Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Adaptação de bateria 3.7V em trena eletrônica que usa pilhas AAA

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá pessoal, tudo bem?

Estou fazendo uma adaptação, em uma trena Bosch GLM40, onde a mesma utiliza 2 pilhas AAA de 1.5v em série para gerar 3v para alimentar a mesma. A questão é que uso essa trena muitas vezes no meu serviço, então as pilhas se gastam muito rapidamente, e pilhas não são baratas para se comprar toda hora. Tentei utilizar pilhas recarregáveis, inclusive de marca boa (Toshiba), mas mesmo assim a duração é muito curta. Por isso, estou fazendo uma adaptação, usando uma bateria 3.7v Li-Po dessas retangulares, onde vou usar ela para alimentar a trena, e instalarei uma placa de carregamento/ BMS USB - C. Porém, a saída dessa placa é de 4.2v quando a bateria está 100% carregada, e eu preciso de 3v na saída, gostaria de saber como posso estabilizar essa saída em 3v quando a bateria tiver carga para isso, pra mim se torna mais útil ter que carregar a trena no USB do que ter que trocar pilhas o tempo todo. O que poderia ser usado para manter a saída da placa bms/ carregador em 3v e que seja algo relativamente compacto, já que a bateria e a placa já vão ocupar espaço na trena, é bem reduzido, vou precisar desbastar a carcaça e fazer a furação para o USB da mesma. Agradeço a ajuda de quem puder!

20240617_095552.jpg

20240617_095549.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o consumo for baixo da pra usar um regulador linear de 3.3V.
Pilhas novas normalmente vem com tensão inicial de 1.65V portanto 3.3V estaria de acordo com o padrão.
Se o consumo for alto é preferível utilizar uma daquelas plaquinhas de stepdown, teria que ver qual delas atenderia a demanda neste caso.

Pra saber o consumo do circuito e dimensionar a bateria adequada bem como qual placa stepdown utilizar, seria necessário colocar o multímetro na escala de amperes, colocar a ponta vermelha no terminal adequado, e interromper o fio que vai do suporte de pilha para a placa e substituir este fio pelos terminais do multímetro e então ligar o aparelho.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas 3.3v acho que é meio demais e pode afetar a precisão da medição da trena. Preciso de algo que estabilize em 3.0v e vá se adaptando conforme a bateria gasta, claro que quanto menor a carga, menor a tensão. Sobre consumo, não sei dizer o quanto a trena consome, mas creio que seja bem pouco 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quão maior for a tensão de trabalho menor será o consumo.
Tens certeza que queres desperdiçar bateria?
Se sim e o consumo for irrisório utilize um lm317 ou compatível, se não ou se o consumo não for irrisório, utilize uma placa stepdown.

Não há qualquer chance de afetar o funcionamento do aparelho, mas deves saber mais de eletrônica do que eu.
Boa sorte.
 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Measuring an AA Battery

Now that we know what we are looking for, let’s finally measure some batteries!

To measure a battery, set your Multimeter to Volts. First try with a new non-rechargeable battery. These is the type you find in every supermarket. They are often Alkaline or Zinc-carbon batteries. It should be written on the battery, that it is not rechargeable.

Put the black probe on the flat part of the battery (marked with “-”) and the red probe on the one with the “+”. The multimeter should show you a value between 1.7 and 1.5 Volts. If you hold the probes the “wrong” way round, nothing bad will happen, the multimeter will just show a negative voltage.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@batistag446 , o que você quer dizer com estável?. 3.0V batidos? Acho que não vai conseguir. Tente aferir a corrente de consumo da carga, ou seja, da trena. Vai ver que terá pequenas variações pra mais e pra menos. O que mais importa é esse consumo para que tenha um perfeito funcionamento. Você pode usar um zener como regulador de tensão, nesse seu caso acredito que deve servir. Com essa informação de corrente de consumo da carga a tensão a ser regulada que no caso é 3.0V e a tensão da bateria que é 4.2V, conseguimos dimensionar o resistor o que vai atuar no divisor com o zener.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo. fiz projeto parecido para o controle de Xbox 360 aqui de casa

 

usei uma caixa de carregamento de fone bluetooth JBL (trabalho na autorizada e joga muito fora as caixinhas) (para carregar a bateria com conector tipo C)

 

Dai a bateria é 3,7V no nominal, mas quando carregada fica 4,2V e descarregada no máximo fica uns 3,6V. Usei um regulador de caixa JBL que a perda dele é bem baixa, 0,2V!! ele pega os 3.6~4,2V e regula para 3,3V e não vareia nada, é próprio para isso.

 

Outra coisa, circuitos de duas pilhas AA podem sim trabalhar com 3,3V sem problemas, na verdade eles internamente ja tem circuitos de buck booster para aumentar a tenção das pilhas para mais 

 

afb83606-f3a0-4bc6-9e94-ee499a7cfd8a.thumb.jpg.f76080a57e67124deae90612afdd6ef1.jpge58b2b01-da7b-452d-a90c-ec2689141c9d.thumb.jpg.126f43ea877a7bc4afd9e89377935cc7.jpgimage.thumb.png.98379d831a1389978b0ec40ffe39060a.png

 

 

ddb0e66b-cf80-4c94-83cf-51a60c032b4c.thumb.jpg.2b4fd244bf43b9828bc774ac2332be3c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem que ser especifico de low Current (baixa corrente, ou LDO ) tem em varias placas , os reguladores de 3,3V tipo 1117-3.3 ou 7833 e etc. nao funciona para baterias pois o limiar de queda de tensão é muito alta nesses reguladores (1,5V) que daria então a bateria de 3,7 - 1,5= 2,2V no final, n sendo suficiente para ligar seu circuito, se não achar pode colocar 2 diodos 1N4148 em serie da bateria para o positivo do circuito, cada diodo tem uma queda de tensão de 0,6V e como serão 2 fica 1,2.

(Bateria carregada 4,2V - 1,2V dos diodos = 3,0V)

(Bateria nominal 3,7- 1,2= 2,5V que é aceitável pela descarga das pilhas que podem ser ate 1,2V cada que daria 2,4V)

 

Falo isso que esse controle o meu primeiro projeto foi com 2 diodos 1n4148 que ficou muito bom, mas quando a bateria descarregava depois dos 3,6V que ainda é utilizáveis a tensão caia e meu controle desligava, ai mudei pro outro que mostrei antes, com circuito de LDO low current que independente que chegue 4,2 a 3,5V da bateria sempre sai 3,3V assim tendo duração maior para as jogatinas ^^ 

 

no seu caso isso já deve bastar, a trena não deve consumir igual um controle de xbox360 então a duração da carga será boa 

 

image.png.591174c90b137f94268794b07abfa4a2.png

 

Editado: por silvio gouveia
duplicou a foto em anexo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...