Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Asus Rog Strix Z370-h Gaming / Led CPU intermitente

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá, boa noite. Venho através desse post pedir a ajuda dos amigos para tentar solucionar o problema da minha placa mãe que está com o led de cpu aceso sem ir para as próximas etapas.

 

Já verifiquei todos os componentes! CPU, RAM, FONTE... esses componentes funcionam normalmente pq tenho uma H310M-HG4 que utilizava com essa config

 

CPU: I3 8100

RAM: 16GB (2x8gb) T FORCE DDR4 2400MHZ

FONTE: KCAS 500W 80 PLUS GOLD

 

Desde já agradeço.

20240907_124849.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dedeuzao Primeiramente explique o histórico da placa, se tiver. Ela estava funcionando na sua mão antes? Ou vc já pegou ela assim? Ela passou por algum processo de desmontagem, atualização de bios, foi encostada a mão nela sem usar luvas?
 

Remova a pilha da placa, para limpar eventuais configurações, e veja se o sintoma fica igual sem pilha. Se ficar, continue as etapas.

 

Depois: Com um multímetro, escala 2v / 2000mv DC, a ponta preta vai aterrada no GND da placa mãe que pode ser a carcaça externa de um USB, a ponta vermelha vc vai medir todas as bobinas (indicadas de verde na imagem) mais próximas do processador, tanto faz a perna da bobina, as pernas ficam no verso, são fáceis de diferenciar porque são pinos grossos.

 

Verifique também se no socket do processador existem pinos tortos, se possível envie uma foto nítida do socket.

 

Se vc tiver um speaker (bipe): Remova as memórias da placa, e todas as outras conexões como Sata, NVME, USB, áudio, rede, placa de vídeo, etc. Vai ficar só fonte, placa, processador e speaker. Ligue fazendo um contato no Power SW (não use o botão do gabinete, só pra teste), e veja se escuta algum bipe, anote quantos longos e curtos forem.


E de agora em diante, só manuseie a placa usando luvas.

 

O boardview desta placa é basicamente o mesmo dessa: ASUS TUF Z370-PRO GAMING

WhatsApp Image 2024-09-12 at 11.15.40.jpeg

Editado: por Oraculorafa
adicionar boardview
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oraculorafa Comprei a placa na OLX, o vendedor alegou que estava tudo funcionando.

 

Montei a placa no gabinete, instalei os componentes para funcionar e logo em seguida apertei o botão power mas o led cpu estava sempre aceso!

 

Eu mesmo fiz a desmontagem, com bastante cuidado claro kk, apenas para limpeza com álcool isopropilico e uma escova das serdas extra finas, bem macias, pois a placa estava empoeirada. Logo após a limpeza verifiquei minuciosamente se havia algum componente faltando e estava tudo ok.

 

Sobre a bios eu retirei o CI (WINBOND 25Q128JVSQ) realizei um backup e algumas tentativas de instalação de versões da bios, disponibilizada pelo proprio fabricante, utilizando o software NEOPROGRAMMER juntamente com o Ch341a ! Mas todas as tentativas sem resultado (mas as programações ocorreram tudo certo)

 

Sobre as luvas... não foi utilizado.

 

Sobre a pilha o sintoma continua.

 

Sobre as bobinas postarei uma foto com as medições!

 

Sobre o socket, não existem pinos tortos!

 

Sobre o speaker não acusou nenhum bip, não consigo te afirmar se o speaker está com problema pois não entendi muito bem a ligação na placa mãe, os pinos informam no manual (+5v, Ground, Ground, speaker)

Não entendi muito bem o que seria esse último (speaker) pois as pernas do bip são (+, vazio, vazio, -)

20240914_133450.jpg

Screenshot_20240914-133654_Samsung Notes.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dedeuzao  Se foi pelo OLX Pay, e vc ainda estiver em tempo de devolver, recomendo que devolva. Se foi negociação particular, provavelmente o vendedor sabia do problema.

 

Que bom que vc tem o conhecimento e as ferramentas para gravar Bios. Uma pergunta banal só pra tirar a dúvida, ao baixar do site o arquivo vem no formato CAP, vc converteu para ROM ou BIN antes de gravar né?

 

E vc tentou gravar a versão de Bios mais antiga, a primeira?

 

Ao soldar na placa, verificou que todas as 8 pernas da Bios estavam dando continuidade, e que nenhum micro componente ao redor da Bios possa ter saído do lugar?

 

As voltagens das bobinas do processador estão certas.

 

Sobre o speaker, o fio vermelho dele é onde indica 5V.

