Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Temperatura para Estação de Ar Quente

Featured Replies

Postado

Olá, pessoal!!!

Qual é a temperatura que vcs usam para retirar componentes com a estação? E com o ferro de solda?

Eu penso em 200 com o ferro e 300 com ar...

Gostaria de saber qual é a temperatura ideal...

Desde já agradeço!!!!

Postado

levando em consideração o ponto de fusão do estanho 273°C recomendo valores entre  273°C a 290°C para a estação de ar.

já no ferro de solda uso o meu sempre em 350º pois consigo direcionar aonde será feito o trabalho .. e não deixo muito tempo sobre o componente .. assim evita de estragar alguma trilha ..

mas o bom é sempre a pratica .. conforme a gente vai fazendo esses valores podem ser alterados ..  claro que não excessivamente ..

espero ter ajudado ..

abraços ..

Postado

Acho que essas temperaturas do ponto de fusão do estanho estão um pouco elevadas, o ponto de fusão da solda com chumbo (lead) é por volta de 183º e sem chumbo (lead free) é por volta dos 223º.

Costumamos usar temperaturas por volta de 300º por que essa temperatura é medida dentro do ferro e da estação de ar mas a temperatura que chega efetivamente na ponta do ferro ou no componente que será removido com ar quente é bem menor.

Indico você ir testando a temperatura até achar a ideal para remover o componente visto que cada ferro de solda ou estação de ar possuem variações até mesmo em modelos iguais, você vai perceber que temperatura muito baixa não vai derreter a solda e temperatura muito alta vai escurecer a ponta do ferro de solda. Lembre-se que é necessário um tempo para a ferramenta alcançar a temperatura de trabalho.

Tomando como exemplo, aqui meu ferro marca entre 300 e 325 para componentes menores e 325 e 350 para componentes maiores, já a estação de ar DNS850 não tem uma graduação em graus mas uma escala entre 1 e 10 e costumo usar 2 para solda lead e 3 para lead free.

• 1 ano depois...
Postado

Estava procurando sobre este assunto e gostei da resposta dos dois, me ajudou muito e estou tendo ótimos resultados utilizando uma estação de solda yaxun  87D ++, utilizei 300º para o ferro de solda, e 350 para a estação de ar. Saida de ar ajustada no 5. Tudo ok.

Postado

Tb tenho um 878D++....Tb gostei da resposta dos dois colegas....trabalho com a placa inclinada a 45graus e apoiada num toco de madeira....um leve toque e o SMD cai......evita o uso da pinça...

Postado

Esqueci um detalhe....o clima de SP é horrível.....em dias mais quentes 350 graus OK...em dias frios costumo puxar para 380 graus....mesmo o ferro de solda sofre nos dias frios....para a troca de capacitores em dias frios uso ferro de 50W....tks

Postado

@drfutrik, topico antigo antiguissimo!

Postado

Também sou de SP, esqueceu de dizer que o clima é coisa de louco hahahha, na quinta feira tava quase usando 3 edredom na assistência, e na sexta quase torrei de calor  :)):)) :))

Postado

Essa dica dos 45º achei interessante, vou ver se faço aqui também.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.