Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Programador SVOD4 x RT809H x T48 (Substituto TL866) Qual deles é o melhor CxB?

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa Tarde.

Chegou a hora de aposentar o TL866A, pois já estou enfrentando dificuldades com os novos chips, e também a necessidade de gravação de NAND, que ele não suporta.

Para gravação de Super I/O possuo o Vertyanov, que me serve perfeitamente, gravando diretamente na Placa Mãe pelo Flat do Teclado!

Meu uso é para Placas Mães de PC's, Notebooks e TV's. 

Então fica a questão:

Há necessidade de um SVOD4 de valor mais elevado?

Sendo que o RT809H e o T48 serve para maioria dos chips de PC's/Notebooks, e ambos também gravam NAND;

Sendo que eles tem algum adicionais que na prática também não sei se tem alguma utilidade. por exemplo:

SVOD4 lê código POST em notebook's, que sim tem sua utilidade, mas será que compensa a diferença de valor?

SVOD4 também lê informações de bateria, mas isso qualquer software de monitoramente também faz;

O RT809H pode ser conectado via VGA a placas lógicas de TV's, que sinceramente não sei o uso disso, ignorância minha mesmo;

Gostaria de opiniões de quem usa! Sobre o Software, Atualizações, sobre compatibilidade etc, para me ajudar na decisão.

Obrigado à todos!

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho pesquisado bastante e também estou com esta dúvida, Sendo que entre o T48 e o RT809F ambos na mesma faixa de preço no aliexpress.

Uma coisa que notei é que muitos técnicos relatam que as vezes a RT809 faz a gravação mas poe na placa mae e não funciona, existe um video no youtube onde um tecnico compara a TL866 II Pro com a RT809F e acontece exatamente isso, gravando na RT809F a placa nem liga, mas gravando na TL866 II Pro funciona.

Por esse relato no youtube e também aqui no forum penso seriamente a dar preferencia ao T48 que é do mesmo fabricante, pois uso já o TL866CS a muitos anos e atendeu bem até hoje.

Aguardo opinião de outros técnicos...

• Joinha 1
Link para o comentário

Se vc tem o Vertyanov e esta te atendendo bem eu compraria o rt809h pra mim e um dos melhores. Eu tenho o svod 4 e o rt809h e so uso svod pra super io.

Mais so vale a pena se comprar o svod diretamente no site do fabricante ak o lugar mais barato cobra 4x o valor q e vendido la, foi a forma q comprei a parte ruim e q demora uns 4 meses pra chegar

• Joinha 1
Link para o comentário

Só usei o svod pra gravar KBCs e pra testar um ou dois teclados, a maior vantagem do svod está no adaptador pra gravação de kbcs fora da placa, mas você paga por ele e não é barato.

Eles estão tentando extrair o máximo do hardware do svod, ele comunica com baterias embora ainda não faça reset, testa teclados, com os acessórios adequados (que não acompanham o produto) testa flats de tela.
Não vou dizer que tenha sido sem dificuldades, mas gravei a linha ITE 8987e no final das contas, algo que com o rt809h, não consegui mais depois de alguns poucos que gravei quando comprei, cheguei a cogitar que na realidade o rt809h não grava a linha ITE e que por coincidência do destino os que supostamente deram certo as gravações, teriam dentro de si exato o mesmo arquivo que tentei gravar, e aí foi tipo um falso positivo de gravação.
Continuo usando o rt809H pra todo o resto e deixei o svod4 só pros kbcs (foi pra isso que comprei), não sou portanto um usuário experiente do svod4 pra poder dar detalhes precisos do uso, desde que comprei usei muito pouco, mas posso dizer que gravar a linha ENE com o SVOD4 é um sacrifício, muito mais difícil que no rt809h ou até mesmo no ch341a, e que a interface do programa é contraintuitiva e embora seja utilizável é bem ruim.  
Posso ter sido o infeliz que comprou um com defeito, mas o fato é, que no canal de suporte no telegram não levaram esta cogitação que fiz a sério, me pediram pra confeccionar alguns adaptadores de teste e o fiz, fiz os testes que solicitaram, e basicamente, como todos os pinos deram contato quando deveriam e não apresentaram falsos contatos quando não deveriam, disseram que estava ok.
Relatei a um dos representantes oficiais do time de suporte do SVOD no telegram todas as diferenças que haviam entre o hardware e o software do ch341A que gravava sem problema o ENE kb9052 enquanto o svod4 deixava a placa sem ligar após tentativa de gravação, relatei também as diferenças na forma como cada gravador lidava com os kbcs, não deram bola e continuaram a me tratar como fosse mais um imbecil trocador de peças, por fim gravei o kb9052 com o ch341a e deixei o svod4 de lado neste caso, isso após tentar adicionar o kb9052 no rt809h e perceber que esta função apenas está disponível para chips de BIOS.
Por tudo isso, até então, minha conclusão é que, não existe um produto perfeito, não existe um com suporte melhor que o outro pois mesmo quando há um time de suporte eles cagam e andam pra quem acham que não tem relevância, e que talvez seja hora de dedicar tempo e dinheiro para construir eu mesmo um gravador, o problema é que o dinheiro necessário não está disponível. uheauhaehueauheauhUHEAUHea ;D 
Talvez o Vertyanov?
Eu, compraria o rt809h novamente pelo custo benefício, tendo em mente que não há suporte mas que pra quase tudo que promete, cumpre.
Eu, não sei se compraria o svod4 novamente pois promete gravar tanto na placa quanto fora da placa sem problemas e na prática não entrega este resultado. 

