Jump to content
  • Content Count

    26
  • Avg. Content Per Day

    0.02
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    21
  • Country

    Brazil

Community Reputation

3 Neutral

About JohnTzu

  • Rank
    Membro Aspirante I

Personal Information

  • Location
    Rio de Janeiro

Recent Profile Visitors

97 profile views
  1. @vado Vivendo e aprendendo, muito obrigado pelo esclarecimento. Nunca tinha injetado tensão numa placa com a fonte atx (sou iniciante na área) e não sabia do resistor para limitar a corrente e nem sobre alimentar a placa sem um PWM. No entanto este notebook é de uso pessoal, então não estou prejudicando ninguém com minhas trapalhadas . -Não cheguei a fazer o jumper, usei somente os 3.3 da fonte atx -Não retirei pr28, -Sobre a fonte de bancada estou providenciando, pretendo montar uma baseado em um projeto que vi aqui no forúm
  2. De todo modo vou ter que dar uma pausa neste equipamento, pois terei de importar o charger e os mosfets... Gostaria da sugestão dos colegas com experiência em modelos semelhantes da LG quanto a outros componentes que costumam dar defeito nesta linha, assim me prevenindo de pagar múltiplos fretes e atrasar mais o reparo caso apareçam mais defeitos após este.
  3. Atualização: consegui improvisar uma fonte atx e injetar os 3v como foi solicitado. Ao fazer isso imediatamente surgiu fumaça na parte oposta da placa, procurei algum componente chamuscado mas não encontrei nenhum. Continuei então injetando 3v no mesmo ponto para verificar se essa tensão estava indo para o gate de pq7 mas, assim como em pr6, tinha 0v já em pr28. Conferi mais uma vez os componentes na linha do gate de pq7 e então retirei pq7 afim de isolar o possível curto, mas ainda não tinha tensão em pr28. Desconfiando então que o curto estava em PU1 retirei-o para injetar os 3V no pino 9 mas após remove-lo e plugar o carregador subiu fumaça novamente, desta vez verifiquei que em PQ8 e 9 surgiram bolhas. Fiz algo de errado que pode ter ocasionado a queima destes mosfets? Ou isso só indica que eram eles que estavam em curto e matando a tensão de ACIN PG?
  4. @vado Como eu disse no começo do tópico estou sem minha fonte no momento, então não posso realizar esse teste agora.
  5. @vado Desculpe a demora, aí estão as tensões. Marquei como "Mia" os componentes que não estão presentes na placa (o modelo não é exatamente o do esquema).
  6. Finalizei os testes e encontrei diferenças entre os dois charges, o primeiro estava em curto no pad 12 e 15 e com 0v nos pinos 6,12 e 15, já o segundo não existe esse curto, mas tenho 0,66v nos pinos 12 e 15, e 0,40v no pino 6 (com e sem pc11 e 14). PC11 também está bipando em ambos os lados, porém o capacitor está ok. PC14 bipa de um lado e tem 100 de resistência do outro
  7. Correto, me confundi. PC14 aparenta estar ok (bipa de um lado e marca aproximadamente 500 do outro), já PD6 bipa nos dois lados e se retirado do circuito conduz de um lado (180 resistencia) e não para o outro. Tudo indica para PU1, vou retira-lo e por o outro e refazer estes testes, caso dê o mesmo resultado já irei fazer o pedido de alguns para reposição
  8. @Leonildo Infelizmente o único compatível que eu achei aqui está apresentando o mesmo sintoma, teria que encomendar da china. Retirei pc11 e 14 e a tensão não apareceu, mas agora não tenho mais os 0,60v nos pinos 6 e 12. Agora que há VIN tenho 3,3v em SCL e SDL. Examinando a linha de VDDP encontrei continuidade entre o pino 15 e 12 (BST), retirei o diodo PD5 mas continua bipando, retirei o PU1 e o curto some. Essa linha deveria ter continuidade?
  9. @Well7487 Bom dia, obrigado pela contribuição. Segue os testes: PQ7: 1: Bipa 2: 800 3: 1550 Pino 9 PU2: infinito Retirei pr28 mas a tensão não se alterou, retirei também pr30 sem sucesso.
  10. @master7 @Emanoel_2.0 Por enquanto estou sem a fonte de bancada para poder injetar tensão. Estava removendo um por um os componentes em contato direto com ACIN, cheguei a trocar o PU1, mas até agora nenhuma alteração. Se for mesmo um curto após PQ3 será bem difícil de achar sem a fonte... Você acha que tem algum problema usar ele sem o pr7 por enquanto? Como disse ele ainda possui outro defeito relacionado (acho eu) ao PU2.
  11. Vou prosseguir sem o pr7 por enquanto. O segundo problema que havia mencionado é o seguinte: O notebook não liga, tem a luz indicando charger acesa, tenho os 3v alimentando a bios e o I/O e também no botão power, porém não é gerado as tensões de 3 e 5VALWS em PU2. Verificando as entrips vi que surge 1.2V no pino 1 e 6 após pressionado o power, e um pouco depois desaparece. Outras tensões que tenho em PU2: VIN:19,7V EN:2,5 VREG 3 E 5: OK REF: 2V
  12. @Jakers Binder Cometi um equivoco, esqueci que havia removido o pr7 que você pediu, quando o pus de volta a tensão após pr6 volta a 0. Pelo o que eu entendi do que o master explicou a pq5 para estar em corte e a assim a tensão chegar no gate de pq3 é preciso que pq7 chaveie a tensão de VAD para o ground, e pq7 precisa de uma tensão positiva no gate para chavear, esta vem do sinal ACIN PG do PU2 (me corrija se eu estiver errado). Logo é mais provável que o charger esteja realmente com defeito, já que estenão gera esse sinal no pino respectivo, oque acha?
  13. Ao retirar o pq2 subiu o gate no pq3. Substitui-o e o VIN voltou! Muito obrigado pela ajuda, já estava condendo o charger por não ter nem o ACIN, nem cogitaria que seria o pq2, já que ele não tinha nenhuma tensão no dreno e então para mim não estava ligado ao defeito. Agora voltei ao defeito original que é não estar sendo gerado as tensões de 3 e 5vs5, caso eu não consiga resolver eu abrirei outro topico. @Jakers Binder @master7 Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda
  14. @Leonildo Boa noite. Retirei o pr6 e a resistência está de acordo com a do esquema. Desconfio que a tensão em VAC esteja muito baixa em 18,3V, se for o caso o PQ6 pode estar influenciando essa tensão? (busquei o datasheet dele mas não compreendi muito bem qual é o papel deste componente). Aqui está um tópico de alguém com um sintoma e modelo semelhante: Grato pela atenção.
  15. @Jakers Binder Esqueci de mencionar +VH28, perdão. Ele está presente e o resistor está com o valor de acordo com o esquema, mas esses 28 não estão indo para o gate de pq3 (tenho continuidade entre o resistor e o pino do gate).

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...