Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Asus B450M-Gaming/BR com possível problema de umidade

Featured Replies

Postado

Tô com uma Asus B450M-Gaming/BR que no começo não liga, até aí, esquento via soprador térmico, focando nos cristais osciladores ao lado do FCH e abaixo do PCIe x16 (há mais dois, sendo um ao lado do CI de rede, mas não vejo sentido em esquentar essa parte, e outro está no lado da CPU, porém, não precisei esquentar esse), após isso, a placa mãe parece "ligar", digo entre aspas, pois não parece que após o aquecimento, ela de fato liga, pois ao desligar, e esfriar, ela liga normalmente, ou simplesmente se não ligar, posso deixar a fonte demandando tensão que após um tempo, ela simplesmente liga, o que parece normal, mas o problema é que não dá para saber ao certo o real defeito. Já efetuei o aquecimento em apenas um dos cristais osciladores ou na FCH e mesma coisa, ela parece ligar apenas por questão da tensão.

 

A minha dúvida, é ser de fato pode ser o cristal oscilador o problema, e qual seria o mais possível, vendo no boardview dela, tem o de 25.000MHz que interliga o FCH, dois de 32.768kHz que seria um que interliga a CPU diretamente, e outro que passa por um CI que aparenta também ser responsável com a CPU, sendo "6S_SMBCLK_VSB_R" e "5S_SMBDATA_VSB_R". Tenho outras placas mãe aqui que posso fazer a retirada do cristal oscilador de 25MHz ou 32kHz, mas antes gostaria de ter uma certa confirmação para não sair trocando qualquer coisa.

 

Fiz a verificação da tensão, pois da frequência não confio em fazer pelo multímetro e não tenho osciloscópio, e o da FCH (não medi os outros por não saber a tensão de trabalho), tá dando 0.55mV, mas ao que me aparenta, tá certo, pois a tensão de trabalho é 1.05V.

 

Além disso, já efetuei uma limpeza via limpa contato, retirando qualquer obstrução que poderia ter nos terminais ou solda. Mas tem uma área que não sai por nada isso e me parece ter se agravado em algum tipo de camada de umidade, mas verifiquei no boardview e só tem componentes SMD do USB, apenas um que seria do PSON, mas tá dando 3.33V em ambos.

 

Cristal oscilador de 32kHz que interliga a CPU por um CI (esse do lado).

Imagem do WhatsApp de 2025-08-01 à(s) 12.49.03_3f319aab.jpg

 

Cristal oscilador de 32kHz que interliga a CPU diretamente.

Imagem do WhatsApp de 2025-08-01 à(s) 12.49.03_d028f10c.jpg

 

Cristal oscilador de 25MHz do FCH que interliga a FCH.

Imagem do WhatsApp de 2025-08-01 à(s) 12.49.03_f1cbb024.jpg

 

Placa mãe inteira, usando um Athlon 3000G, memória RAM de marca mais desconhecida, mas que funciona e uma fonte KCAS de 550W (ruim, mas funciona).

Imagem do WhatsApp de 2025-08-01 à(s) 12.49.04_374c780a.jpg

 

Obstrução nesses resistores, transistores e capacitores, porém, apenas o segundo transistor da esquerda para direita que é responsável pelo PSON, mas não parece estar com defeito.

Imagem do WhatsApp de 2025-08-01 à(s) 12.54.02_4c6c4b2b.jpg

Editado: por Kaik Ricardo

Postado
  • Tradutores

@Kaik Ricardo , seu tópico foi movido para a área correta » Motherboards, PCs, All in One & Cia

 

Como criar seu tópico na área correta?    Clique Aqui

 

Amigo, com essa oxidação toda existente na placa não adianta ficar batendo cabeça.     Primeira coisa a se fazer é uma boa limpeza nisso de preferência com álcool isopropílico, limpa contato não remove oxidação.

 

Postado
  • Autor

Pensei que o limpa contato tivesse meio que "renovado" esses terminais/solda, mas E

eu fiz a limpeza com álcool isopropílico aqui, e mesmo assim, não houve ligação assim que liguei a fonte, até esperei um pouco dessa vez para ter certeza de ser realmente a tensão de elevando pela placa mãe, mas nada aconteceu.

 

Porém, percebi uma coisa, medi a tensão do cristal de 32kHz a baixo do PCIe x16, e deu 1.25V num pino e 0V no outro, então, fiz o seguinte, esquentei aquela área dos USB, por causa do PSON, mas percebi que ele na verdade não tem tensão, por causa da falta dos resistores e capacitores que seriam ligados a ele, então decidi esquentar apenas o cristal oscilador mesmo, e após uns 10 segundos, e bem quente, a placa mãe ligou e desligou seu LED, e então ligou novamente. Porém, após desligar, fui efetuar a medição de novo, e o cristal agora tá com 0.87V e o outro pino com 0.11V.

 

Pelo jeito, tá parecendo ser esse cristal com algum problema, pois quando tá 1.25V num pino só, ele não liga, mas quando tá 0.87V e 0.11V no outro, liga sim. Mas irei esperar ele voltar a ter 1.25V, e quando tiver, planejo aplicar calor e analisar se a tensão fica igual a quando liga.

