Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dúvida para encontrar valor de resistor

Posts em destaque

Olá a todos, estou com uma aparelho de choque que aparentemente foi ligado em uma tensão errada e carbonizou um resistor a ponto de eu não conseguir ver todas as cores de identificação, só a primeira e a última. Se alguém conseguir me ajudar a descobrir qual o valor dele eu agradeceria muito.

20250317_173510.jpg

20250317_173516.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/03/2025 às 17:27, Leandro Patricio disse:

Amigo ai só pelo esquema dessa placa passa o modelo dela

Expandir  

Pior que não tinha encontrado o esquema dela, se você encontrar alguma coisa já vai ajudar muito. A marca dele é guachuka e o modelo do choque é EN-12012K.

Link para o comentário

Em 18/03/2025 às 17:44, Leandro Patricio disse:

Opa olha esse esquema ê um modelo abaixo dessa 

GUACHUKA EN-1012K.jpg

Expandir  

O esquema desse aqui é bem diferente, mas consegui uma dica boa. Dentro da carcaça acabei achando alguns pedacinhos do resistor, um na cor azul e outros na cor dourada. Não sei qual seria a ordem ou se tem outra listra perdida, mas já é algo.

20250318_231650.jpg

20250318_231758.jpg

Link para o comentário

@Leandro Patricio Achei uma foto de outra placa que tem um resistor parecido, tô com suspeitas que possa ser o mesmo, já que tem as mesmas cores que encontrei, mas não consegui descobrir o valor dele.

Nota: é o primeiro da esquerda pra direita.

Em 19/03/2025 às 14:33, Leandro Patricio disse:

Vou procurar aqui qualquer coisa mando pra você. mais já é um começo 

Expandir  

Screenshot_20250323_150814_Mercado Libre.jpg

Link para o comentário

Em 17/03/2025 às 22:32, Eduardo cavalcanti dos reis disse:

Olá a todos, estou com uma aparelho de choque que aparentemente foi ligado em uma tensão errada e carbonizou um resistor a ponto de eu não conseguir ver todas as cores de identificação, só a primeira e a última. Se alguém conseguir me ajudar a descobrir qual o valor dele eu agradeceria muito.

20250317_173510.jpg

20250317_173516.jpg

Expandir  

eu olhei o tópico mas não vi vc se referir ao modelo e marca do aparelho, tenho alguns aparelhos aqui na minha assistência de cliente talvez consiga te ajudar

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 18/03/2025 às 17:38, Eduardo cavalcanti dos reis disse:

Pior que não tinha encontrado o esquema dela, se você encontrar alguma coisa já vai ajudar muito. A marca dele é guachuka e o modelo do choque é EN-12012K.

Expandir  

@Brud Eu tinha escrito nesse posto antes. Eu só não coloquei no título porque não sei se tem um tópico próprio para esses tipos de equipamentos.

Link para o comentário

Em 23/03/2025 às 19:43, Eduardo cavalcanti dos reis disse:

@Leandro Patricio Achei uma foto de outra placa que tem um resistor parecido, tô com suspeitas que possa ser o mesmo, já que tem as mesmas cores que encontrei, mas não consegui descobrir o valor dele.

Nota: é o primeiro da esquerda pra direita.

Screenshot_20250323_150814_Mercado Libre.jpg

Expandir  

amigo a placa que eu tinha aqui já saiu o resistor é 2R7 ohm por 3W  se for igual ao dessa placa o que bate com os pedaços que vc achou  também, vale a pena ariscar, pois na sua placa ela começa com vermelho que é 2 e por ter o azul a segunda cor seria  violeta que é 7 pelo aquecimento pode ter mudado a tonalidade mas na foto ainda da pra ver o violeta  então temos 2R7 é um chute mas tem indícios 

• Joinha 1
Link para o comentário

outra coisa que esqueci de mencionar acima é verifica se algum diodo não entrou em curto ou está dando fuga antes de trocar o resistor e  aqui pra testar eu tenho uma tomada em serie com 1 lâmpada incandescente de 105w (evita fechar curto caso algo esteja errado) 

• Joinha 1
Link para o comentário

Seria interessante você levantar o esquema da área afetada para se ter uma análise melhor.

Pode ser que seja um simples circuito snubber, fonte burra (conhecida também como fonte do rabo quente ou fonte de reatância capacitiva), etc...

Uma técnica é comparar o número de espirar com outros valores de resistores de fio, e assim determinar ao menos um valor próximo.

image.png.2672caddee8f7986f239c5cd2ef980bd.png

Pela quantidade de espiras, chuto dizer que neste caso, esse resistor tem uma resistência maior que 100R e menor que 1MOhm. Mas posso estar enganado!

Pode ainda medir as pontas das espira rompidas ( de uma ponta a outra) e depois somar, terá um valor aproximado do valor real!!!

Flw...

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...