Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Asus B450M-Gaming/BR com possível problema de umidade

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Tô com uma Asus B450M-Gaming/BR que no começo não liga, até aí, esquento via soprador térmico, focando nos cristais osciladores ao lado do FCH e abaixo do PCIe x16 (há mais dois, sendo um ao lado do CI de rede, mas não vejo sentido em esquentar essa parte, e outro está no lado da CPU, porém, não precisei esquentar esse), após isso, a placa mãe parece "ligar", digo entre aspas, pois não parece que após o aquecimento, ela de fato liga, pois ao desligar, e esfriar, ela liga normalmente, ou simplesmente se não ligar, posso deixar a fonte demandando tensão que após um tempo, ela simplesmente liga, o que parece normal, mas o problema é que não dá para saber ao certo o real defeito. Já efetuei o aquecimento em apenas um dos cristais osciladores ou na FCH e mesma coisa, ela parece ligar apenas por questão da tensão.

A minha dúvida, é ser de fato pode ser o cristal oscilador o problema, e qual seria o mais possível, vendo no boardview dela, tem o de 25.000MHz que interliga o FCH, dois de 32.768kHz que seria um que interliga a CPU diretamente, e outro que passa por um CI que aparenta também ser responsável com a CPU, sendo "6S_SMBCLK_VSB_R" e "5S_SMBDATA_VSB_R". Tenho outras placas mãe aqui que posso fazer a retirada do cristal oscilador de 25MHz ou 32kHz, mas antes gostaria de ter uma certa confirmação para não sair trocando qualquer coisa.

Fiz a verificação da tensão, pois da frequência não confio em fazer pelo multímetro e não tenho osciloscópio, e o da FCH (não medi os outros por não saber a tensão de trabalho), tá dando 0.55mV, mas ao que me aparenta, tá certo, pois a tensão de trabalho é 1.05V.

Além disso, já efetuei uma limpeza via limpa contato, retirando qualquer obstrução que poderia ter nos terminais ou solda. Mas tem uma área que não sai por nada isso e me parece ter se agravado em algum tipo de camada de umidade, mas verifiquei no boardview e só tem componentes SMD do USB, apenas um que seria do PSON, mas tá dando 3.33V em ambos.

Cristal oscilador de 32kHz que interliga a CPU por um CI (esse do lado).

Imagem do WhatsApp de 2025-08-01 à(s) 12.49.03_3f319aab.jpg

Cristal oscilador de 32kHz que interliga a CPU diretamente.

Imagem do WhatsApp de 2025-08-01 à(s) 12.49.03_d028f10c.jpg

Cristal oscilador de 25MHz do FCH que interliga a FCH.

Imagem do WhatsApp de 2025-08-01 à(s) 12.49.03_f1cbb024.jpg

Placa mãe inteira, usando um Athlon 3000G, memória RAM de marca mais desconhecida, mas que funciona e uma fonte KCAS de 550W (ruim, mas funciona).

Imagem do WhatsApp de 2025-08-01 à(s) 12.49.04_374c780a.jpg

Obstrução nesses resistores, transistores e capacitores, porém, apenas o segundo transistor da esquerda para direita que é responsável pelo PSON, mas não parece estar com defeito.

Imagem do WhatsApp de 2025-08-01 à(s) 12.54.02_4c6c4b2b.jpg

Editado: por Kaik Ricardo
  • Moderador Global
Postado

@Kaik Ricardo , seu tópico foi movido para a área correta » Motherboards, PCs, All in One & Cia

Como criar seu tópico na área correta?    

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Amigo, com essa oxidação toda existente na placa não adianta ficar batendo cabeça.     Primeira coisa a se fazer é uma boa limpeza nisso de preferência com álcool isopropílico, limpa contato não remove oxidação.

• Joinha 1
Postado (editado)

Pensei que o limpa contato tivesse meio que "renovado" esses terminais/solda, mas E

eu fiz a limpeza com álcool isopropílico aqui, e mesmo assim, não houve ligação assim que liguei a fonte, até esperei um pouco dessa vez para ter certeza de ser realmente a tensão de elevando pela placa mãe, mas nada aconteceu.

Porém, percebi uma coisa, medi a tensão do cristal de 32kHz a baixo do PCIe x16, e deu 1.25V num pino e 0V no outro, então, fiz o seguinte, esquentei aquela área dos USB, por causa do PSON, mas percebi que ele na verdade não tem tensão, por causa da falta dos resistores e capacitores que seriam ligados a ele, então decidi esquentar apenas o cristal oscilador mesmo, e após uns 10 segundos, e bem quente, a placa mãe ligou e desligou seu LED, e então ligou novamente. Porém, após desligar, fui efetuar a medição de novo, e o cristal agora tá com 0.87V e o outro pino com 0.11V.

