Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts em destaque

Postado (editado)

Fiz um

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, alegando ser umidade, pois quando aplicava calor na área dos cristais osciladores, poderia ligar, seja de imediato ou com uns 20 segundos após isso. Porém, fiz uma análise hoje, e reparei que a BIOS, que antes tava dando 0.84V nos pinos 1 (CS), 3(WP), 8 (VCC) e 7 (HOLD/RESET), nos outros não tinha essa tensão, que era pino 2 (SI), 6 (CLK) e 5 (SO) mesmo se ligasse, os demais, ião para 1.88V, mas não esses. Voltando para minha análise, a BIOS deu 0.7V a 0.20V nos pinos que antes dava 0.84V e 1.88V, porém, nos que não tinham tensão, agora tem, e são de 0.22V a 0.24V.

Reparando nisso, decidi esperar a tensão subir para os 0.84V e para minha surpresa, voltou, e decidi apertar o botão PWR e ligou e se mantéu perfeitamente, até se autodesligar pelos 95ºC da CPU, mas após desligar, a tensão caiu para os 0.7V e ficou por isso, logo, decidi efetuar um curto entre PS_ON e PWR_OK da fonte, e deu os 1.88V da BIOS, mas como não deu vídeo, apenas decidi apertar o botão PWR e ligou normalmente com vídeo, bastando apenas eu retirar o curto que fiz.

Já efetuei uma limpeza com álcool isopropílico e usei até uma escova de latão para retirar qualquer obstrução dos componentes SMD, mas não resolveu. E ao aplicar calor, nessa área, quase nada ocorre, é como se de fato o problema fosse alguma fuga e não umidade como antes eu achava.

Então bem, o que antes, poderia ser umidade, por questão dessas AM4 A320, B450 e A520 terem fama de ter, ainda mais sendo ASUS, na verdade, não é, parece ser mais uma fuga de corrente para algum local, o mais triste, é que no dessa placa mãe, os resistores, capacitores e transistores interligados a tensão principal dos 1.8V, estão em funcionamento, mas quando há essa queda, todos os componentes SMD de 1.8V, ficam com tensão em 0V, o que me deixa mais perdido ainda.

Minha maior dúvida, é aonde ir, pois essa placa mãe tá complicada para efetuar um diagnóstico ao menos.

Exemplo do que falei em fotos:

ImagemdoWhatsAppde2025-08-04(s)20_01.07_bad4a274.thumb.jpg.e6a92c14757fab7b55d99189a4ad2abc.jpg

Aqui não tem o que fazer há não ser efetuar um curto no PS_ON e PWR_OK, aí ela liga, demanda os 1.88V e se aperto o botão PWR, ela liga e posso tirar o curto e funciona normal, mas se desligar pode voltar a acontecer.

Essa tensão de 0.5V a 0.20V é nos pinos 1 (CS), 3 (WP), 7 (HOLD/RESET) e 8 (VCC/1.8V), já nos 2 (SI), 5 (SO) e 6 (CLK) tem uma tensão fixa de 0.20V.

Os componentes SMD que interligam todos os pinos, ficam com a mesma tensão, apenas no caso da alimentação de 1.8V, que fica com 0V em todos os componentes SMD.

ImagemdoWhatsAppde2025-08-04(s)20_02.08_c04b572f.thumb.jpg.9fd854aeb7e46414408d47394b670036.jpg

Aqui nessa tensão, a placa mãe liga normalmente, basta apertar o botão PWR, e os pinos 1 (CS), 3 (WP), 7 (HOLD/RESET) e 8 (VCC) ficam com os seus 1.88V, os restantes ficam com tensão 0V, mas não em curto igual ao 4 (GND).

Todos os componentes SMD interligados com os pinos 1, 3 7 e 8, ficam com tensão correta, e nos componentes de alimentação da BIOS, fica com os 1.8V.

Se eu desligar a placa mãe, ela pode permanecer nos 0.84V, ou simplesmente acabar oscilando para 0.60V e poder cair para 0.20V e ficar no estado acima que menciono.

Exemplo em vídeo do que falei (desculpe pelo jeito):

Agradeço de coração para qualquer pessoa que me dê uma ideia de aonde ir com essa placa mãe.

Editado: por Kaik Ricardo
Postado

@Kaik Ricardo Bom dia, estava lendo seu outro tópico (não precisa cria 2 tópicos para a mesma placa mesmo o cenário sendo um pouco diferente) e vi essa imagem. O sintoma de ter ligado com o jumper no conector atx e pressionado o botão pwron é bem estranho, e talvez elimine a possibilidade de ser o BIOS, mas é uma tentativa regrava-lo levando em conta ser um problema um pouco comum pelo modelo da sua placa, mas com sintomas diferentes. Imagino o seguinte, pelo estado dessa foto, é muito fácil das esferas BGA ali do chipset estarem na mesma situação por baixo do chip. Pode fazer um teste, quando ela não ligar aquece-lo um pouco por baixo da placa apenas para fazer um diagnóstico. No seu relato vi que vc aqueceu em uma certa região e a placa ligou, então é algo a se considerar!

2025-08-06 (1).png

• Joinha 1
Postado (editado)

@Rods Opa, obrigado por responder!

Desculpe pela criação de dois tópicos, acabei achando ser outro sintoma e pensei que aquele antigo estivesse "finalizado" pela falta de respostas.

