Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

No Break NHS Compact Plus - Placa COMPIQ - 10 -461115 - Fusivel entrada queimado - Resistores dos FET queimados

Featured Replies

Postado

Ola pessoal

Sou hobbista na área eletronica e ganhei uma sucata de nobreak NHS compact plus, não consegui achar indicação da potencia dele, mas trabalha em 24 volts, entrada e saida bivolt e a placa é a Placa COMPIQ - 10 -461115, com comunicação RS232.
Estava parado a muito tempo e não me passaram qual seria o defeito.
O que já testei e identifiquei:
Bateria, estavam "mortas", utilizei um carregador eletronico com função de dessulfataçã e as duas baterias voltaram a vida. Estou acompahando a descarga natural e estão mantendo 12,5 volts já a alguns dias, ao ligar no nobreak faiscou na conexão indicando algo em curto, então desliguei as baterias para não causar mais danos a placa.
Em uma análise preeliminar, identifiquei o fusivel de entrada queimado e na placa os resistores R9 e r21 carbonizados.
O R9 esta ligado ao FET5 e o R21 provavelmente vai ao FET2, a trilha passa por baixo de ouros componentes, então não tenho plena certeza.
Também identifiquei o capacitor C6 com sinal de vazamentos.
Estou dedicando uma parte do meu tempo livre para entender oa placa deste nobreak, melhorar meu conhecimento de eletronica, fazer o diagnostico e reparar o equipamento se for possivel.
Foto da placa em anexo;
Agradeço qualquer ajuda ou indicação de testes.

IMG_20250804_230306.jpg

Postado

Ola meu caro. Essa criança já não é tão nova. Para testes precisa retirar os cabos trafo1 e trafo2 e levantar o pino 3 do PIC para que ele gere o PWM nos FETs. Vou anexar o diagrama aqui para vc. O U22 eu fecharia os olhos e trocaria ele, mas somente remova ele, e teste as saidas pwm do PIC. Se existirem continue o reparo, caso contrario, sera um bom encosto de portas! Qualquer coisa vamos falando.

MINIPIC.jpg

Postado
  • Autor

@Daniel Crestani Sim, esse é um dinossauro kkkk Mas como estou fazendo isso como hobby acho legal entender a evolução de projetos e soluções que existiam na época.
O esquema que postou para mim abre sem nitidez, não consigo ler as informações. Se tiver outra imagem e puder encaminhar eu agradeço!
Aproveitando, você sabe a potência desse nobreak? Não encontrei essa informação nele.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.