Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo Thinkpad E14 Gen2 / MB GE4B0/GE5B0 NM-D011 / não liga

Avalie este tópico:

VitoC

Posts em destaque

Bom dia amigos, estou com esse notebook, segundo o relato do dono, ele parou de carregar a bateria e continuou funcionando até a bateria acabar.

Foi comprado um novo carregador pelo cliente e também nao resolveu.

Avaliei e notei que o notebook ao conectar na fonte de bancada tenho consumo de 040ma, não tenho 3v nem 5v em nenhuma bobina, tenho 20v chegando na entrada LB4709 e LB4708, com a bateria conectada a placa não tenho nenhum led de carregamento, praticamente a placa está morta.

Editado: por VitoC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/05/2024 às 13:51, universoimpressoras2017 disse:

Boa tarde!
primeiramente pelo relato do cliente de funcionar com a carga da bateria ate acabar, baixa o esquema da placa e verifica pelo relato tem algum problema no ci de chager

Esqueci de colocar, o ci charger não está recebendo alimentação de 20v.

Link para o comentário

15 minutos atrás, VitoC disse:

Coloquei na imagem algumas voltagens que encontrei.

QB85 QB86.png

AON7466 pela sua tensão não esta correto, recomendaria primeiro passo seria retirar ele e com ele fora, no multimetro em escala de continuidade com uma ponta no terra e a outra verificar pino o lado do mosfet que esta sem tensão e verificar se vai apresenta continuidade e resistencia, se apresentar você tem algum curto nesse linha, ai seria ideal com fonte assimetrica injetar pequena tensão e verificar o que esquenta, se não apresentar continuidade seria ideal substituir esse mosfet e apos verificar se a tensão restabelece.

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 10/05/2024 às 16:02, VitoC disse:

Esqueci de colocar, o ci charger não está recendo alimentação de 20v.

Não entendi qual é o charge que vc esta analisando?
------------------------------------------------

O Ci de Charge dessa placa é o (BQ25710RSNR).....
------------------------------------------------------

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 10/05/2024 às 09:44, VitoC disse:

parou de carregar a bateria e continuou funcionando até a bateria acabar.

A placa permaneceu em funcionamento, pelo fato da tensão do carregador VINT20_IN não chegar ao circuito do carregamento da bateria como foi apontado por você no post #5. Isso já informa que Ci charge, PU2, se encontra operante. O interessante é, mesmo o Ci UB7 apresentando curto (aquecendo), a maquina permaneceu ligada até a bateria se esgotar. Eu acredito que isso deve-se ao mosfet PQ4, que no seu estado de corte, se comporta como uma chave aberta, impedindo a passagem da tensão (corrente) da bateria para o circuito com defeito (proteção), separando o circuito defeituoso dos demais. 

O Ci controlador SN2001024YGBR, que também pode ser encontrado com essa descrição (TPS65994AD), UB7 no esquema, tem como uma de suas características, controlar portas USB type-C. Esse integrado, disponibiliza proteção integrada, podendo ser ele em curto e consumindo corrente, ou possa ser outro dispositivo em curto em sua saída fazendo o mesmo afeito. Antes de fazer a troca desse integrado, eu verificaria se em suas saídas LDO, teria alguma anomalia para só depois colocar outro Ci no lugar. Tem que fazer uso dos jumpers como isolantes de malhas (circuitos), pra que dessa forma, o circuito defeituoso possa ser encurralado, e por descuido, acabe provocando outros problemas.

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 10/05/2024 às 16:48, VitoC disse:

UB7 SN2001024YGBR_DSBGA50 aquecendo, mesmo após remover F6101

Ele esquenta porque recebe 19V TBTA_VBUS20 nas esferas PB_VBUS. O Ci UB7 chaveia esses dois mosfet na entrada através dos pinos TBTA_GATE para que o restante da placa tenha VINT20_IN renomeado. Essa tensão VINT20_IN também chega ou Ci UB7 pelo esfera A3 VSYS, então deve ser por isso que de toda forma que vc injeta tensão, PAD 1 ou 2 ele aquece. 

Esse circuito opera independente do circuito do PU2. Acredito que por isso a placa funciona e vai funcionar em mode DC (bateria). Veja se as sidas LDO de baixa potencia apresenta curto. 

É o que eu entendi sobre esse circuito!;)

Captura de tela 2024-05-12 180109.png

Link para o comentário

Em 12/05/2024 às 13:44, master7 disse:

@VitoC qual a resistência da PL3? Se estiver com baixa resistência, levante-a e veja se o UB7 pára de esquentar.

