Postado 21 de Agosto de 2014 11 anos Olá, pessoal!!! Qual é a temperatura que vcs usam para retirar componentes com a estação? E com o ferro de solda? Eu penso em 200 com o ferro e 300 com ar... Gostaria de saber qual é a temperatura ideal... Desde já agradeço!!!!
Postado 21 de Agosto de 2014 11 anos levando em consideração o ponto de fusão do estanho 273°C recomendo valores entre 273°C a 290°C para a estação de ar. já no ferro de solda uso o meu sempre em 350º pois consigo direcionar aonde será feito o trabalho .. e não deixo muito tempo sobre o componente .. assim evita de estragar alguma trilha .. mas o bom é sempre a pratica .. conforme a gente vai fazendo esses valores podem ser alterados .. claro que não excessivamente .. espero ter ajudado .. abraços ..
Postado 21 de Agosto de 2014 11 anos Acho que essas temperaturas do ponto de fusão do estanho estão um pouco elevadas, o ponto de fusão da solda com chumbo (lead) é por volta de 183º e sem chumbo (lead free) é por volta dos 223º. Costumamos usar temperaturas por volta de 300º por que essa temperatura é medida dentro do ferro e da estação de ar mas a temperatura que chega efetivamente na ponta do ferro ou no componente que será removido com ar quente é bem menor. Indico você ir testando a temperatura até achar a ideal para remover o componente visto que cada ferro de solda ou estação de ar possuem variações até mesmo em modelos iguais, você vai perceber que temperatura muito baixa não vai derreter a solda e temperatura muito alta vai escurecer a ponta do ferro de solda. Lembre-se que é necessário um tempo para a ferramenta alcançar a temperatura de trabalho. Tomando como exemplo, aqui meu ferro marca entre 300 e 325 para componentes menores e 325 e 350 para componentes maiores, já a estação de ar DNS850 não tem uma graduação em graus mas uma escala entre 1 e 10 e costumo usar 2 para solda lead e 3 para lead free.
Postado 15 de Setembro de 2015 10 anos Estava procurando sobre este assunto e gostei da resposta dos dois, me ajudou muito e estou tendo ótimos resultados utilizando uma estação de solda yaxun 87D ++, utilizei 300º para o ferro de solda, e 350 para a estação de ar. Saida de ar ajustada no 5. Tudo ok.
Postado 17 de Setembro de 2015 10 anos Tb tenho um 878D++....Tb gostei da resposta dos dois colegas....trabalho com a placa inclinada a 45graus e apoiada num toco de madeira....um leve toque e o SMD cai......evita o uso da pinça...
Postado 17 de Setembro de 2015 10 anos Esqueci um detalhe....o clima de SP é horrível.....em dias mais quentes 350 graus OK...em dias frios costumo puxar para 380 graus....mesmo o ferro de solda sofre nos dias frios....para a troca de capacitores em dias frios uso ferro de 50W....tks
Postado 21 de Setembro de 2015 10 anos Também sou de SP, esqueceu de dizer que o clima é coisa de louco hahahha, na quinta feira tava quase usando 3 edredom na assistência, e na sexta quase torrei de calor )
Postado 21 de Setembro de 2015 10 anos Essa dica dos 45º achei interessante, vou ver se faço aqui também.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.