Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Projeto funciona na protoboard e apresenta falhas na PCB caseira

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Prezados amigos, sou entusiasta em eletrônica, e estou com uma dúvida e gostaria de ajuda... Elaborei um projeto simples, com ATTiny85 para alertar a baixa voltagem de bateria 12v. Pois bem, o projeto funciona perfeitamente na PROTOBOARD, quando efetuo os testes com baterias e na fonte de bancada.

PROBLEMA: quando montei a minha PCB (elaborada no EasyEDA) o projeto apresenta problemas na FONTE DE BANCADA e funciona normalmente nas baterias. 

Projeto: utilizei um ATTiny85, buzzer 3.3v, alguns resistores como divisor de tensão para 1v1, um regulador tensão saída 3v3 (L78I33) e um led. DEFEITO apresentado: buzzer fica muito baixo, como se a corrente ou a tensão não fosse suficiente. 

O projeto não consome mais que 30ma (na ativação do buzzer). Gira em torno de 0,010ma (10ua).

Agradeço qualquer ajuda e peço desculpas caso não seja esse o tópico correto para minha dúvida.

image.png.a4e7a3be1cea86c65f1b9f13eff2b0e1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas considerações que eu faço particularmente:

Hardware:

1. Geralmente eu adiciono capacitor de 100nF na entrada do regulador. Adiciono também capacitor de 100nF na saída do regulador e um capacitor de 100uF também na saída. Fazer o que o datasheet do regulador recomenda na questão minima de capacitores.
  2. Adiciono também o capacitor de desacoplamento próximo do pino de VCC.
  3. Adiciono também o resistor de pullup do pino de reset, mesmo que eu trate depois no software ou não, como uma garantia.
  4. Protejo também a entrada de inversão de polaridade, além disso, garanto também que o pino ADC não ultrapasse o limite de tensão de entrada, adcionando um zener.
  5. Quanto a saída do buzzer eu faço diferente também, não uso o pino diretamente, uso um transistor npn para chaveamento.

Software:

1. Na questão de software, quando habilitado o cão de guarda, sempre alimentá-lo para que ele não reinicie a aplicação.
  2. Além das configurações dos fusiveis.
  3. Nos casos acima é usando o AVR Studio! Para aplicação escrita com o Arduino, também faço algumas alterações acessando diretamente os registradores

Montagem:

1. Na questão de montagem, sem o mcu, eu verifico a questão de curtos e fugas, solda fria, curtos de solda, etc...

Acredito que talvez os itens 1, 2 e 3 do hardware te ajude.

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 2
Link para o comentário

Meu caro, nagkiller... Muitíssimo obrigado por toda atenção para minha questão. Perfeito. Que aprendizado incrível! Ontem já havia colocado um capacitor 100nf na entrada e de cara deu certo na bancada e no teste final. Vou agora adicionar suas dicas para melhorar ainda mais. Agradeço imensamente todo o tempo que desprendeu me orientando. Deus lhe abençoe. 

• Joinha 2
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...