Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Acer Aspire Q5WPH / LA-7912P Rev 1.0 / Não Liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Olá, desde já agradeço a atenção e ajuda de todos, sei que é uma placa bem antiga, e tem vários tópicos com diversos problemas dessa placa, porém nao achei nenhum que tocasse no problema que estou tendo, bom vamos lá.

Deu entrada esse notebook que ao plugar na fonte e apertar o power, ele acende o LED na placa do botão e acende o LED 5 na placa mãe, porem o cooler não gira e não da imagem. Pluguei na fonte e em standby ele fica com consumo de uns 30mA e ao pressionar o power esse consumo sobe para 230mA e fica travado ai, fiz algumas medições básicas:

Todas essas tensões primárias temos, inclusive +VSB, encontrei problema nas tensões de transferência tanto de 3V e 5V.

onde no U22 tenho 5V chegando no Dreno mas no Source tenho 0.5V, o Gate esta com tensão baixa também.

Chega 19V (+VSB) no resistor porém o Q19 esta saturado com a tensão de 5V do SUSP.

Até ai consegui me achar, porem nao sei porque o SUSP esta com nivel logico alto, lembrando que isso ocorre com a tensão de transferência dos 3VS também.

Ja regravei BIOS mas segue da mesma maneira (regravei a BIOS master a EC não)

Agradeço a ajuda se possível.

OBS: Estou utilizando o esquema elétrico da Compal dessa placa e modelo com a REV 0.2 (Foi o único que achei mais parecido)

Captura de tela 2025-09-05 101351.png

Editado: por SOS Assistec
Postado
1 hora atrás, SOS Assistec disse:

Olá, desde já agradeço a atenção e ajuda de todos, sei que é uma placa bem antiga, e tem vários tópicos com diversos problemas dessa placa, porém nao achei nenhum que tocasse no problema que estou tendo, bom vamos lá.

Deu entrada esse notebook que ao plugar na fonte e apertar o power, ele acende o LED na placa do botão e acende o LED 5 na placa mãe, porem o cooler não gira e não da imagem. Pluguei na fonte e em standby ele fica com consumo de uns 30mA e ao pressionar o power esse consumo sobe para 230mA e fica travado ai, fiz algumas medições básicas:

Todas essas tensões primárias temos, inclusive +VSB, encontrei problema nas tensões de transferência tanto de 3V e 5V.

onde no U22 tenho 5V chegando no Dreno mas no Source tenho 0.5V, o Gate esta com tensão baixa também.

Chega 19V (+VSB) no resistor porém o Q19 esta saturado com a tensão de 5V do SUSP.

Até ai consegui me achar, porem nao sei porque o SUSP esta com nivel logico alto, lembrando que isso ocorre com a tensão de transferência dos 3VS também.

Ja regravei BIOS mas segue da mesma maneira (regravei a BIOS master a EC não)

Agradeço a ajuda se possível.

OBS: Estou utilizando o esquema elétrico da Compal dessa placa e modelo com a REV 0.2 (Foi o único que achei mais parecido)

Captura de tela 2025-09-05 101351.png

Bom dia,

Verifique o Q27. Acredito que o sinal ''SUSP'' deve ser 0V e o sinal ''SUSP#'' deve ser 3,3V após ligar a placa.

O Q27 pode não estar saturando.

• Joinha 1
Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...