Editado: por Kaik Ricardo

Postado
  • Autor

Eu tô achando que de fato esse cristal tá estranho, pois o de cima, se mantém a 0.88V nos dois pinos, e ele segue a mesma construção desse, sendo um capacitor para cada pino e um resistor para interligar a oscilação de ambos, a diferença é que um vai para a CPU diretamente e outro passa por um CI que não compreendo bem a função dele.

 

Fui medindo aqui, e a tensão só tende a subir do pino superior do cristal, já foi para 1.03V e voltou para 0.88V e o de baixo permanece a 0.17V, mas estou numa dúvida aqui, se a tensão fosse para ser uma de, por exemplo, 1.25V, o CI e o capacitor interligado no cristal não deveria ter essa tensão e apenas o cristal deveria ter essa oscilação, demonstrando que está com defeito? Ou será que entendi errado o funcionamento do cristal e, na verdade, ele está fornecendo tensão para os capacitores e logo para o CI? Não encontrei uma resposta clara para isso.

Postado
  • Tradutores

Não é permitido link externos para bios/esquemas no fórum.      Caso o esquema ou boarview não exista no gerenciador interno, favor upar e informar o link no fórum.

Removi a citação.

 

Sobre esse sintoma que mencionou, isso está com um cheiro de oxidação.     Outra coisa, cristais devem ser aferidos com osciloscópio.    Vou dar uma olhada num esquema que parece ser compatível e no boardview.

Postado
  • Autor

@curtolo Irei soldar esse cristal oscilador, para evitar que seja algum tipo de obstrução entre terminal e a solda.

 

O problema é a falta do osciloscópio que não tenho, mas pretendo depois obter um. Mas pelo que vi, a tensão do cristal, deve ser a metade do que a forneceria, e como vi que na FCH tem tensão de 1.05V, 2.5V e 3V, acho que dá para ter uma ideia do resultado, pois o cristal ao lado do FCH recebe 1.05, pois ao ligar, ele fica a 0.55V em ambos os pinos, e o de cima ao lado da CPU, fica com 0.88V em ambos os pinos, o que seria algo entre os 2.5V. Apenas esse aqui fica com 0.88V num pino, e 0.11V no outro.

Postado
  • Autor

@curtolo Pelo que vi, em todos, mas apenas nesse abaixo do slot da PCIe x16, ao lado do CI, que tá com avariação na tensão como mencionei.

 

ImagemdoWhatsAppde2025-08-01(s)12_49.03_3f319aab.thumb.jpg.2544beac2b8c9c5fb5db02e9b306de28.jpg

Postado
  • Tradutores

É o SX3, justamente na região que se encontrava mais oxidada.    Ligados a esse cristal existem 1 resistor e 2 capacitores, faça uma inpeção visual nesses componentes e meça o resistor, e faça como disse na mensagem anterior, uma boa ressoldagem pode ajudar.

Postado
  • Autor

@curtolo Ressoldei recentemente, apenas os terminais e a solda, isso sem retirar o cristal e não tem jeito, a solda mesmo estando perfeita, tá se mantendo com a mesma tensão, usei até fluxo de solda que retira essas oxidações.

 

Então, os capacitores não tem, então medi o resistor de 20MΩ, e deu 7.11MΩ, mas acho que pelos outros componentes, está meio que na média, medi outros também e deu abaixo da  resistência escrita neles.

 

Visualmente, era apenas aqueles componentes SMD do USB que estavam estranho, o resto se mantêm com uma boa soldagem.

Editado: por Kaik Ricardo

Postado
  • Autor

@curtolo Obrigado, mas eu tô usando uma da Asus B450M Prime-A que é a mesma que essa.

Postado
  • Autor

Ah, já tinha me esquecido, tava tão focado no diagnóstico e conserto que esqueci de verificar se ela tava ligando ou não, e bem, até agora, não houve nenhuma necessidade de calor para ligar-lá, então meio que irei deixar ela parada por umas horas até poder dar outro cold boot nela. Bom que tá chovendo agora, o que vai aumentar ainda mais a umidade no ar.

 

Se não persistir o defeito, terei que esperar ao menos um dia, pois preciso ter certeza que não vá ocorrer de novo.

 

Edit 1: Após uma chuva de ontem, aumentou a umidade para talvez 80%, e hoje amanheceu nublado e o tempo mais frio, logo, o ar tá mais seco, porém, imagino não ser tanto. Liguei ela hoje e para minha surpresa, ligou de primeira, porém, segundo relatos do antigo dono, podia durar 2 dias sem esse problema, então irei esperar mais um tempo, e talvez testar ela hoje de noite para saber se está mantendo o funcionamento dela.

 

Edit 2: Acabei de testar, e deu o mesmo problema, engraçado que medi as tensões e tava 0.88V num pino e 0.18V em outro no cristal oscilador abaixo da PCIe x16. Não sei já mais o que pode ser, pois além disso, joguei calor nesse cristal, e mesmo assim não ligou, então passei nos componentes SMD do USB, e nada, e então fui para o chipset junto com o cristal e aí sim, ligou. Planejo agora esperar dar o mesmo erro, e ir para o chipset, esquentar só essa parte e ver o que acontece.

Editado: por Kaik Ricardo

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.