Bom, na verdade, eu percebi uma coisa ultimamente, em mais uma análise dela, fiz uma verificação nessa área da BIOS, e percebi que a BIOS deu 0.84V, então pensei, "bom, agora ela vai ligar" e para minha surpresa não ligou, então fiquei intrigado, pois ela acabou me contradizendo sobre o que disse acima no tópico. De qualquer maneira, verifiquei sobre isso, e decidi examinar o cristal oscilador, pois algo me diz ser algo nesses cristais, e vendo o cristal acima da BIOS, estava dando 1.50V em um pino e outro 0.80V, mas não dava essa tensão, ambos batiam 0.80V, então decidi esquentar apenas esse cristal, focando o calor nele e pronto, a placa mãe ligou, e ao medir de novo, a tensão se permaneceu a 0.80V em ambos os pinos. O que deixa a crer, é que seja de fato esse cristal oscilador, ele tem capacitores e um resistor interligados com dois terminais da CPU, mas nada que envolva a BIOS, porém, vai que esse terminal envolva algo na tensão, mas não consegui identificar, na verdade, nem sei o que esse cristal faz na CPU, além disso, ele tá mais oxidado que os outros.

Sobre ser o FCH, eu achei bastante que fosse algo na BGA dele, mas já faz um bom tempo que não esquento a FCH e continua ligando, agora, eu apenas esquento a região da BIOS e liga normalmente. Então acho que é correto eliminar ele daqui, certo? Além disso, ela só liga agora ao esquentar mais essa região, diante das outras, aparentava de fato funcionar, mas acho que por eu usar um soprador térmico (já providenciei uma estação de retrabalho), a área do calor era alta e logo acabava chegando lá e ligava, até porque percebi que essa área da BIOS e cristal, são mais sensíveis ao calor, basta esquentar um pouco e já liga.

Eu comprei uns equipamentos para me auxiliar melhor, que irão chegar logo, e assim que chegar, planejo efetuar a troca desse cristal oscilador de 32.786kHz e possivelmente a regravação dessa BIOS apenas para considerar.

Fotos da ligação desse cristal, como pode ver, nenhum bate com a BIOS abaixo, apenas com uma parte da CPU.

20250806_125910.jpg

20250806_125915.jpg

Foto do cristal, como acho que dá para ver, ele tá mais oxidado que os outros. Além disso, há a BIOS que tava com seus terminais com obstrução, mas fiz uma limpeza e consegui retirar, porém, nessa região, a oxidação aparenta ter chegado mais, pois os pinos do SPI, estão todos oxidados.

20250805_192550.jpg

Editado: por Kaik Ricardo
Postado

@Kaik Ricardo Igual ja mencionado no outro post, cristais realmente são só verificados com um frequencímetro ou um osciloscópio. Esse cristal faz parte do circuito de C-mos e ja oscila em 32Khz apenas com a bateria ali de 3V, Se retirar a bateria ele para de oscilar e ai sim precisa de uma fonte externa. Esse cristal é padrão nas placas, então da p vc tentar tentar troca-lo retirando de alguma sucata. A região esquentada tbm fica perto do socket do processador, que tbm é composta por esferas bga importante tbm. Realmente ha algum OSMAR ai, então ressoldar alguns pontos nessa região tbm é valido. Boa sorte!

• Joinha 1
Postado

@Rods problema é o osciloscópio que me falta de fato, penso em optar por um daqueles mini que se encontra na faixa de R$ 200,00, mas vai apenas até 200kHz, daria para medir esse cristal, mas prefiro juntar mais e optar um de ao menos 100MHz para não precisar efetuar alguma troca posterior. Porém, existe um multímetro MT-4300 que vai até 10MHz, não é muito, mas é mais barato, sendo R$ 150,00, então depois planejo efetuar a compra do próprio. 

Mas como disse, eu tenho aqui placas mãe para retirada de peças e há esse cristal oscilador de 32.768MHz, irei efetuar a troca dele e verei como fica.

Não imaginava que a CMOS fosse possível de impedir a inicialização da placa mãe, mas faz sentido ser de fato mesmo, pois se ele estiver com defeito, pode mesmo acabar oscilando a tensão da BIOS.

Já verifiquei os componentes SMD da BIOS, mas esses do cristal, sendo capacitor e resistor, não verifiquei, mas planejo.

Postado

@Kaik Ricardo Pense bem na aquisição do osciloscópio pois vejo mts técnicos comprando e depois dizendo que usam mt pouco. Veja tbm que ele esta te fazendo falta para medir um componente que, se esta desconfiado dele, vc encontra fácil e tbm é fácil troca-lo. Talvez nesse se cenário trocar o chip do BIOS tbm é valido. E se ela tbm liga as vezes , vale a penas baixar  um update do BIOS executável no site do fabricante e rodar ai.

Postado

@Rods esse também é outro motivo para eu não comprar um osciloscópio, particularmente, eu só usuária para isso e nada mais. Por isso efetuei a compra de um multímetro que vai até 10MHz, esse no caso, vai conseguir medir essa frequência de 32.768kHz.

Eu não lembro se essa placa mãe tem tipo um Q-Flash, mas se tiver, irei atualizar via pen drive apenas para ter uma noção de não ser alguma coisa na firmware, invés da BIOS mesmo.

Assim que eu efetuar o que me foi dito aqui, eu repasso aqui e atualizado, até o momento, muito obrigado pela ajuda!

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...