Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido AsRock X79 Extreme11 - Liga mas não processa

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá a todos.

Tenho essa placa mãe monstra que comprei a mais de 1 ano e mal utilizei por 3 meses.

Durante uma sequência de testes que fazia e overclocks consegui fazer a proesa de encaixar um dos 8 pentes de memória invertido.

Ao ligar a mobo saiu uma faísca na região do slot de memória , então removi todos os pentes e fui conferir o que era pois estava com a placa mãe bem na minha frente. Voltei a ligar a placa mãe com menos pentes de memória e ela até chegou a bootar por alguns minutos , depois disso deixou de funcionar e nem o sistema de diagnóstico que tem nela acende com o erro.

Desmontei tudo e fui vasculhar a placa mãe , encontrei um jumper aberto bem próximo a um slot de memória , ressoldei outro mas sem sucesso. Coloquei em Anexo a foto da placa e o local onde ocorreu o problema.

Meu ramo de trabalho é games , não tenho habilidade ou conhecimento no ramo de informática. Gostaria de saber se alguém possa ajudar  a diagnosticar esse defeito ou se propor a pegar a placa para tentar o reparo.  Como é uma placa mãe que custou bem caro , acredito que compense consertar.

X79_Extreme11.jpg.e65f6161844882ebb8b9582ca797adde.jpg

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderia ter seguido o manual que não erraria: "O DIMM somente se encaixa em uma posição correta. Vai causar permanente danos à placa-mãe e ao DIMM se você forçar o slot DIMM na orientação incorreta". Considere testar seu processador em outra placa para certificar do mesmo não ter queimado também. Teste se está chegando tensão de 1.5v. Tente ligar sem memórias e veja se bipa, também pode tentar testar as memórias nos slots da parte de cima. Dê preferencia ao teste com outras memórias e testa essas em outro PC também.

Link para o comentário

jockerbrasil, eu poderia tentar o conserto para vc e acho que é viável pois o problema esta justamente no regulador de 1,5 v que alimenta as memórias, mas minha localização é rio de janeiro, é um pouco longe, mas se mesmo assim te interessar me passa uma MP para discutirmos os detalhes.

Link para o comentário

Opa boa tarde. Agradeço por todas as respostas .

Sei usar o multimetro sim , faço manutenção em games a vários anos mas o ramo de informática sou apenas usuário e confesso que nem gosto de me encomodar com desktop.

Quanto a ter encaixado errado o pente de memória foi por falta de atenção mesmo pois o Pc estava funcional , só estava fazendo testes e overclocks quando cometi o engano de deixar um pente "Meio encaixado invertido" mas como a placa mãe é totalmente gamer/overclocker os botões de liga e reset são diretamente na placa mãe para agilizar esses testes.

o regulador de memoria foi pro saco...

veja tbm si não arrebentou nenhuma trilha.

Boa sorte smiley.gif

Arrebentou sim uma trilha no local onde mostrei a imagem , nela continha um jumper que ia até um transistor pequeno. E meu processador está funcionando , comprei outra placa mãe de reserva para ir utilizando o micro mas agora ambos estão encostados pois montei outro sistema. 
Link para o comentário

• 8 meses depois...

Voltei a pensar em mandar a placa para reparo. Até então mandei para 2 colegas do ramo , não encontraram o problema , demoraram alguns meses até olhar a placa já sabendo que tenho outro sistema montado e pelo que analisei ninguém removeu nenhum componente da placa sequer para testar.... :S

Alguém da região de ( SC ) com experiencia em reparos de placa mãe para analisar ?

Ainda hoje montei ela e com um guia postado aqui no forum

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

fui fazendo as medidas e constatei que com uma fonte boa plugada o pino Roxo recebe a voltagem correta , e após ligar a placa mãe o pino Cinza também.

Fui medir os slots de memoria ram e justamente no tal que ocorreu o dano o pino 396 está medindo 1.5v ( Assim como os demais slots desse lado da placa )

Já no outro lado os outros 4 slots notei que estão medindo 3.3v no pino 396. Como não tenho mais ídeia do que fazer , medir , peças a serem trocadas larguei tudo novamente e vamos ver se alguém que realmente faça manutenção pode conseguir o Reparo. :)

Link para o comentário

Cara vc tem certeza q vc conseguiu encaixar uma memoria nesse slot somente usando as mãos?.

Sei q meu comentario não lhe vai ser util mas fiquei boquiaberto com o que li no inicio do seu topico, mas lhe desejo sorte com a solução do seu problema pois o modelo da sua placa parece ser bem carinha por sinal!

Link para o comentário

Sim "Parcialmente" encaixei ...  pois como nós sabemos , completamente não seria possível fazer tal façanha.

Sou usuário antigo no ramo de informática e todos nós podemos cometer , erros e enganos.

Talvez olhando a foto abaixo vc consiga entender melhor como foi possível cometer o engano. Imagine esses 4 pentes instalados nos 4 slots sem esse espaço que existe entre eles , pois no caso do QuadChannel todos os pentes ficam coladinhos igual eles estão ai em Pares . 4 pentes de um lado e 4 pentes do outro.

Depois imagine vc ficar ligando , desligando , testando a maquina na bancada de testes removendo pente , e trocando pente de memória ram para descobrir qual do miserável estava causando tela azul no sistema .... É ai que a M**** acontece  :D E um erro miserável desse por causa de um pente de memória bixado causou prejuizo de uma placa mãe de praticamente 2 mil reais.

DSC00437.jpg

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

image.php?di=XS9E   TÓPICO TRANCADO!!!

Tópico abandonado pelo Autor! Não abandonem seus tópicos, resolvendo ou não, a comunidade precisa do seu retorno e finalização do tópico! Lembre-se:  Você poderá precisar do fórum novamente, ninguém quer gastar seu tempo ajudando se o autor não dá o feedback em seus tópicos.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...