Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Asrock A320M-HDV R4.02 sem vídeo após regravação de BIOS

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Pessoal, fui fazer a regravação da BIOS da Asrock A320M-HDV Rev4.02 sem remover a eprom do lugar, mas uma coisa que não me atentei era que o chip era de 1.8v e acabei gravando sem o adaptador para 1.8v (Usei a gravadora CH341A), qual a chance de eu ter queimado outra parte da placa mãe? Pois aparentemente depois que eu removi a eprom e gravei ela fora, fiz a verificação e gravou tudo certo de acordo com o programa do CH341 (isso já com o adaptador, pois no momento que eu fiz a besteira eu não possuía o mesmo).

OBS: Tentei dar boot até mesmo com o backup da BIOS que eu havia feito e não consegui vídeo (provavelmente pois eu fiz o backup sem o adaptador tbm)

Editado: por Leandro Magnago
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Leandro Magnago alterou o título para Asrock A320M-HDV R4.02 sem vídeo após regravação de BIOS

Opa Leandro Magnago se puder informar se a placa não dá nenhum sinal de vida por exemplo ao tentar ligar ela gira o cooler do processador?

Se liga-la sem a memoria ram ele emite algum bipe?

E a sua duvida se pode ter danificado algum componente sim é possível sim pois vc tentou regravar uma bios 1.8 com alimentação maior e esta alimentação vai também para o super IO e processador.

Se puder também informar qual o processador que esta utilizando e qual versão de bios que gravou fica mais fácil dar um norte.

• Joinha 1
Link para o comentário

@Fabio Michalski Então amigo, primeiramente obrigado por me ajudar.

Ela gira o cpu fan, porém não dá video e nem bipa sem as memorias, o processador que estou utilizando é o Ryzen 3 3200G, fiz o teste com uma GT430 pra dar video offboard porem sem sucesso tambem. A versão que estava a principio era a P10.31 (Beta) que foi atualizado sem necessidade, estava apresentando defeito de o clock ficar travado a 750Mhz (0,75Ghz) independente do uso, provavelmente por ser uma versão não recomendada pra esse cpu, dai fui fazer o downgrade para a versão 4.00 pela gravadora (já que pela bios não era possível fazer esse downgrade) e começou todo esse drama. Acredito que eu possa ter danificado o cpu já que a bios se comunica diretamente com ele (apenas tem uns resistores de 0 ohms em série que eu ainda vou testar, já que podem ter aberto devido a sobretensão).

Link para o comentário

É complicado mesmo, então dá uma checada mesmo nos resistores caso algum esteja aberto faça um jumper provisoriamente e teste.

Outra coisa caso queira tente gravar a bios de versão 2.30 pois vi que bios de versões mais recente estão com avisos de que não recomendam o uso no caso do seu processador, é para funcionar nas mais atuais mas vai que funciona.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

caso queira regravar a bios somente retire a pilha de bios e o processador que vc consegue regrava-la sem precisar remover da placa mãe.

Recentemente resolvi um BO numa a320m hd Rev.1.04 com este mesmo processador, a mesma ligava mas não dava vídeo, todas as tensões ok mas o processador e os vrm esquentavam muito, até cogitei do processador ter queimado, mas depois de 4 regravações de bios de diferentes versões consegui uma que deu vídeo e resolvi o problema.

• Joinha 1
Link para o comentário

@Fabio Michalski to regravando agora a versão 7.10, irei soldar novamente na placa e realizar o teste, irei aproveitar e aferir as tensões no chip da bios, sabe me dizer as tensões referentes? vi algo relacionado q deve ter uma tensão no pino 1, e no pino de1.8v a tensão deve ser constante?

Link para o comentário

Formatar é importante para descartar qualquer Bug no sistema operacional.J a que acertou essa regravação ai, pode tentar com essas 2 que achei aqui no Forum, notei que elas não tem o V, são HD apenas, mas pode ser falha de quem postou. Tentar seria interessante.

Adquira o pacote downloads1 com o joinha que dei e faça o teste. Boa sorte!!

Editado: por Rods
  • Joinha 1
Link para o comentário

@Rods então, tenho certeza que não é problema no SO, uma coisa que notei é que a tensão do VCore não sobe mais que 0,786v, uma tensão baixa pra esse processador, acredito que seja algum defeito no gerenciamento de energia da própria placa mãe, existe alguma maneira de testar isso? OBS: Já testei com a fonte que uso no meu PC Principal e não resolveu também, descartando o problema ser a fonte. Estou ficando sem opções 

Link para o comentário

Ola desculpe a demora em responder.

Que bom que pelo menos voltou a funcionar, então mesmo com a bios de versão 7.10 tendo funcionado e dado video ainda sim recomendo regravar a bios 2.30.

Voce acha a bios no site da asrock mesmo, lá tem a lista de bios com a descrição e recomendações delas.