Resistência de 28 Ohm pad 1, após levantar PL3 UB7 continua aquecendo ainda.

Link para o comentário

Em 12/05/2024 às 16:53, LEONTEC disse:

A placa permaneceu em funcionamento, pelo fato da tensão do carregador VINT20_IN não chegar ao circuito do carregamento da bateria como foi apontado por você no post #5. Isso já informa que Ci charge, PU2, se encontra operante. O interessante é, mesmo o Ci UB7 apresentando curto (aquecendo), a maquina permaneceu ligada até a bateria se esgotar. Eu acredito que isso deve-se ao mosfet PQ4, que no seu estado de corte, se comporta como uma chave aberta, impedindo a passagem da tensão (corrente) da bateria para o circuito com defeito (proteção), separando o circuito defeituoso dos demais. 

O Ci controlador SN2001024YGBR, que também pode ser encontrado com essa descrição (TPS65994AD), UB7 no esquema, tem como uma de suas características, controlar portas USB type-C. Esse integrado, disponibiliza proteção integrada, podendo ser ele em curto e consumindo corrente, ou possa ser outro dispositivo em curto em sua saída fazendo o mesmo afeito. Antes de fazer a troca desse integrado, eu verificaria se em suas saídas LDO, teria alguma anomalia para só depois colocar outro Ci no lugar. Tem que fazer uso dos jumpers como isolantes de malhas (circuitos), pra que dessa forma, o circuito defeituoso possa ser encurralado, e por descuido, acabe provocando outros problemas.

Análise excelente, irei verificar esses pontos em busco de algo mais.

Link para o comentário

Em 10/05/2024 às 09:44, VitoC disse:

segundo o relato do dono, ele parou de carregar a bateria e continuou funcionando até a bateria acabar

Analisei de forma detalhada o esquema dessa placa.

com o UB7 defeituoso seria impossível a placa funcionar até "acabar a bateria".
Foi exatamente por isso que perguntei sob ci de charge.  

Link para o comentário

43 minutos atrás, Ponto da Manutenção disse:

Analisei de forma detalhada o esquema dessa placa.

com o UB7 defeituoso seria impossível a placa funcionar até "acabar a bateria".
Foi exatamente por isso que perguntei sob ci de charge.  

Talvez o cliente mentiu, dei carga na bateria e o mesmo não ligou com energia da bateria.

Link para o comentário

@VitoC, mas você chegou a colocar outro integrado no lugar para confirma se é era o original o culpado?

Ele tem proteção e pode e deve deixar os mosfet QB5+QB6 em corte impedindo a passagem da tensão VINT20_IN chegar ao PU2. E com isso, o PU2 ficaria impossibilitado de funcionar. Sem alimentação, ele não vai carregar a bateria. Você poderia a nível de teste, levantar novamente a PL3, injetar tensão no lado 2 pra ver como vai ficar as tensões depois do PQ3. Claro, verificar se vai ter alguma consumo indicando curto.

Essa tensão VINT20_IN alimenta o Ci charge PU2 via malha VINT20 = VBUS ao passar pelo resistor PR18, e por fim, chegar ao pino 1. Ao injetar tensão no lado 2 da PL3, você pode conferir se o PQ3 vai deixar a tensão chegar na PL4 pra que a placa tenha V9B+ em nível alto alimentando os circuitos de alta. Mas caso o PU2 detecte algo de errado nessa linha VINT20_IN, através do resistor PR18, ele não vai saturar o mosfet PQ3 e vai barrar VBUS. 

Esse circuito do carregamento da bateria é um circuito atípica dos muitos que analisamos aqui. Ele tem um mosfet e outro depois do charge próximo do mosfet que chamado de "comutador". PQ4 e PQ5 estão com seus diodos internos em lados opostos digamos assim, PQ4 impedindo a tensão da bateria chegar na PL4 e PQ5 impedindo a tensão do carregador de entrar em conflito com a tensão da bateria.

Se o seu cliente mentiu, aí eu não sei. E se teria ou não possibilidade da placa funcionar com o UB7 em curto, aí eu vou esperar alguma anlise aparecer aqui para que nós passamos levantar possibilidades. Eu levantei a minha. Alguns celulares tem um Ci de proteção OVP ligado na linha VBUS que entra em proteção quando encontra sobre carga. Mesmo ele entrando em curto, o celular ainda continua ligando normalmente pela bateria até a mesma se esgotar, só que o equipamento não vai ligar por não carregar a bateria de forma algum.

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...