• Joinha 2
Link para o comentário

Uma pergunta q sempre fiz e pq os gravadores de super i/o sao tao limitados, lembro q quando começou a aparecer esses gravadores de kbc eu imaginava q depois de um tempo iriao ficar mais acessivel e mais empresas dariam suporte pra isso e infelizmente nao foi isso q aconteceu e um produto caro e nao e facil de se trabalhar e vi a um tempo q tem uma nova versao q chama Vertyanov Successor base 2 vc ja viram essa versao

• Legal 1
Link para o comentário

Pois é, teoricamente já se sabe quais são os pinos de comunicação, reset, e alimentação;

Vários softwares tem o algoritmo pra se conectar com os I/O's, e dali em diante não deveria ter mistério, mas como comentado ainda não é algo 100%.

Não, não tinha escutado desse novo Vertyanov. Interessante que no próprio site do Vertyanov (ioprogrammer.com) não há essa versão disponível, será que seja uma versão não oficial?!

Uma coisa que reparei hoje (24/04/24) que não vale mais a pena comprar o Vertyanov para mim;

190$ só o vertyanov, 1000 Reais praticamente ou até mais

420$ o vertyanov mais adaptadores, mais de 2000 reais...

Muito caro, se hoje eu precisa-se de gravador de Super I/O, eu iria de SVOD4, RT809H etc, pois não compensa mais o valor, claro que pode ser que ele seja melhor do que os outros programadores, mas pra um Técnico comum que nem eu, que realizo uma vez e outra uma gravação, não compensaria o Vertyanov pelo preço...

Enfim, deixarei esse tópico aberto, caso algum usuário queira adicionar mais informações para enriquecer mais ainda este post.

Na minha opinião descartarei o SVOD4, e decidirei entre o T48, T56 (Irmão mais velho do T48) e o RT809H.

Acredito que qualquer um desses irá me servir para meu uso!

Muito obrigado a todos!

Link para o comentário

• 3 meses depois...

@Inforprint  eu só consegui gravar este ene kb9052 corretamente com o CH341A e o flashrom.
No rt809H só quando o china adicionar. ( só da pra adicionar chips manualmente da série 25).
No svod4 supostamente gravou mas gravou com erro a placa não dava sinal de vida depois de gravar usando exatamente o mesmo arquivo no ch341a com o flashrom eu botei a placa pra funcionar.

• Joinha 1
Link para o comentário

2 horas atrás, Jack O'Neo disse:

@Inforprint  eu só consegui gravar este ene kb9052 corretamente com o CH341A e o flashrom.
No rt809H só quando o china adicionar. ( só da pra adicionar chips manualmente da série 25).
No svod4 supostamente gravou mas gravou com erro a placa não dava sinal de vida depois de gravar usando exatamente o mesmo arquivo no ch341a com o flashrom eu botei a placa pra funcionar.

A pinagem é a mesma do 9012(90xx), será que posso usar o adaptador da RT809H nele?

Link para o comentário

Em 20/08/2024 às 13:27, Jack O'Neo disse:

Acho que dá sim... Nunca tentei eu criei um adaptador simples com protoboard barra de pinos e cabo ide de 80 vias pra usar com o ch341A.

