Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

A315-53-5100 - C5V01 LA-E891P Rev 2A - Liga, porém não carrega bateria.

Featured Replies

Postado
  • Autor
16 horas atrás, infocel technology disse:

E que charger alem de ser mais facil a troca e tbm o mais provavel ser o defeito

entendo, vou considerar isso então.

Postado
  • Autor
1 hora atrás, LEONTEC disse:

@APMIDIAS, os 4 pads onde deveria está SWG1, só dois deveria ser gnd, os outros dois é a malha BI_S ligado ao source do PQ201. Remove esse mosfet PQ201 e veja se mudou alguma coisa no pino 6 do conector da bateria.

Achei normal ele ta bipando nos 4 pads pq sei q ele deveria funcionar dessa forma quando o botão é preossionado, vou dar uma olhada dps, agradeço!

Postado
  • Autor
1 hora atrás, LEONTEC disse:

@LEONTEC fiz uma analise aqui, o SWG1 vai pro pino 3 do PQ201 que passa por um resistor de 0ohms q ta ligado ao GND, é por isso q bipa nos 4 pad do SWG1, esse não seria o normal ? ou minha analise, está errada ?

Editado: por APMIDIAS

Postado

@APMIDIAS, o esquema informa que esse resistor PR217 é ausente no equipamento, permitindo o aterramento do dreno do PQ201 somente com a chave (botão SWG1) fechada. Por conta disso que a tampa fica fechando o botão na outra versão. Nesse caso, o resistor é quem faz o aterramento do pino 3 do PQ201. Está correto.

Da forma que o PQ201 recebe a tensão +RTCVCC no gate, o dreno pino 1 vai permanecer aterrada até a chave SWG2 ser acionada e aterrar a tensão +RTCVCC, fazendo um tipo de reset no KB9022.

A revisão da sua placa com relação ao esquema que estou utilizando, vai ter mudanças em alguns circuitos.

Faz uma ressolda nesse circuito da charge.

O osciloscópio ajuda na verificação das linhas de comunicações dados e clk entre os integradas.

Verifique se tem 3.3v passando pelos dois resistores RB13 e RB14. O mesmo com esses dois PR207 e PR205. Com a bateria e carregador plugados é melhor. 

Postado
20 minutos atrás, LEONTEC disse:

O mesmo com esses dois PR207 e PR205.

Esses aqui você já colocou no seu post, são os pinos 3 e 4 da bateria. Estão corretos! 

Postado
  • Autor
20 minutos atrás, LEONTEC disse:

@APMIDIAS, o esquema informa que esse resistor PR217 é ausente no equipamento, permitindo o aterramento do dreno do PQ201 somente com a chave (botão SWG1) fechada. Por conta disso que a tampa fica fechando o botão na outra versão. Nesse caso, o resistor é quem faz o aterramento do pino 3 do PQ201. Está correto.

Da forma que o PQ201 recebe a tensão +RTCVCC no gate, o dreno pino 1 vai permanecer aterrada até a chave SWG2 ser acionada e aterrar a tensão +RTCVCC, fazendo um tipo de reset no KB9022.

A revisão da sua placa com relação ao esquema que estou utilizando, vai ter mudanças em alguns circuitos.

Faz uma ressolda nesse circuito da charge.

O osciloscópio ajuda na verificação das linhas de comunicações dados e clk entre os integradas.

Verifique se tem 3.3v passando pelos dois resistores RB13 e RB14. O mesmo com esses dois PR207 e PR205. Com a bateria e carregador plugados é melhor. 

Era essa exatamente o meu raciocínio que eu estava tendo, antes de eu fazer o que vc pediu, eu vou fazer um outro teste aq, acho que mencionei que fiz um jumper do ultimo ponto q eu tava tendo os 3,3v do SDA, pro conector e a tensão caiu pra 0v, na teoria esse era a função correta dessa linha sem a bateria, eu n testei com a bateria, dei esse vacilo, mas vou fazer o jumper novamente e testar com a bateria pra ver no que da, to suspeitando bastante de trilhar rompida ali nesse caso, pq to tendo os 3,3v do SDA na placa inteira, menos no conector.