( asrock.com/mb/AMD/A320M-HDV%20R4.0/A320M-HDV%20R4.0%20Rev%204.02.br.asp#BIOS)  copie e cole no navegador, todas as bios de versão 3.30 até a 4.00 estão como não recomendadas para seu processador por causa do vídeo integrado Bristol Ridge, e versões 7.00 até a ultima lançada estão que não suportam o video integrado do seu processador.

O moderador passou 2 bios mas não são exatamente para a sua placa, pois são de versões um pouco diferentes, ( uma foi até eu que upei mas é para a placa de revisão Rev1.04 )

Não sei por onde vc está pegando as bios usadas mas se a sua placa for exatamente desta revisão Asrock A320M HDV rev.4.02

Captura de Tela (1084).png

Recomendo a gravação da bios de versão 2.30 e ver se volta com o clock normal, e veja também na bios nas opções de temperatura do processador coloque a opção performance lá da ventoinha.

Editado: por Fabio Michalski
Adição de mais informações
  • Joinha 1
Link para o comentário

@Fabio Michalski boa tarde amigo, não se preocupe com a demora, você está me ajudando muito, enfim, as BIOS eu estou pegando na página de suporte da Asrock A320M-HDV R4.02, fiz a regravação da 2.30 e da 3.30 e ambas não deram vídeo, não sei se é erro na gravação, não faço ideia

• Joinha 1
Link para o comentário

@Leandro Magnago Algumas ressalvas aqui. Esses BIOS que estão disponíveis no site servem para serem gravados através do Instant Flash, ou seja, é necessário acessar o BIOS e fazer a atualização por ali, com um pendrive conectado em FAT32 com o arquivo. Então vc pode usar a única que deu video e tentar! Com a gravadora receio que não terá sucesso, apesar de nunca ter tentado assim. SE comparar vai ver que os arquivos diferem de tamanho. Lembrando que BIOS não é responsável por dar ou não dar video, quem determina isso é HARDWARE no caso o processador e não SOFTWARE, o BIOS. Atualizamos o BIOS para reconhecer processadores de gerações diferentes e não para  dar ou não o video. Não existe versão do BIOS que vai subir video em processadores Pinnacle Ridge, ja que não possuem controladores gráficos integrados no mesmo encapsulamento. Pelo seu relato receio que o problema não seja o BIOS. Um outro processador para testes seria o meu primeiro passo antes de partia para a Placa.

• Joinha 1
Link para o comentário

Bom dia, faz menos de 1 mês que peguei esta mesma placa só que de revisão diferente, e justamente com este mesmo processador, a mesma não apresentava vídeo, tanto o processador e os mosfet aqueciam bastante e muito rapidamente mesmo sem dar vídeo e sem entrar no Windows.

No caso utilizei as bios disponibilizadas no site da Asrock e gravei utilizando o CH341A, de primeira não resolveu depois tentei uma versão mais antiga de bios ai foi, mas depois de umas 4 regravações pois ao finalizar a gravação que o programa re-lê o chip de bios para comparar o arquivo gravado e o arquivo bin dava erro, tive que testar 3 programas diferentes até achar um que gravasse sem apresentar o erro ai deu certo.

Mas diferente os clocks ficaram certos mas ao abrir o cpuz o sistema trava ( não sei o por que )

Sobre gravar a bios que dá vídeo e posteriormente usar o Instant Flash para gravar uma bios mais atual da certo mais tentar colocar uma bios mais antiga já tentei e ele não permitiu o downgrade da bios.

@Leandro Magnago Vc tem certeza que a revisão da sua placa é a rev 4.02, pois tem muitas variações da placa com algumas mudanças em componentes, com isso uma bios errada pode fazer a placa não funcionar corretamente pois na bios tem informações dos componentes.

Se puder poderia mandar uma foto da sua placa mãe para dar uma olhada?

• Joinha 1
Link para o comentário

@Rods desculpe a demora para responder, esses ultimos dias foram muito corridos para mim, enfim, vi essa informação que o metódo de instalação dessas BIOS é pelo Instant Flash, mas como eu não consigo fazer o downgrade por esse método já que a partir de certa versão o downgrade fica indisponivel, minha única opção seria gravando uma versão antiga com a gravadora, porém a unica versão que eu consegui obter vídeo foi na 7.10, e eu gostaria de instalar a 2.30, mas essa versão não dá boot por nada, e versões inferiores acredito que seria um teste em vão, já que o site diz que o suporte pro 3200G começa a partir da 2.30, acho que a única opção seria alguém com essa placa mãe e essa versão de BIOS que eu preciso fizesse o backup e upasse aqui no forúm

Link para o comentário

@Fabio Michalski boa noite amigo, vou deixar a foto da minha placa mãe anexada, a versão de BIOS que eu preciso é a 2.30 ou 3.30, mas acredito que eu precisaria que alguém upasse o arquivo extraído da BIOS, pq realmente parece que as BIOS que estão no site não foram feitas para serem gravadas com a CH341A

IMG_4469.jpeg

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...