Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Corrigir erro TPM em notebook Dell - "TPM is not detected"

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Corrigindo o erro "TPM não detectado" da Dell Soluções de BIOS e Hardware

O Trusted Platform Module (TPM) é um recurso de segurança essencial em computadores modernos, permitindo criptografia e processos de inicialização seguros. No entanto, usuários Dell podem ocasionalmente encontrar o erro " TPM não detectado , que pode causar problemas especialmente para usuários do Windows 11 que precisam do TPM 2.0.

Esse erro geralmente decorre de problemas de BIOS/firmware ou de hardware da placa-mäe. A seguir, orientaremos você na solução de problemas e na resolução segura desse problema.

Causas comuns do erro TPM
1. BIOS desatualizado/corrompido uma versão de BIOS incompatível ou danificada pode não detectar o TPM.
2. Configurações de TPM desabilitadas: O TPM pode estar desativado nas configurações do BIOS.
3. Falha de hardware: um chip TPM ou componente da placa-mãe com defeito.

Correções básicas: Atualizar ou reverter o BIOS

Etapa 1: Baixar a versão correta do BIOS

- Acesse o site de suporte da Dell e insira a sua etiqueta de serviço (encontrada no dispositivo ou na embalagem).

- Localize a seção "BIOS" e baixe a versão mais recente — ou uma versão estável mais antiga, caso suspeite que uma atualização recente tenha causado o problema.

Etapa 2: Instalar a atualização do BIOS

- Execute o arquivo do BIOS que foi baixado e siga as instruções exibidas na tela.

- NÃO interrompa o processo — isso pode danificar permanentemente o seu sistema.

Etapa 3: Verificar as configurações do TPM

- Reinicie o computador e entre no BIOS (pressione F2 ou Del durante a inicialização).

- Navegue até Segurança > TPM (ou Intel PTT, em modelos mais recentes).

Certifique-se de que o TPM esteja habilitado.

Salve as alterações e reinicie o sistema.

Corrigir o firmware do BIOS usando as ferramentas da Intel

Ferramentas necessárias:
- Dump da Bios Original (usando um programador)

- Intel Flash Image Tool (FIT): para modificar o firmware do Management Engine.

- ME Analyzer

Modificando a Bios

- Arraste e solte o dump da sua bios para dentro do ME Analyzer para verificar a versão da ferramenta que deve ser utilizada.

image.png.78c33a401e4069ae963d7cd97d0ddb58.png

- No exemplo é a versao 13.0 do Flash Image Tool

- Abra ele e arraste a bios para dentro do programa

- Em "Build Settings", altere a opção "Generate Intermediate Files" para "No"

image.png.3f90c93409b9461463b72fbcce43fea2.png

Va na opção "Platform Protection" Depois em "PTT Configuration"  e deixe todas opçoes como Yes e Enable

image.png.f3ba68d7949a51c89df9ae3b6d902cf9.png

- Salve as modificações de configuração indo em File e Save  e escolha o nome.xml 

- Copiar o firmware correto para a pasta Decomp

Após identificar o firmware correto no ME Analyzer, copie o arquivo correspondente para a pasta Decomp na pasta de trabalho do Flash Image Tools.

Exemplo: No meu caso, o firmware é 13.0.47.1763_CON_LP_D_PRD_EXTR.bin.

O meu arquivo de BIOS de exemplo se chama bios.bin, e ao ser processado, foi criada uma pasta chamada bios\Decomp.

image.png.cd15dd9b65f850c4e8fa3f5d7bcf3030.png

- Renomear o firmware e substituir o arquivo original

Dentro da pasta Decomp, localize e exclua o arquivo chamado ME Sub Partition.bin.

Em seguida, renomeie o arquivo de firmware que você copiou anteriormente (ex: 13.0.47.1763_CON_LP_D_PRD_EXTR.bin) para: ME Sub Partition.bin

image.png.4a8428986f744aca755b77a8ce504ab4.png

- Recarregar o firmware limpo e reconstruir a imagem

Volte ao programa Flash Image Tool e abra o arquivo XML que você salvou anteriormente.

Isso fará com que o programa recarregue a estrutura da imagem e use o firmware limpo que você acabou de substituir.

- Vá até o menu Build e selecione Build Image.

O programa irá gerar uma nova imagem BIOS com o firmware ME limpo e substituído corretamente.

image.png.e748eea381c55e9a314b149a91e70c14.png

Seu arquivo esta pronto para ser gravado no chip de bios com as ferramentas de programação. 

• Joinha 3

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...