 

Caso não consiga mais devolver, pode continuar medindo voltagens seguindo o boardview que eu upei:

Em standby:

- Bios 3.3v na perna 8

- USB (depende da posição do jumper, 5v, em algumas placas somente após ligar)

- Chipset (ver boardview, medir em componentes ao redor, algumas vai ser somente após ligar, +1.0V_A, +3V_P, +3VSB, +VCCPGPPD)

- SuperIO (ver boardview, medir em componentes ao redor, algumas vai ser somente após ligar, +3V_P, +3VSB_ATX, +VCCIO, +VCCSA, +VCCST, +VDDQ_SIO_IN)

- LAN WGI219V QFN-48 INTEL: +L1_I219_+3VSB (deve ter 3v)

 

Após ligar:

- áudio ALC887 REALTEK: +5VA

 

Editado: por Oraculorafa
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oraculorafa Infelizmente passou do prazo de devolução 🫠

 

Inicialmente em formato .rar, extraido o arquivo fica em .cap, o próprio NEOPROGRAMMER realiza a conversão, não sei te falar se a conversão é 100% pois tenho pouco tempo usando esse software (se puder me informar sobre essa dúvida agradeço)

 

Sobre as medições ok, tentarei entender e medir kkk

 

Saberia me informar qual a melhor versão de bios para essa cpu? I3 8100

Editado: por Dedeuzao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oraculorafa Segue as medições:

 

BIOS = 3,3V

 

USB = 5,3V

 

CHIPSET

+1.0V_A = 1,004v

+3V_P = 3,388v

+3VSB = 3,385v

+VCCPGPPD = 3,380v

 

SUPER IO

+3V_P = 3,388v

+3VSB_ATX = 3,383v

+VCCIO = 962mv

+VCCST = 1,055v

+VCCSA = 1,017v

+VDDQ_SIO_IN = 611,8mv

 

LAN WGI219V QFN-48 INTEL

+L1_I219_+3VSB = 3,383v

 

Não consegui medir o áudio ALC887 REALTEK pois ele tem uma capa metálica protegendo, mas se for realmente muito importante eu dessoldo ela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/09/2024 às 14:14, Dedeuzao disse:

@Oraculorafa o próprio NEOPROGRAMMER realiza a conversão, não sei te falar se a conversão é 100% pois tenho pouco tempo usando esse software (se puder me informar sobre essa dúvida agradeço)

Por hábito, aqui fazemos a conversão usando o UefiTool 0.28 e tem dado certo. Abrir o arquivo CAP, e no menu do programa, ir na opção "Action > Capsule > Extract body"

 

Em 14/09/2024 às 18:47, Dedeuzao disse:

@Oraculorafa Segue as medições:

+VDDQ_SIO_IN = 611,8mv

 

Não consegui medir o áudio ALC887 REALTEK

Essa VDDQ é a voltagem que passa pela bobina principal da memória, está passando por um divisor resistivo e está sendo reduzida. Se na bobina da memória estiver 1,2v está certa. Atenção que também tem uma bobina de 5v ao lado da memória. Todas as outras estão certas.
O ALC887 é "parte do protocolo" pra ver se as voltagens certas estão se espalhando por toda a placa, mas provavelmente ele não está relacionado com o defeito.

 

1 hora atrás, Dedeuzao disse:

@Rods @Oraculorafa Verifiquei que no pino 6 da bios não tem nenhuma tensão, esta correto isso? Pq no caso é pino de Clock, deveria estar recebendo sinais do CHIPSET correto?

 

Estou falando isso pq através do boardview esse pino tem comunicação direta com o CHIPSET

Às vezes o clock é uma voltagem que oscila muito rápido, poderia ser medido apenas com osciloscópio. Por enquanto não dá pra ter certeza. Apenas verifique se o F1R12 está no lugar ao lado da Bios, ou se a trilha faz a ligação direta de um lado a outro.

 

@Dedeuzao Aqui nós usamos o CH341A para gravar praticamente todas as Bios, talvez alguma exceção 32 MBytes tenha usado o XP866+ (não é o TL, é uma cópia chinesa). Geralmente o CH341A tem uma variação de voltagem dependendo de qual software vc usa e de qual tarefa está fazendo. Com o passar dos anos eu comecei a desconfiar dos 2 gravadores que temos, originalmente a voltagem enviada ao chip era entre 3,8v e 4,2v (medindo entre pernas 4 e 8), eu comprava chips do Ali e muitos davam erro. Pra tirar a dúvida o que eu fiz: coloquei um resistor SMD escrito "32X" (21 ohm) ou escrito "220" (22 ohm) entre pernas 1 e 2 do CI 1117 (regulador 3.3v do próprio gravador de bios), ele esquenta, mas aparenta ter estabilizado saída 3,3v e gravações de bios no geral estão dando certo, inclusive os mesmos chips que eu tinha comprado do Ali e davam erro com a voltagem original. Provavelmente tem jeitos melhores de fazer isso, mas assim já resolveu aqui.

