Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Apc / Back-Ups 1500va [Rv-02b id: 36715] - Não carrega bateria e abrindo fusível

Featured Replies

Postado

Olá, companheiros, sou novo nesse mundo da eletrônica e estou precisando de ajuda para o reparo do nobreak citado.

O nobreak chegou com 3 mosfets(IRF8010) do circuito inversor em curto(Q19, Q20 e Q28). Troquei os 3 resistores que ligam-se ao gate(R38, R39 e R113), refiz a trilha deles e as que os mosfets tinham quebrados. Por segurança tirei todos os mosfets e coloquei apenas dois, que estavam bons, um em cada canal(Coloquei no Q28 e no Q29). Apena para fazer o teste. 

Ao tentar fazer o teste com a bateria, verifiquei que não tinha a tensão da bateria na placa, pelo pino de referencia 8, e vi que o fusível F7(o que fica bem na linha da bateria) estava aberto. Segui a trilha e encontrei o mosfet Q14(IRF540Z) em curto total, e o resistor R107(470R) estava queimado e preto. Fiz a troca dos dois componentes e também do fusível(Acredito que o resistor e o mosfet façam parte do circuito de carregador da bateria). 

Fiz o teste apenas com a bateria e reconheceu a bateria e estava saindo entre 90 a 85v na saída AC, dando quedas para 30v. 

Depois coloquei o nobreak na tomada e ao ligar apareceu o LED do terra, da bateria e da lâmpada, só que começou a dar estalos nos reles e por segurança removi da rede. Tentei fazer novamente o teste apenas com a bateria e novamente o fusivel F7 estava aberto.

Os mosfets no inverter não entraram em curto e nem o mosfet Q14. Apenas o fusível abriu.

Resumindo: 

-Na bateria funciona normal, com as quedas de tensões que mencionei

-Em rede não carrega a bateria, faz barulho nos reles e o fusivel abre.

Imagem:

-1= fusivel f7

-2= Mosfet Q14

-3= Resistor R107

imagem.jpg

Captura de tela 2024-05-30 130523.png

Editado: por Everton Filipe

• 2 semanas depois...
Postado

Tenho me deparado com este defeito neste modelo, sendo causado pela máscara de solda da placa se tornando condutiva (talvez pelo fato de aqui ser litoral).

O que tem resolvido aqui é raspar a mascara na região dos relés (onde está havendo a condução do lado ac para o lado dc via máscara) e aplicar nova máscara uv.

Uma forma de testar antes de executar, é lavar bem a placa com isopropílico, secar com pistola de ar quente e testar com a placa ainda morna. se o defeito some com a placa morna e retorna com a placa fria, tem grandes chances de ser o que mencionei.

Editado: por paivafrota

Postado

Acabei de fazer reparo deste aparelho e encontrei também o Mosfet Q14 e o Resistor R126 de 33R torrado. Pra testar conectei meu computador no aparelho, aparentemente está funcionando. Desconectei o cabo da rede e após conectei, não houve alteração.  

Postado

@Everton Filipe Então Everton, o meu pra ser sincero não teste ainda nada. Apenas desmontei. Só tenho um multímetro e um ferro de solda.
Não tenho muita experiência. Então estou tentando reparar pois faz muito tempo que ele está parado. Ficava estralando o rele toda hora e desde então desliguei ele e abandonei.
Levei em um técnico e ele disse que o reparo ficaria uns 600 reais na época coisa de 2 anos atrás.

Até hoje n sei o que de fato aconteceu. Agora fico preocupado em comprar uma bateria conectar e dar ruim.

Postado
21 minutos atrás, euge11 disse:

@Everton Filipe Então Everton, o meu pra ser sincero não teste ainda nada. Apenas desmontei. Só tenho um multímetro e um ferro de solda.
Não tenho muita experiência. Então estou tentando reparar pois faz muito tempo que ele está parado. Ficava estralando o rele toda hora e desde então desliguei ele e abandonei.
Levei em um técnico e ele disse que o reparo ficaria uns 600 reais na época coisa de 2 anos atrás.

Até hoje n sei o que de fato aconteceu. Agora fico preocupado em comprar uma bateria conectar e dar ruim.

Verifique as baterias, eu acredito, o fato de ficar muito tempo em desuso, elas se foram. As baterias elas devem estar sempre em atividade, descarregou e bastante tempo inativo, elas detonam-se com facilidade. 

Postado
  • Autor

@paivafrota Fiz a troca do LM324 e ao invés de trocar apenas os 3 mosfets do inversor, troquei os 6 e está tudo funcionando. Carregador, modo rede e modo inversor okay. 

O único problema agora está quando faço a variação da tensão de entrada abaixo de 200v, o nobreak sai do modo rede e entra no modo inversor. 

Verifiquei os dois relés de estabilização, e também os BC337 que estão com eles, e está tudo bom... Verifiquei também o circuito de amostragem de tensão e também está bom. Não sei o que pode ser.

Postado
  • Autor

@Vicere Realmente o q14 no meu também estava em curto. Fiz a troca tanto dele quanto do q11, que faz parte do mesmo circuito, porque o carregador não estava funcionando. Já os dois resistores que mencionou vou verificar também pra ver se estão abertos.

Postado
  • Autor

@euge11Uma vez esbarrei na bateria e desconectei o cabo positivo, desse mesmo nobreak, e os relés ficaram atracando sem parar, quando coloquei o cabo voltou tudo ao normal. Não sei se tem mais coisas ruins no seu nobreak, mas pode ser só a bateria.  

Coloca um resistor de 1R 5w em serie com a bateria, no conector negativo por exemplo, e liga o nobreak sem ligar na tomada. Se o circuito inversor estiver em curto, vai abrir o resistor. Fiz isso para testar os 6 mosfets que coloquei. 

Fazer o teste com as bateria novas ou uma fonte assimétrica, no caso. 

Editado: por Everton Filipe

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.