Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Posts Por Dia

    0.01
  • Posts

    29
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    32 [ Doar ]

Informação Pessoal

  • Localidade
    Rio de Janeiro

Últimos Visitantes

311 visualizações

Conquistas de JohnTzu

  1. @Emanoel_2.0 Infelizmente também não consegui nenhuma informação a respeito com esse código que está nele. Ainda estou com a placa mas não possuo aquele aparelho que ajuda na identificação de smd. Sugiro que peça ajuda aos amigos do fórum, alguém provavelmente saberá esclarecer seu problema
  2. Obrigado pela colaboração, agora estou quase certo de que é o processador mesmo. Não vejo como a placa mãe ainda possa ser a responsável, então o jeito é aguardar vir uma compatível e testa-lo.
  3. Olá a todos. Essa placa me chegou com um FX-4300 e com um curto no Vcore. Após localizar o componente em curto (um mosfet de alta) e substitui-lo por um equivalente o curto sumiu, porém a placa passou a ligar sozinha e sem vídeo. Já verifiquei as tensões de Vcore (0,9V), memórias (1,5V) e pilha (3V), não achei uma bios para este modelo e nem tenho um osciloscópio para verificar se está havendo comunicação com ela, então decidi por um processador compatível que tinha aqui, um Athlon II x3, subiu vídeo. Com isso experimentei atualizar a bios via instant Flash, a placa parou de ligar sozinha, porém o FX 4300 continua sem vídeo. Minha dúvida seria se é possível que este defeito não esteja sendo causado pelo processador, mesmo a placa funcionando normalmente com o outro processador. Claro que o ideal seria testa-lo em uma outra placa, mas no momento eu não tenho nenhuma disponível. Ainda pode ser Bios? Será o mosfet substituído (um FDMS7698, o original era um P0903BK)? Será capacitores? Me ajudem com vossa experiência, pois o cliente alega que o processador estava funcionando, então gostaria de saber oque mais posso testar antes de condenar este processador. Agradeço desde já. PS: O processador esquenta normalmente, já troquei as memórias e a fonte por outras que eu sei estarem funcionando. Também verifiquei se com uma gpu externa apresentaria vídeo, sem sucesso. E por último a placa aparenta estar com um problema de rede que não sei se está relacionado ao problema principal.
  4. JohnTzu

    em análise LG S425 - DA0LG2MBD0 - Não liga

    @vado Vivendo e aprendendo, muito obrigado pelo esclarecimento. Nunca tinha injetado tensão numa placa com a fonte atx (sou iniciante na área) e não sabia do resistor para limitar a corrente e nem sobre alimentar a placa sem um PWM. No entanto este notebook é de uso pessoal, então não estou prejudicando ninguém com minhas trapalhadas . -Não cheguei a fazer o jumper, usei somente os 3.3 da fonte atx -Não retirei pr28, -Sobre a fonte de bancada estou providenciando, pretendo montar uma baseado em um projeto que vi aqui no forúm
  5. JohnTzu

    em análise LG S425 - DA0LG2MBD0 - Não liga

    De todo modo vou ter que dar uma pausa neste equipamento, pois terei de importar o charger e os mosfets... Gostaria da sugestão dos colegas com experiência em modelos semelhantes da LG quanto a outros componentes que costumam dar defeito nesta linha, assim me prevenindo de pagar múltiplos fretes e atrasar mais o reparo caso apareçam mais defeitos após este.
  6. JohnTzu

    em análise LG S425 - DA0LG2MBD0 - Não liga

    Atualização: consegui improvisar uma fonte atx e injetar os 3v como foi solicitado. Ao fazer isso imediatamente surgiu fumaça na parte oposta da placa, procurei algum componente chamuscado mas não encontrei nenhum. Continuei então injetando 3v no mesmo ponto para verificar se essa tensão estava indo para o gate de pq7 mas, assim como em pr6, tinha 0v já em pr28. Conferi mais uma vez os componentes na linha do gate de pq7 e então retirei pq7 afim de isolar o possível curto, mas ainda não tinha tensão em pr28. Desconfiando então que o curto estava em PU1 retirei-o para injetar os 3V no pino 9 mas após remove-lo e plugar o carregador subiu fumaça novamente, desta vez verifiquei que em PQ8 e 9 surgiram bolhas. Fiz algo de errado que pode ter ocasionado a queima destes mosfets? Ou isso só indica que eram eles que estavam em curto e matando a tensão de ACIN PG?
  7. JohnTzu