 

Adicionalmente, o MX25L12873F consegue substituir sim, frequentemente tiramos Winbond e colocamos Macronix sem problema, se a voltagem for a mesma, neste caso é. Mas alguns detalhes que é bom estar atento:

- O melhor software que usamos aqui foi o NeoProgrammer, versão 2.2.0.10 (upgrade 30122023), que adiciona mais modelos de chip na base de dados.

- Se o seu CH341A estiver também enviando voltagem alta em torno de 3,8v durante a operação, e se vc tiver placas de sucata com resistor de 20 ohm ou perto disso, faça o teste.

- Ao invés de usar o "Automático", tente fazer os processos separadamente: apagar > verificar em branco > Gravar > Verificar.

- Depois de gravado, também pode abrir o SiberiaProg v1.45, abrir o mesmo arquivo gravado, e rodar apenas o "Verificar". Pra alterar o idioma dele é o último menu da direita, dentro dele é o primeiro sub-menu.

 

Se não conseguir encontrar algum desses softwares que mencionei, avise e faço o upload.

Editado: por Oraculorafa
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oraculorafa

 

1 hora atrás, Oraculorafa disse:

Por hábito, aqui fazemos a conversão usando o UefiTool 0.28 e tem dado certo. Abrir o arquivo CAP, e no menu do programa, ir na opção "Action > Capsule > Extract body"

Certo, fiz o download do software e segui todos os passos, consegui ter o arquivo .rom, mas ainda não fiz testes com essa bios!
 

 

1 hora atrás, Oraculorafa disse:

Essa VDDQ é a voltagem que passa pela bobina principal da memória, está passando por um divisor resistivo e está sendo reduzida. Se na bobina da memória estiver 1,2v está certa. Atenção que também tem uma bobina de 5v ao lado da memória. Todas as outras estão certas.

Ok, qual seria essa bobina de 1,2v?
 

 

1 hora atrás, Oraculorafa disse:

Às vezes o clock é uma voltagem que oscila muito rápido, poderia ser medido apenas com osciloscópio. Por enquanto não dá pra ter certeza. Apenas verifique se o F1R12 está no lugar ao lado da Bios, ou se a trilha faz a ligação direta de um lado a outro.

Pretendo comprar um osciloscópio, tenho um em mente Fnirsi Dso153, dá para o gasto?
 

 

1 hora atrás, Oraculorafa disse:

voltagem enviada ao chip era entre 3,8v e 4,2v (medindo entre pernas 4 e 8)

Ler = 3,283v
Apagar = 3,248v
Gravar = 3,284v

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha bancada aqui, na pratica, substituir Ci's de BIOS > 16MB , raramente não nos deixa um sintoma ruim, como não desligar, demorar para subir imagem, só subir depois de um Clear C-mos e etc. Esses Cis tem alocações hexadecimais específicas para certas tarefas, então ao meu ver não é correto afirmar que pode sim substituir um CI pelo outro apenas analisando sua tensão de trabalho, ja que há varias informações técnicas a serem analisadas nesses casos e eu já as vivi aqui como experiencia. Na CH341A, independendo de software, a tensão entre Vcc pino 8 e GnD pino 4 tem que ser 3,3V cravados. Se ha uma alteração nesse valor, a gravadora ou o multímetro estão avariados ou há uma configuração dos jumpers errada para esse processo. Por fim apenas como informação, clock jamais seria uma "voltagem" e sim ciclos por segundo (HZ).

2 horas atrás, Dedeuzao disse:

@Rods Entendi, no caso a Ch341a consegue gravar o W25Q128BV?

Grava sim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oraculorafa 

5 horas atrás, Oraculorafa disse:

Aqui nós usamos o CH341A para gravar praticamente todas as Bios

Tive um problema com o MX25L12873F, na hora do ERASE ele desconecta e conecta novamente como se vc tivesse retirado e colocado de volta o Ch341b no USB. Quando faz a verificação se esta vazio consta que sim, o que poderia ser o causador dele desconectar antes do processo de ERASE finalizar no software?

 

Outra questão, na hora da gravação da BIOS 1101.rom no MX25L12873F, fica travado e não conclui a gravação, mas quando coloca a bios original (backup) ele dá continuidade. Mas não conclui, aparece um erro quase no final de "dados podem corromper" continuar ou abortar.

 

 

NEOPROGRAMMER V2.2.0.10 (upgrade 30_12_2023

20240916_140429.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...