Postado 27 de Junho de 2024 1 ano Preciso saber o valor de um Resistor com as cores Marrom - Preto - Prata - Marrom - Preto Não consegui encontrar nenhuma referencia para o prata no meio (ver foto abaixo) Agradeço se alguém souber como ler essas cores já que nem por que lado inicio a leitura da para saber. Editado: 27 de Junho de 2024 1 ano por Goldman
Postado 27 de Junho de 2024 1 ano Marrom = 1 Preto = 0 Prata = 0.01 Marrom = 1% Preto = Coef temperatura 250ppm/k Logo o valor do Resistor de Fio é 10×0.01 = 0.100 Ohms => 0R100 ou R100 ou 0.1R ou 100miliOhms, a potência 5Watts (dependendo do fabricante) e com 1% de tolerância. Flw... Editado: 27 de Junho de 2024 1 ano por nagkiller
Postado 27 de Junho de 2024 1 ano Autor @nagkiller Grato pela resposta! Tabelas similares a essas que você postou eu encontrei, mas: O resistor é de 5 faixas. (ver foto na postagem inicial) Nas tabelas a terceira faixa vai de 0 à 9 e a terceira faixa no resistor é prata!!!
Postado 27 de Junho de 2024 1 ano Eu tenho certeza que eu não errei. Mas se você acha que está errado, então vamos esperar por outras opiniões. Nem todos os fabricantes seguem essa tabela. Flw...
Postado 27 de Junho de 2024 1 ano Autor Não estou questionando seu conhecimento e sim fiz um observação baseada nas tabelas. Pelas tabelas não da para considerar a terceira faixa como sendo prata e ou fator de multiplicação.
Postado 27 de Junho de 2024 1 ano A segunda tabela faz mais sentido. Além disso, ouro e prata não é válido como faixa comum (digito significativo) apenas multiplicador e/ou tolerância. Esse componente provavelmente está neste circuito apenas como fusistor. Flw... Editado: 27 de Junho de 2024 1 ano por nagkiller
Postado 28 de Junho de 2024 1 ano @Goldman O @nagkiller está certo na interpretação, o significado das cores é como mencionado, a única diferença que pode ter, é que dependendo do fabricante, a última faixa pode ter um significado direferente, nesse caso por se tratar de um resistor de potência, a última faixa indica se o resistor é do tipo indutivo ou não indutivo, abaixo uma imagem da tabela fornecida no datasheet de um fabricante que utiliza esse código.
Postado 29 de Junho de 2024 1 ano Autor @adrianopluz. Muito obrigado por postar a tabela correta para o resistor citado, passei horas no Google procurando e só encontrei as tabelas usuais em que a terceira faixa é um valor significativo e por principio não posso aceitar olhar uma tabela e modificar o significado de uma faixa para encontrar um valor. Precisava ter certeza do valor exato (inclusive a tolerância) do resistor pela posição critica que ocupa no circuito de um carregador de baterias chumbo acida, pois a corrente de carga provoca uma ddp no citado resistor indicando, pela amostragem, ao circuito de controle o valor da corrente que circula pelo resistor fazendo assim com que a corrente não passe do limite (no caso 2A - 14,4 Volts no bípolo de carga) e o carregador entre em flutuação (13,4 ~13,8 volts) quando a corrente é inferior a 400mA. Percebi no print que gentilmente você postou que o anel (neste caso preto) que indica que a leitura deve iniciar pelo lado oposto não esta com separação maior que no caso do resistor real existe essa separação exatamente para fazer a essa indicação. (a tabela ficaria melhor representada no print abaixo) Editado: 29 de Junho de 2024 1 ano por Goldman
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.