Pelo jeito, tá parecendo ser esse cristal com algum problema, pois quando tá 1.25V num pino só, ele não liga, mas quando tá 0.87V e 0.11V no outro, liga sim. Mas irei esperar ele voltar a ter 1.25V, e quando tiver, planejo aplicar calor e analisar se a tensão fica igual a quando liga.

Postado

Eu tô achando que de fato esse cristal tá estranho, pois o de cima, se mantém a 0.88V nos dois pinos, e ele segue a mesma construção desse, sendo um capacitor para cada pino e um resistor para interligar a oscilação de ambos, a diferença é que um vai para a CPU diretamente e outro passa por um CI que não compreendo bem a função dele.

Fui medindo aqui, e a tensão só tende a subir do pino superior do cristal, já foi para 1.03V e voltou para 0.88V e o de baixo permanece a 0.17V, mas estou numa dúvida aqui, se a tensão fosse para ser uma de, por exemplo, 1.25V, o CI e o capacitor interligado no cristal não deveria ter essa tensão e apenas o cristal deveria ter essa oscilação, demonstrando que está com defeito? Ou será que entendi errado o funcionamento do cristal e, na verdade, ele está fornecendo tensão para os capacitores e logo para o CI? Não encontrei uma resposta clara para isso.

• Moderador Global
Postado

Não é permitido link externos para bios/esquemas no fórum.      Caso o esquema ou boarview não exista no gerenciador interno, favor upar e informar o link no fórum.

Removi a citação.

Sobre esse sintoma que mencionou, isso está com um cheiro de oxidação.     Outra coisa, cristais devem ser aferidos com osciloscópio.    Vou dar uma olhada num esquema que parece ser compatível e no boardview.

• Joinha 1
Postado

@curtolo Irei soldar esse cristal oscilador, para evitar que seja algum tipo de obstrução entre terminal e a solda.

O problema é a falta do osciloscópio que não tenho, mas pretendo depois obter um. Mas pelo que vi, a tensão do cristal, deve ser a metade do que a forneceria, e como vi que na FCH tem tensão de 1.05V, 2.5V e 3V, acho que dá para ter uma ideia do resultado, pois o cristal ao lado do FCH recebe 1.05, pois ao ligar, ele fica a 0.55V em ambos os pinos, e o de cima ao lado da CPU, fica com 0.88V em ambos os pinos, o que seria algo entre os 2.5V. Apenas esse aqui fica com 0.88V num pino, e 0.11V no outro.

• Moderador Global
Postado

É o SX3, justamente na região que se encontrava mais oxidada.    Ligados a esse cristal existem 1 resistor e 2 capacitores, faça uma inpeção visual nesses componentes e meça o resistor, e faça como disse na mensagem anterior, uma boa ressoldagem pode ajudar.

• Joinha 1
Postado (editado)

@curtolo Ressoldei recentemente, apenas os terminais e a solda, isso sem retirar o cristal e não tem jeito, a solda mesmo estando perfeita, tá se mantendo com a mesma tensão, usei até fluxo de solda que retira essas oxidações.

Então, os capacitores não tem, então medi o resistor de 20MΩ, e deu 7.11MΩ, mas acho que pelos outros componentes, está meio que na média, medi outros também e deu abaixo da  resistência escrita neles.

Visualmente, era apenas aqueles componentes SMD do USB que estavam estranho, o resto se mantêm com uma boa soldagem.

Postado (editado)

Ah, já tinha me esquecido, tava tão focado no diagnóstico e conserto que esqueci de verificar se ela tava ligando ou não, e bem, até agora, não houve nenhuma necessidade de calor para ligar-lá, então meio que irei deixar ela parada por umas horas até poder dar outro cold boot nela. Bom que tá chovendo agora, o que vai aumentar ainda mais a umidade no ar.

Se não persistir o defeito, terei que esperar ao menos um dia, pois preciso ter certeza que não vá ocorrer de novo.

Edit 1: Após uma chuva de ontem, aumentou a umidade para talvez 80%, e hoje amanheceu nublado e o tempo mais frio, logo, o ar tá mais seco, porém, imagino não ser tanto. Liguei ela hoje e para minha surpresa, ligou de primeira, porém, segundo relatos do antigo dono, podia durar 2 dias sem esse problema, então irei esperar mais um tempo, e talvez testar ela hoje de noite para saber se está mantendo o funcionamento dela.

Edit 2: Acabei de testar, e deu o mesmo problema, engraçado que medi as tensões e tava 0.88V num pino e 0.18V em outro no cristal oscilador abaixo da PCIe x16. Não sei já mais o que pode ser, pois além disso, joguei calor nesse cristal, e mesmo assim não ligou, então passei nos componentes SMD do USB, e nada, e então fui para o chipset junto com o cristal e aí sim, ligou. Planejo agora esperar dar o mesmo erro, e ir para o chipset, esquentar só essa parte e ver o que acontece.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.