Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise UNI-T PRO UTi260B / Não liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Este equipamento é um leitor de temperatura:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Ele usa tipo C para carregar e para dados, porém ao conectar o carregador não apresenta tensão em nenhum dos pinos do conector.

uni-tuti260b.thumb.jpeg.a23947dae2041a7bdf3fcdb7fa50aaec.jpeg

O terminal que marquei na parte de cima atravessa a placa e se conecta com os terminais de baixo, depois disso passa no diodo capacitor e bobina e depois no outro capacitor. Marcado em branco é o terra. Antes de ir para o outro capacitor ele atravessa a placa mas não tem trilha do outro lado, a trilha está entre as malhas da placa. 

Eu pensei em tirar a bobina, pois aparentemente é dela que vai para o resto da placa, e assim verificar se sobe tensão nos terminais. Seria uma boa idéia?

@infocel technology Seria esse caso em específico

Postado

vc nao prescisa remover nada por enquanto, corta um cabo tipo c e  usa ele pra medir continuidade com os pinos do conector e depois faça com gnd pra eliminar algum curto na linha. pois esses conectores tipo c os q eu vi sao de 6, 12 e 24 pinos ai fica complicado a intentificaçao direta pelos pinos soldados

Postado

Aparentemente este são só os pinos que estão na foto mesmo.

Dúvida, medindo direto pelos terminais já não serviria pra ver curto? Ou nesse caso seria melhor usar um cabo cortado mesmo?

Postado

Eu cortei um cabo aqui mas ele tinha só 4 vias, eles não deram continuidade entre si e nem com o terra. Um fio é o terra e cada um dos outros fios deram continuidade com dois terminais do conector.

• 8 meses depois...
Postado

Agora que tive tempo parei para olhar esse sensor novamente. Injetei tensão na entrada e notei que um CI estava aquecendo, este CI é responsável por transformar 5v em 3v, ele entrou em curto. Não chegava a apresentar curto no USB C mas nos capacitores perto do CI tinha curto. Removi o CI e sumiu o curto da placa. Pesquisando o CI na internet achei um vídeo que o cara estava com o mesmo problema, diagnostiquei da mesma forma que ele, caso alguém fique curioso para ver como foi:

Parece ser defeito crônico dele pois tem mais pessoas relatando o mesmo erro, o CI é um TPS630250P, achei só no AliExpress e já estamos providenciando a compra, quando chegar vou trocar e atualizar aqui.

Postado (editado)

Não sei não, hein?!?!?
Mas acho que você está medindo os pinos errados!!!

image.thumb.png.56dd9fc3e9e755a9eb00f69ee0ec5282.png

image.thumb.png.e9009d9eec7650e3c4371bcd31b83e8f.png

Pode até medir que os pinos 1 e 12 estão na massa do conector, e certamente espalhado pelo restante da placa.

A não ser que esta conexão não esteja sendo usada exatamente conforme o padrão USB-C!!!

Flw...

Editado: por nagkiller
Postado

Então, até fiz um teste aqui e já subiu os 5v na placa. Fiz um teste também igual o do vídeo que coloquei e o equipamento já ligou, a alimentação entra pelo 2 e 11 mesmo e o 1 e 12 são GND.

Agora só falta comprar o componente...só tem no Ali então vai demorar pra eu voltar aqui e dar resposta kkkkkk

• 3 meses depois...
Postado

Dando um retorno aqui, comprei o componente mencionado, o TPS630250P, e fiz a substituição. As tensões estabilizaram então montei para um teste e ele ligou normalmente, fechei ele por completo e estava OK até então só que com o tempo ele começou a ir apagando a tela, desligou e não ligou mais, logo suspeitei que fosse algo que errei na solda, tirei e coloquei o componente e tudo estava OK de novo, mas depois de um tempo desligou de novo da mesma forma. Tentei mais uma vez ressoldar porém tendo muito mais cuidado, mesma coisa aconteceu.

Então encostei o equipamento achando que não teria solução.

Hoje peguei novamente para dar uma olhada, ressoldei novamente achando que seria isso e as tensões estavam OK novamente porém, dessa vez, enquanto media algumas tensões, notei que quando encostava a ponta em alguns resistores alguns LEDs da tela ligavam e a própria tela dava uma iluminada a mais. Removi os resistores e testei fora da placa e, aparentemente estão OK, digo isso pq são resistores 73D e 184, eles estão fazendo um divisor resistivo, entra 3V e tem que sair 0,7V, e está apresentando estar tensões corretamente, porém dá esse trem doido de ligar os LEDs e a tela ficar com uma iluminação um pouco mais forte.

Ele ainda está dando essa loucura de desligar e não ligar mais, quando isso acontece para de chegar os 5V na placa e fica oscilando em alguns momentos, tenho que tirar a bateria e do carregador, deixar um tempo parado e depois tentar ligar, dai estabiliza, mas tem momento que mesmo conectado e com bateria ele volta a funcionar do nada. Já testei sem bateria e ele também desliga sozinho.

Estou suspeitando que possa ter algum capacitor ou resistor matando ele, mas não tenho a mínima ideia de como encontrar sem nem ter um esquema elétrico. Alguém consegue dar uma luz? Qualquer dica.

• 4 meses depois...
Postado

@APMIDIAS Este aqui que eu comentei lá no outro post.

Faz tanto tempo que ele está encostado que nem lembro mais o que foi feito direito, mas o principal era um CI que não gerava a tensão, depois que troquei ele gerou e o equipamento ligou, mas ai a tela vai esmaecendo até apagar, some a tensão de novo do CI, ressoldei achando que era erro meu e mesma coisa aconteceu...

Agora com a fonte assimétrica pode ser que eu consiga fazer mais coisa nele, assim que eu tiver tempo vou tentar de novo.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.