Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
celio silva

estação de solda ar

Avalie este tópico:

Posts em destaque

celio silva    41

boa tarde galera, tenho duvida sobre em qual temperatura posso usar para dessoldar um ci de áudio    ALC 662 de uma placa de note positivo, retirei um mas acho que o danifiquei usei temperatura de 350º c e ar nº 4 tenho uma estação dekel ts-850

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites
castro    26

clg tenho uma estaçaõ igual a tua e uso em 400g, mas depende da distancia da ponteira para o componente. a distancia que mantenho é uns tres dedos do componente, o ideal é ter um termopar e colocar ao lado do componente que deve estar +- 220 graus, que é a temperatura de fuzaõ do estanho sem chumbo. e´bom tambem dar uma pré aquecida do outro lado da placa que facilita.  abraço

Compartilhar este post

Link para este post
Ben    135

Como não especificou como retirou o chip, vamos lá:

A melhor forma que eu encontrei até hoje (é questão pessoal) é primeiro aquecer embaixo da placa e só depois ir por cima do chip.

Pode-se utilizar um pré-aquecedor ou algo que aqueça a região do chip por baixo da placa, a temperatura em cima da placa-mãe tem que ficar em torno de 100ºC (lembre-se que capacitores eletrolícos suportam até 105ºC, isto se tiver material de boa qualidade). Após isto, até com 300ºC por cima ele sai rapidinho - mas é bom colocar um papel alumínio ao redor para evitar de as soldas dos outros componentes derreterem.

Também dá pra fazer com a própria estação, aquecendo digamos a 300ºC por baixo em círculos por uns 30 segundos numa região um pouco maior que o chip e imediiatamente ir por cima (às vezes tem que aumentar um pouco a temperatura por cima mas só a prática é que lhe dirá como fazer). 

Quanto a temperatura correta, isto vai depender da estação, distância do bocal para o chip, etc... aí cada caso é diferente e como o

Conteúdo oculto

citou, utiliza um fluxo ou mesmo pasta de solda pra ajudar na fusão da solda.

Compartilhar este post

Link para este post
jurajr    7

Célio, seguindo as dicas do pessoal do fórum eu utilizo um pré-heater, e deixo a placa em 100 graus e com um bom fluxo e o ar em 300º qualquer chip sai tranquilo. se vc não tem um pré, segue a dica anterior que funciona também, sempre aquecendo por baixo e usando um bom fluxo, eu uso o amtech 559, sai sem melecar a placa. Um abraço.

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...