Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

ACER E5-473-9702 - MB LA-C341P - Acende o led em pouco segundos desliga

Featured Replies

Postado

Opa, tudo certo pessoal?

Estou com esse NB em bancada, tenho +3ALW e +5ALW ate no U11 mas não tenho +3VS e +5VS, injeitei tensão na linha de +5vs consumo zerado, injeitei tensão na linha +3vs tive um consumo de 0.30A codec de audio apresentou aquecimento, retirei o consumo baixou p/ 0.08A, tentei ligar mas o U11 não libera +5VS nem +3VS, e não consigo achar o ponto onde apresenta esse consumo, a linha e mt grande, e ele continua com sintoma inicial de liga não girao cooler, acende o led e não sobe video, alguma dica? 

Postado

Verifique se tens tensão de 3.3v nos pinos 3 e 5 do U11, é bem provável que estejas sem essa tensão. Essa tensão é originada do sinal SUSP# que vem da super IO. Caso não tenha verifique no pino 116 da super IO se existe essa tensão presente lá. Se tiver osciloscópio é melhor pra verificar, pode acontecer dela tentar super e ser desarmada e no multímetro não consiga pegar isso.

Se estiver sem esse sinal SUSP# é necessário verificar as tensões presentes na super IO com a maquina desligada e com a maquina ligada, pra ver se existe alguma tensão faltando

Postado
  • Autor
24 minutos atrás, floripa-info disse:

Verifique se tens tensão de 3.3v nos pinos 3 e 5 do U11, é bem provável que estejas sem essa tensão. Essa tensão é originada do sinal SUSP# que vem da super IO. Caso não tenha verifique no pino 116 da super IO se existe essa tensão presente lá. Se tiver osciloscópio é melhor pra verificar, pode acontecer dela tentar super e ser desarmada e no multímetro não consiga pegar isso.

Se estiver sem esse sinal SUSP# é necessário verificar as tensões presentes na super IO com a maquina desligada e com a maquina ligada, pra ver se existe alguma tensão faltando

Fiz o teste, realmente não tenho tensão SUSP#, com a placa desligada não tenho nenhum curto, mas quando conecto na fonte começa a dar curto, vou dar uma analisada na linha, tem algum dica? 

Postado

Verifique se ao ligar a placa aparece o sinal PM_SLP_S4# no pino 123 da Super IO, se tiver aparecendo, tente regravar essa BIOS, essa super IO não é gravada, ela precisa de informações da BIOS pra fazer a sequencia dela de start.

Postado
  • Autor

Apos regravar a bios tenho as tensões de +3VS e +5VS, ele liga gira o cooler normal, ai ele gira mais forte e desliga, ate tenta subir video mas não mantem, vou regravar a bios novamente 

Postado
  • Autor

Regravado bios com outro arquivo mesmo problema, troquei o codec de audio por outro, e gera o mesmo problema, tenho um consumo de 0.06A na linha +3VS sem o codec, com o codec 0.30A, placa liga gira o cooler, acelera bastante e desliga.

Postado

+3VS por enquanto não é problema, pois ela não está nem habilitando essa linha por não ter o sinal susp#. Sem esse sinal grande parte da placa vai ficar desligado. A menos que agora o sinal de SUSP# esteja presente ao ligar a maquina, ou tem algo de errado ai. Sem essa tensão de 3.3v no Susp# não era pra essa placa está girando o cooler já que o mesmo é alimentado por uma tensão chamada de +VCC_FAN1 que vem do U31 que é um controlador que recebe tensão do +5VS e gera o +VCC_FAN1. Sem o SUSP# o U11 não é habilitado não gerando a tensão de +3VS e nem +5VS. Verifique se com a maquina desligada você tem essa tensão de +5VS presente. Remove o U11 e verifique se a tensão nos pinos 3 e 5 vai aparecer ao ligar a máquina. 

Postado

Se o +3VS estivesse em curto ele poderia matar o SUSP#, porém ele teria que subir em algum momento essa tensão pra dai ele habilitar o +3VS e dai a maquina iria detectar que existe um curto e seria desarmada, e muitas vezes quando é curto no secundário, ela liga e desliga muito rápido, ficando um segundo ou nem isso ligada. Se ela liga e chega a girar o cooler pra depois desligar pode ser por alguma tensão não está subindo ao ligar. 

Verifique se nesse tempo que ela fica ligada se sobe as tensões da memoria (PL502 1.35V e no PJ503 0.675V)

Postado
9 horas atrás, floripa-info disse:

essa super IO não é gravada

Essa informação não esta correta!

Esse modelo (KB9022) é Gravavel.

5 horas atrás, Compucor Informatica disse:

Apos regravar a bios tenho as tensões de +3VS e +5VS, ele liga gira o cooler normal, ai ele gira mais forte e desliga, ate tenta subir video mas não mantem, vou regravar a bios novamente 

Essa tentativa demontra que o (U11) esta funcionado juntamente com sinal de SUSP#.

---------------------------------------------------------------------------------------

Essa linha de +3VS que parte do (J37), alimenta diversos componentes da placa....processador memoria etc...
sendo assim é normal o consumo ao injetar tensão na linha.
Já os +5vs que parte do (J36) alimenta pouquissimas coisas...

--------------------------------------------------------------------------------

Sujiro gravar o arquivo original devidamente atualizado.
poste o SNID e o backup original?

------------------------------------------------------

Espero ter ajudado na sua jornada👍

Postado
  • Autor

SNID 60671467595 - os arquivos que regravei a bios peguei aqui do forum mesmo, e um da acer todos acontecem o mesmo problema, estou desconfiando do SIO, pq tava fazendo as medições aqui, tenho Vcore / alimentação das memorias / tensão nas USB's, tudo certinho por um tempo mas ai quando ela tenta dar boot o cooler gira mais forte as tensões some e desliga. 

Postado

Desculpa, não prestei atenção que após regravar a BIOS voltaram a tensão de +3VS e +5VS, e nesse caso estão sabemos que a linha do SUSP# e dos +3VS e +5VS estão OK. Por ter mudado o sintoma após regravar a BIOS aumenta as chances de realmente ser BIOS, as vezes as BIOS que baixamos não da certo, pois a placa mãe é igual, porem o processador ou o dedicado é diferente, como o colega ai informou poste o backup da bios original dele.  As maquinas atuais muitas vezes precisamos pegar a BIOS no site do fabricante e editar ela pra usarmos, nem sempre as bios de forum da certo.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.