Postado 18 de Agosto de 2025 18 Ago boa tarde!! estou com esse nobreak que não liga nem em modo bateria e nem em rede...testes com baterias novas..quando ligo o botão ele libera tensão de alimentação de 5V que alimenta o processador,mas não aciona nada tbm...uma particularidade é que quando aqueço o processador ele liga normalmente..substitui o resistor r121 (1K) mas não obtive exito..como não tenho o processador para substituir ,fico em duvidas se é ele ou algo que seja na placa..se puderem me ajudar nessa empreitada fico agradecido!!
Postado 18 de Agosto de 2025 18 Ago 20 minutos atrás, zoe disse: boa tarde!! estou com esse nobreak que não liga nem em modo bateria e nem em rede...testes com baterias novas..quando ligo o botão ele libera tensão de alimentação de 5V que alimenta o processador,mas não aciona nada tbm...uma particularidade é que quando aqueço o processador ele liga normalmente..substitui o resistor r121 (1K) mas não obtive exito..como não tenho o processador para substituir ,fico em duvidas se é ele ou algo que seja na placa..se puderem me ajudar nessa empreitada fico agradecido!! Já tentou remover o processador e refazer as soldas dos pads, colocar estanho novo e depois ressoldar novamente ele.
Postado 18 de Agosto de 2025 18 Ago Autor sim ..fiz esse procedimento e tbm não funcionou!! fiz uma resoldagem na "piazada" tbm( giria que utilizamos para os componentes smds resitores e capacitores) hehe...o dificio é encontrar esses processadores,para descartar as dúvidas..mas obrigado pela dica!!
Postado 18 de Agosto de 2025 18 Ago 25 minutos atrás, zoe disse: sim ..fiz esse procedimento e tbm não funcionou!! fiz uma resoldagem na "piazada" tbm( giria que utilizamos para os componentes smds resitores e capacitores) hehe...o dificio é encontrar esses processadores,para descartar as dúvidas..mas obrigado pela dica!! Realmente teria mesmo que testar com outro na placa, pode ser defeito interno nele, uma vez que ele dilata ao aquecer e funciona enquanto está quente. Faça um inspeção critica no entorno dele e também na placa para descartar possível solda fria em algum componente ligado a ele.
Postado 19 de Agosto de 2025 19 Ago r121 pode colocar 2k, a sms recomenda essa troca. Alguns nobreaks que peguei ao quecer desligava, o problema era no cristal oscilador, tente trocar o cristal x1 de 15mhz e veja se muda algo.
Postado 27 de Agosto de 2025 27 Ago Autor bom dia!!! voutei pro nobreak denovo!!! retirei o cristal esse tem 3 terminais ..não tenho nenhum pra substituir..poderia me informar onde posso conseguir?? o codigo descrito em cima dele (1JU)..
Postado 28 de Agosto de 2025 28 Ago boa tarde, sugiro que você verifique as fontes não só a 5V mas as outras também. quando não liga verifique os terminais do processador ou melhor da placa de controle ( 1 e 2 ) não pode haver curto se tiver curto o processador está ruim. Outro passo é ver esses capacitores de 220uF da fonte que uma os principais problema dessa maquína são os capacitores - Verificar a tensão de bateria(24V) e se mesma não está “afogando”. - Verificar os transistores Q18 e Q19 e o Resistor R121 (altera-lo para 2k2OHMs) - Verificar se o uProcessador não está queimado (em curto). Com o multímetro na escala de continuidade meça nos pontos +5V e GND, se estiver em curto o uProcessador está queimado. - Verificar se o equipamento está gerando os valores de fonte. Utilizando o negativo da bateria como referência, verifique no ponto +5V se está chegando a tensão de 5V ao pressionar o botão de ligar, se houver tensão e o equipamento não sinalizar (LEDs e buzer) o processador esta queimado. - Em alguns casos a fonte do equipamento pode estar boa, porém é comum de acontecer que algum outro circuito esteja “matando” a fonte. Por exemplo, algum capacitor ou CI queimado no circuito Inversor poderá derrubar a fonte, fazendo com que o equipamento não ligue. - Se os capacitores C74, C75, C81 e C82 forem de cerâmica e o equipamento não estiver gerando fonte, retirar os capacitores e medir, pois se algum deles estiver com o valor de capacitância (10uF) alterado o equipamento não irá ligar.
Postado 28 de Agosto de 2025 28 Ago Autor boa tarde amigão!! pois é ..fiz os procedimentos básicos é tá tudo certo, baterias novas,tensão de 5v ok, ELE LIGA somente quando aqueço a placa dele com secador de cabelo,descartei essa parte de curto e tbm substitui R121 (2K2)..gostaria de substituir o micro, mas não sei quem fornece esse processador..
Postado 28 de Agosto de 2025 28 Ago Tem um rapaz que grava os PICs mas é acima de 5 peças. Me chama no PV que lhe passo o contato.
Postado 25 de Setembro de 2025 25 Set Autor bom dia Em 19/08/2025 às 12:29, isaelf disse: r121 pode colocar 2k, a sms recomenda essa troca. Alguns nobreaks que peguei ao quecer desligava, o problema era no cristal oscilador, tente trocar o cristal x1 de 15mhz e veja se muda algo.
Postado 25 de Setembro de 2025 25 Set Autor bom dia Isaelf !!!continuando esse nobreak que estava parado..esse cristal de 15mhz onde posso encontrar? fiz a troca por um semelhante o nobreak ligou certinho..o problema que o cristal tem uma frequencia diferente, que coloquei pra teste,,mas certamente é o cristal..agora pesquisei em todo lugar e não achei o bendito..
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.