Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Positivo Vaio - VJFE59F11X-B0821H - Tela desligando sozinho do nada, problema crônico?

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Olá meus amigos, muito prazer sou novato aqui e estou meio desesperado por uma ajuda.

Eu comprei recentemente um modelo Ryzen 7 5700U é um excelente notebook em termos 'pois há um defeito maldito'.

Ele veio com o Debian 12 eu logo instalei Windows 11 e depois voltei ao linux e o problema permanece.

O que acontece é o seguinte, eu estou usando normalmente o computador e de repente ele apaga a tela e fica ligado o sistema tipo a luz led verde que tem no botão liga/desliga permanece normal como se o sistema tivesse ligado porém a tela apagada, não adianta mexer cursor, apertar teclas ele não volta!!!
E o notebook é novo, eu li na nota que perdi a garantia por ter trocado o SO -.- pode isso ? Jesus amado!
Enfim eu preciso ver como posso resolver isso, pensei que uma atualização de BIOS resolveria, alguém pode me ajudar? Até achei algum tópico do mesmo modelo aqui no fórum mas não posso fazer downloads!

Grato desde já.

Editado: por leoz1995
  • Joinha 2
Postado
Em 26/07/2025 às 21:20, universoimpressoras2017 disse:

Olá amigo o correto e achar o esquema da placa e verificar, referente a perder garantia por colocar ssd tiver um recentemente de outra marca de um parente colocar ssd e aumentou memoria deu problema na placa foi para garantia e foi coberto pela garantia normalmente.

Eu não sou bom em eletrônica amigo, e o que eu fiz foi colocar outro sistema operacional, SO não ssd.
Ontem eu mesmo abri o notebook e limpei ele internamente e já tem 10h que está ligado sem problemas. Tomara que continue tranquilo mas mesmo assim se alguém conseguir me ajudar com o link da bios que preciso baixar eu ainda quero!
Grato pela sua resposta.

Postado

bom dia, coloque linux nele de novo e acione a garantia como se nada tivesse sido mudado, relate o defeito e siga as instruçoes normal pra garantia e nao diga nada que vc mudou o sistema operacional, muito provavelmente eles aceitem a garantia, o unico problema que eu vejo no seu caso e que o aparelho vai chegar na autorizada e vao testar e se nao apresentar problema logo de inicio esse aparelho vai voltar pra vc com o mesmo problema pois na bancada eles recebem muitos aparelhos e nao tem muito tempo pra perder com eles por que a fabrica paga muito pouco, certifiquese de que o defeito e constante antes de enviar pra garantia ou va ate a loja e veja com o vendedor a forma de trocar por outro aparelho, veja tambem seus direitos no codigo do consumidor.

• Joinha 1
Postado (editado)
3 horas atrás, Rods disse:

@leoz1995 Bom dia!

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Desculpa aí, não foi de má intenção. Vou editar (se eu puder fazer isso).

Edit: Eu não posso editar o tópico, poderia concertar isso para mim com seu poder de moderação na comunidade?

1 hora atrás, Marcelo Leal Lemos disse:

bom dia, coloque linux nele de novo e acione a garantia como se nada tivesse sido mudado, relate o defeito e siga as instruçoes normal pra garantia e nao diga nada que vc mudou o sistema operacional, muito provavelmente eles aceitem a garantia, o unico problema que eu vejo no seu caso e que o aparelho vai chegar na autorizada e vao testar e se nao apresentar problema logo de inicio esse aparelho vai voltar pra vc com o mesmo problema pois na bancada eles recebem muitos aparelhos e nao tem muito tempo pra perder com eles por que a fabrica paga muito pouco, certifiquese de que o defeito e constante antes de enviar pra garantia ou va ate a loja e veja com o vendedor a forma de trocar por outro aparelho, veja tambem seus direitos no codigo do consumidor.

Agora que eu vi que perdi a garantia pelas informações da nota eu já alterei novamente para Windows, abri o notebook e fiz uma limpeza e já tem 1 dia que não incomodou mais, tomara que a limpeza tenha resolvido pois o cooler estava meio sujo.

Mas obrigado pela solicitação amigo, agora eu só quero ver se atualizo essa bios pois nem no site oficial tem informações só aqui que tem o arquivo que eu preciso.

Editado: por leoz1995
  • Joinha 1
  • leoz1995 alterou o título para Positivo Vaio - VJFE59F11X-B0821H - Tela desligando sozinho do nada, problema crônico?
Postado
42 minutos atrás, xandy_73 disse:

image.thumb.png.1ce922fee7ead26b6ba43274446d0b4f.png

image.thumb.png.a6af072cd8e95e34ee44ec3fe48a9f3c.png

alterado, acho que o modelo não seria o problema deixar com as letras grandes para destaque né ou nem isso não pode? Obrigado pela indicação.

• Legal 1
Postado
3 horas atrás, leoz1995 disse:

alterado, acho que o modelo não seria o problema deixar com as letras grandes para destaque né ou nem isso não pode? Obrigado pela indicação.

Agora está correto.

• Joinha 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Veja com uma lanterna se a imagem continua na tela. Se continuar, é porque pode estar desarmando o backlight. Se não continuar, plugue um monitor externo, e veja se o video dos dois cai junto. Se cair, pode ser problema de gerenciamento de energia da bios ou então placa. De qualquer forma, se não me engano, a marca vaio foi alijada pela sony, e agora é feita pela positivo.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...