Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Pico de Tensão em Ônibus Urbano

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Fala pessoal, tudo certo? 
Estou com uma dúvida quanto a picos de tensão em ônibus urbano, tenho alguns equipamentos instalados nos ônibus e utilizo um regulador de tensão LM2596 que suporta até 40v nominal, quando ele não queima/estoura o chip regulador, ele deixa essa tensão passar para os meus equipamentos que acaba queimando o microcontrolador. Estou optando por uma opção de regulador como o LM2576HV que suporta 60V, mas antes queria saber quanto pode chegar esse pico de tensão. 

Editado: por Gabriel Angelico
  • Joinha 2
  • 5 semanas depois...
Postado

Oi Gabriel, tenho + de 40 anos de experiência em desenvolvimento de eletrônica para os fabricantes de veículos, ônibus inclusive. O pico de tensão que vc se refere, o pior deles é o "Load Dump" que é normatizado pela SAE e ISO e os valores típicos para sistemas de 24V são muito acima de 60V - isto se vc comprar o LM2576HV de um distribuidor autorizado da TI (que comprou a NS). Se vc comprar no comércio (ML, distribuidores não autorizados, etc) vc vai comprar um switcher chinês carimbado como NSC, possivelmente histerético (é mais barato de fazer o die) e que deve queimar em torno de 45V. O que normalmente fazemos é agregar um elemento de proteção que no transiente limite a tensão a um ponto que nosso circuito sobreviva. Mas normalmente fica em torno de 80-100V para equipamento original e para reposição no melhor caso 65V. Espero ter ajudado. 

• Joinha 1
Postado

OK Gabriel, se precisar de ajuda é só chamar. Se o que vc for ligar for consumo baixo (<100mA) considere opções lineares, é barato e confiável. Se o consumo for maior, escolha com cuidado o buck ou opte por um chaveador com um mosfet de 80-100V.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...