado.No PWN da fonte do processador.

30 MIL-Isso aqui e bem interresante pois vemos em varias linhas do esquema eletrico,acho que e o quanto esta linha pode aguentar.Se estiver errado me corrijam

 

 

  • 2 meses depois...
Postado

obrigado por compartilhar amigo, eu já estou imprimindo sua dica em pdf, estou pesquisando muito sobre interpretação de esquemas eletricos, estou pensando em fazer algumas aulas online, só não qual seria a indicada... pois vi o básico sobre análise que esquemas eletricos em um video de 1 hora , gostei muito... se alguém puder indicar cursos do tipo eu agradeço: análise de esquemas eletronicos, interpretação de esquemas... etc,,

Postado

Amigo, por regra do fórum não fazemos indicações de cursos pagos.

 

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Postado

A questão é: por onde começar o estudo de esquemas elétricos? Ao procurar o material na internet achei muito vago ou desvirtuado. Alguém sabe de algum livro, ou pelo menos um início? Sei que não existe receita pronta, mais uma linha de início já seria ótimo.

Postado

Uma coisa que ainda não compreendi em esquemas é quando ele tem, por exemplo, 44 páginas, mas o diagrama em blocos vai até a 34. Ou ao contrário, o no giagrama em blocos consta até 44 páginas e a esquema tem 30, por exemplo.

Quem puder esclarecer vai ser de grande auxílio.

Postado

Ajuda muito saber essas siglas. Algumas mudam de esquema para esquema. Mais muito válida a informação.

  • 5 meses depois...
  • 1 ano depois...
Postado

sei que esse tópico é antigo, mas como a Administração não gosta de tópicos duplicados, tenho dúvidas a respeito da sigla AC_IN!!

 

Alguns dizem que essa sigla sempre tem 19v e também pode ser encontrada na placa como: DC_IN

 

outros dizem que essa sigla significa um sinal que é mandado para o Super I/O com 3,3v(alguns dizem com 4v) que a fonte está conectada!!!

 

se alguém puder esclarecer minhas dúvidas agradeceria muito!!

 

valendo joinha!!

 

Um vídeo falando sobre o DC_IN e AC_IN a partir do minuto 09:15

 

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.