Postado 5 de Agosto de 2025 5 Ago Ola pessoal Sou hobbista na área eletronica e ganhei uma sucata de nobreak NHS compact plus, não consegui achar indicação da potencia dele, mas trabalha em 24 volts, entrada e saida bivolt e a placa é a Placa COMPIQ - 10 -461115, com comunicação RS232. Estava parado a muito tempo e não me passaram qual seria o defeito. O que já testei e identifiquei: Bateria, estavam "mortas", utilizei um carregador eletronico com função de dessulfataçã e as duas baterias voltaram a vida. Estou acompahando a descarga natural e estão mantendo 12,5 volts já a alguns dias, ao ligar no nobreak faiscou na conexão indicando algo em curto, então desliguei as baterias para não causar mais danos a placa. Em uma análise preeliminar, identifiquei o fusivel de entrada queimado e na placa os resistores R9 e r21 carbonizados. O R9 esta ligado ao FET5 e o R21 provavelmente vai ao FET2, a trilha passa por baixo de ouros componentes, então não tenho plena certeza. Também identifiquei o capacitor C6 com sinal de vazamentos. Estou dedicando uma parte do meu tempo livre para entender oa placa deste nobreak, melhorar meu conhecimento de eletronica, fazer o diagnostico e reparar o equipamento se for possivel. Foto da placa em anexo; Agradeço qualquer ajuda ou indicação de testes.
Postado 5 de Agosto de 2025 5 Ago Ola meu caro. Essa criança já não é tão nova. Para testes precisa retirar os cabos trafo1 e trafo2 e levantar o pino 3 do PIC para que ele gere o PWM nos FETs. Vou anexar o diagrama aqui para vc. O U22 eu fecharia os olhos e trocaria ele, mas somente remova ele, e teste as saidas pwm do PIC. Se existirem continue o reparo, caso contrario, sera um bom encosto de portas! Qualquer coisa vamos falando.
Postado 5 de Agosto de 2025 5 Ago Autor @Daniel Crestani Sim, esse é um dinossauro kkkk Mas como estou fazendo isso como hobby acho legal entender a evolução de projetos e soluções que existiam na época. O esquema que postou para mim abre sem nitidez, não consigo ler as informações. Se tiver outra imagem e puder encaminhar eu agradeço! Aproveitando, você sabe a potência desse nobreak? Não encontrei essa informação nele.
Postado 5 de Agosto de 2025 5 Ago Deve ser 1200VA. Anexe mais imagens se possível. Eu tentei enviar o diagrama em PDF, mas vou compartilhar. Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. SENHA PARA BAIXAR: Vn4IlzFG
Postado 5 de Agosto de 2025 5 Ago Autor @Daniel Crestani Obrigado!! Vou postar mais imagens dele na sequencia!!
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.