    em análise LG S425 - DA0LG2MBD0 - Não liga

    @vado Como eu disse no começo do tópico estou sem minha fonte no momento, então não posso realizar esse teste agora.
  8. JohnTzu

    em análise LG S425 - DA0LG2MBD0 - Não liga

    @vado Desculpe a demora, aí estão as tensões. Marquei como "Mia" os componentes que não estão presentes na placa (o modelo não é exatamente o do esquema).
  9. JohnTzu

    em análise LG S425 - DA0LG2MBD0 - Não liga

    Finalizei os testes e encontrei diferenças entre os dois charges, o primeiro estava em curto no pad 12 e 15 e com 0v nos pinos 6,12 e 15, já o segundo não existe esse curto, mas tenho 0,66v nos pinos 12 e 15, e 0,40v no pino 6 (com e sem pc11 e 14). PC11 também está bipando em ambos os lados, porém o capacitor está ok. PC14 bipa de um lado e tem 100 de resistência do outro
  10. JohnTzu

    em análise LG S425 - DA0LG2MBD0 - Não liga

    Correto, me confundi. PC14 aparenta estar ok (bipa de um lado e marca aproximadamente 500 do outro), já PD6 bipa nos dois lados e se retirado do circuito conduz de um lado (180 resistencia) e não para o outro. Tudo indica para PU1, vou retira-lo e por o outro e refazer estes testes, caso dê o mesmo resultado já irei fazer o pedido de alguns para reposição
  11. JohnTzu

    em análise LG S425 - DA0LG2MBD0 - Não liga

    @Leonildo Infelizmente o único compatível que eu achei aqui está apresentando o mesmo sintoma, teria que encomendar da china. Retirei pc11 e 14 e a tensão não apareceu, mas agora não tenho mais os 0,60v nos pinos 6 e 12. Agora que há VIN tenho 3,3v em SCL e SDL. Examinando a linha de VDDP encontrei continuidade entre o pino 15 e 12 (BST), retirei o diodo PD5 mas continua bipando, retirei o PU1 e o curto some. Essa linha deveria ter continuidade?
  12. JohnTzu

    em análise LG S425 - DA0LG2MBD0 - Não liga

    @Well7487 Bom dia, obrigado pela contribuição. Segue os testes: PQ7: 1: Bipa 2: 800 3: 1550 Pino 9 PU2: infinito Retirei pr28 mas a tensão não se alterou, retirei também pr30 sem sucesso.
  13. JohnTzu

    em análise LG S425 - DA0LG2MBD0 - Não liga

    @master7 @Emanoel_2.0 Por enquanto estou sem a fonte de bancada para poder injetar tensão. Estava removendo um por um os componentes em contato direto com ACIN, cheguei a trocar o PU1, mas até agora nenhuma alteração. Se for mesmo um curto após PQ3 será bem difícil de achar sem a fonte... Você acha que tem algum problema usar ele sem o pr7 por enquanto? Como disse ele ainda possui outro defeito relacionado (acho eu) ao PU2.
  14. JohnTzu

    em análise LG S425 - DA0LG2MBD0 - Não liga

    Vou prosseguir sem o pr7 por enquanto. O segundo problema que havia mencionado é o seguinte: O notebook não liga, tem a luz indicando charger acesa, tenho os 3v alimentando a bios e o I/O e também no botão power, porém não é gerado as tensões de 3 e 5VALWS em PU2. Verificando as entrips vi que surge 1.2V no pino 1 e 6 após pressionado o power, e um pouco depois desaparece. Outras tensões que tenho em PU2: VIN:19,7V EN:2,5 VREG 3 E 5: OK REF: 2V
  15. JohnTzu

    em análise LG S425 - DA0LG2MBD0 - Não liga

    @Jakers Binder Cometi um equivoco, esqueci que havia removido o pr7 que você pediu, quando o pus de volta a tensão após pr6 volta a 0. Pelo o que eu entendi do que o master explicou a pq5 para estar em corte e a assim a tensão chegar no gate de pq3 é preciso que pq7 chaveie a tensão de VAD para o ground, e pq7 precisa de uma tensão positiva no gate para chavear, esta vem do sinal ACIN PG do PU2 (me corrija se eu estiver errado). Logo é mais provável que o charger esteja realmente com defeito, já que estenão gera esse sinal no pino respectivo, oque acha?

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...