Neo, boa tarde! Apesar de ter o RT809H, como te disse, comprei e ja está em mãos o CH341A, so não sei como inserir o Chip ENE KB9052Q, o qual preciso gravar. Te pergunto: Existe alguma compilação deste ja com KB9052Q incluso na lista...Tô apanhando aqui!!🫣

Bem, editei para informar que o chip esta sendo lido com a mesma configuração do KB902x, não sei se ira funcionar. O erro inicial (IC not responding), teve relação com a posição do adapdator no gravador, mudei para o final deste e tudo resolvido, começou a ler.

Postarei resultados finais.

KB9052Q.jpg

Editado: por Inforprint
Inserir dados
Link para o comentário

Acho que não fiz upload do último flashrom que compilei e que grava o kb9052 mas tenho aqui em algum lugar, vou encontrar e já deixo aqui o link.

Ao clicar em download selecione o arquivo flashromkb9052, o último da lista.

O comando pra usar para a leitura é: flashrom -p ch341a_spi -c "KB9052 (EDI)" -r bkpkb90xx.bin -V

Gravação: flashrom -p ch341a_spi -c "KB9052 (EDI)" -w novoconteudo.bin -V

Editado: por Jack O'Neo
  • Joinha 1
Link para o comentário

5 horas atrás, Jack O'Neo disse:

Acho que não fiz upload do último flashrom que compilei e que grava o kb9052 mas tenho aqui em algum lugar, vou encontrar e já deixo aqui o link.

Ao clicar em download selecione o arquivo flashromkb9052, o último da lista.

O comando pra usar para a leitura é: flashrom -p ch341a_spi -c "KB9052 (EDI)" -r bkpkb90xx.bin -V

Gravação: flashrom -p ch341a_spi -c "KB9052 (EDI)" -w novoconteudo.bin -V

Neo, obrigado pelo retorno, farei o download.

Fiz a gravação utilizando o adaptador KB90xx da RT809H, como não havia o chip KB9052 na lista selecionei KB90xx disponível, ele apagou e gravou o chip sem nenhum problema. Após, fiz a comparação com HEX e ficaram iguais (Matriz e leitura). Mas tenho uma dúvida com relação a porta LPC_FRAME#, a qual na gravação sem o adaptador(via Keyboard) aterramos para conseguir iníciar a gravação com CH341A(Assim verifiquei em um vídeo disponível sobre, me corrija se eu estiver errado). Minha dúvida é: Com a mudança da  interface LP FRAME para ESPI, o KB9022 pino 4 =LPC_FRAME#, KB9052 pino 4=ESPI_CS#, teriam ambas as mesmas funções?

Link para o comentário

Só pra esclarecer, utilizaste o adaptador padrão da ENE que vem com o RT809H, no CH341A + Neoprogrammer, selecionando KB90xx na lista de chips, é isso? Ficou meio confusa a explicação.

Sinceramente, o que sei sobre os chips da ENE é que todos até o momento utilizam exatamente o mesmo protocolo e mesma pinagem para a gravação e leitura, fora dessa configuração que habilita/desabilita leitura/gravação com KSo3/pino 4 aterrado, as funções de alguns pinos podem variar inclusive de acordo com o que programas no chip até onde sei, pois, algumas I/O tem possibilidades de serem arranjadas para uma ou outra função já em tempo de execução, aí o que manda é o que o engenheiro projetou para a determinada placa.

Caso queiras te aprofundar sobre as diferenças entre o protocolo eSPI e LPC há documentação da Intel disponível online, confesso que nunca o fiz pois até então não me foi necessário adquirir tal conhecimento:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

• 3 meses depois...
2 horas atrás, megaflare disse:

@ajbrasil @ajbrasil Lendo teu post, qual vc decidiu pegar afinal?

Bom dia.

Peguei o T56!

Até agora nos chips NAND, só precisei fazer leitura, gravação ainda não fiz.

Mas funciona bem

Um chip NAND deu erro na leitura, pediu para reduzir a velocidade ou aumentar a tensão, reduzi a velocidade e leu normalmente

De resto ele funciona muito bem, de forma automática, sem precisar fazer nenhum ajuste.

Muito mais rápido que o TL866

Se houver mal contato em algum pino, ele identifica qual e lhe mostra qual pino ele não conseguiu detectar.

Reconhece todos os chips que coloquei até agora, só clicar em Auto e ele já identifica, nada de procurar manualmente.

Estou satisfeito até o momento!

Editado: por ajbrasil
Add mais informações
  • Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...