Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida AOC L32W831 - Dúvida com valores de CI

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Saudações a todos. Pessoal sou iniciante na eletrônica e estou com uma tv apresentando o seguinte problema:

Ao ligar ela dá um chiado, ruído nos alto falantes e após alguns minutos o chiado pára e a tv funciona normal.

Caso ela fique desligada por mais de 5 minutos, ao ligar apresenta esse mesmo problema.

 

Daí eu abri a tv e encontrei uns capacitores estufados na fonte, substituí porém o problema continua o mesmo.

Daí parti para a placa principal e ao testar os transístores, percebi que 2 deles (G 1084-33) estavam com os valores da tensão alterados.

Onde era para dar como saída 3,3v está com 3,76 rm um e 3,91 em outro.

Minha dúvida é se devo ou não trocar os 2 transistores e devo testar outros componente ao redor deles?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Amigo, bom dia. Me salva se você puder kkkk. Após a troca dos componentes em questão, a tv ligou normal sem o chiado, daí eu desliguei e religuei várias vezes. No outro dia cedo, minha esposa ligou e segundo ela não deu som e após alguns minuto a tv apagou e não ligou mais. O led vermelho só pisca quanto tento ligar. Ao fazer uns testes percebi que a placa principal está em curto e vários capacitores apontam isso, mas não consegui encontrar qual deles está em curto. Você tem uma ideia de o que poderia ter acontecido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde.

1 hora atrás, Canal Dicas Online disse:

que a placa principal está em curto e vários capacitores apontam isso, mas não consegui encontrar qual deles está em curto.

Qual valor da resistência? Fale o código de uma para localizar no esquema. Talvez não seja os capacitores em curto, muitas coisas ficam nessa malha pelo jeito. 
 

os reguladores  que trocou são do mesmo código/valor ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Bom dia amigo. Agora entendi sua pergunta. Vamos lá... O curto esto está com 187 ohms. Eu liguei a placa na fonte de bancada e somente a trilha de 5V está em curto. Fui faze um teste da placa diretamente na tv e um dos reguladores que eu já tinha trocado esfumaçou, mas aí desliguei rapidamente o cabo de energia. Esse regulador que esfumaçou é o U602. Daí eu retirei ele novamente e voltei a placa para o teste na fonte de bancada.

Sem o regulador que aqueceu, usei 5v com uma corrente de 1,5A e nada, não encontrei nenhum outro componente aquecendo na placa. Ou seja, continua com vários capacitores em curto com o gnd.

consegue me dar um auxilio, uma dica do que posso tentar?

Desde já agradeço a todos também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @Canal Dicas Online 

 

12 horas atrás, Canal Dicas Online disse:

O curto esto está com 187 ohms.

Esse valor não é um curto. Saída do regulador com gnd? Veja que a tensão é baixa, (3,3v) que dá próximo de 17mA.  


 

12 horas atrás, Canal Dicas Online disse:

Esse regulador que esfumaçou é o U602.

Será que esse regulador não está ruim ? 
 

12 horas atrás, Canal Dicas Online disse:

Daí eu retirei ele novamente e voltei a placa para o teste na fonte de bancada.

Já que tem fonte de bancada, fica mais fácil. Remova o u602 e injete 3,3v (pino 2) limitando a corrente em 1A. Veja o comportamento da tensão de 3,3v. Assim saberemos se está tudo ok nessa malha ou alguma coisa está consumindo muito. 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Acabei de fazer o teste. A tensão se manteve em 3.3v e a corrente teve um consumo de 300ma.

OBS: Aqui o desenho da minha placa não mostra pino 2 e sim pino 1, gnd e pino 3 que é o da direita do ci.

Quando injeto 3.3v no pino 2 do U602 o ci U701 recebe a alimentação de 3.3v normalmente.

Editado: por Canal Dicas Online
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pino 2 é a saída de tensão estabilizada do ic.  (pino do meio)

Foi nesse que colocou a fonte de bancada? @Canal Dicas Online 
Se sim, o defeito continua sendo o ic.

 

 

para ilustração:

IMG_8517.thumb.jpeg.288bbcf416d74ed7a3acbf8bfb2b3272.jpeg

 

=>

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...