Mas adiantando, eu to tendo os 3,3v nos dois resistores, eu ja tinha testado.

Postado
  • Autor
8 minutos atrás, LEONTEC disse:

Esses aqui você já colocou no seu post, são os pinos 3 e 4 da bateria. Estão corretos! 

Os únicos problemas que to tendo nessa maquina é a falta de tensão correta para o carregamento da bateria, porém para eu ter essa tensão preciso do SDA que não está chegando no conector(eu tenho essa tensão de SDA na placa inteira, menos no conector), verifiquei um resistor de 100ohms que vai pro conector, está com a resistencia ormal e chegando 3,3v nos dois lados e ele é um dos ultimos pontos que chega no conector, então irei fazer o jumper novamente e testar com a bateria que acabei não testando, 14h em diante volto aqui para dar os resultados pq agora irei almoçar.

Postado

@APMIDIAS, fazer jumper, só se a malha estiver rompida. Se tiver resistor na linha, tem que verificar se o mesmo está aberto ou alterado e na constatação de um desses defeitos, se realiza a substituição do mesmo. 

Os pinos da bateria vai ter 3.3v sem bateria e com bateria. Veja que essa tensão +3VLP_EC é a tensão gerada pela fonte formada pelo PU401. Esse jumper pode agravar ainda mais o funcionamento do equipamento.

Postado
17 minutos atrás, APMIDIAS disse:

essa tensão preciso do SDA

Qual é o pino desse "SDA", estou sem entender isso? 

Postado

@APMIDIAS, SDA que você está mencionando é do pino 8 do PU301. Verifique os resistores que mencionei no meu post mais acima. Verifique dos dois lados. Verifique a continuidade da malha de ponto a ponto e se a malha estiver rompida, faz o jumper pegando direto do resistor, se for o resistor aberto, troque o mesmo. Só faz jumper burlando o resistor quando ele tem o seu valor ôhmico em zero que é praticamente um jumper. 

Postado
  • Autor
2 horas atrás, LEONTEC disse:

@APMIDIAS, fazer jumper, só se a malha estiver rompida. Se tiver resistor na linha, tem que verificar se o mesmo está aberto ou alterado e na constatação de um desses defeitos, se realiza a substituição do mesmo. 

Os pinos da bateria vai ter 3.3v sem bateria e com bateria. Veja que essa tensão +3VLP_EC é a tensão gerada pela fonte formada pelo PU401. Esse jumper pode agravar ainda mais o funcionamento do equipamento.

ja tinha verificado o resistor na linha e ele estava normal, sem rompimento, fiz o jumper pós esse resistor pro pin 3 (ou 6, pq no esquema mostra diferente da placa) EC_SMB_DA1-1, ele deveria ter 3,3v quando conectado a fonte e a bateria, é esse sinal q libera a tensão pra carregar a bateria, ah n ser q eu tenha entendido errado.
Mas esse 3,3v do PIN 3(6) só aparece quando a bateria ta conectada com a fonte, que ai mostra que está carregando.

Qual é o pino desse "SDA", estou sem entender isso? 

EC_SMB_DA1

Postado
  • Autor

@APMIDIAS, SDA que você está mencionando é do pino 8 do PU301. Verifique os resistores que mencionei no meu post mais acima. Verifique dos dois lados. Verifique a continuidade da malha de ponto a ponto e se a malha estiver rompida, faz o jumper pegando direto do resistor, se for o resistor aberto, troque o mesmo. Só faz jumper burlando o resistor quando ele tem o seu valor ôhmico em zero que é praticamente um jumper. 

com o jumper feito, a tensão caiu pra 0v mesmo com a bateria, antes do jumper eu tinha tensão nos 4 resistores que vc pediu, 3,3v, com o jumper tenho tensão RB13 lado a lado e no RB14 tenho a tensão de +3VLP_EC, mas n tenho do outro lado, se eu conectar a bateria, essa tensão do RB13 cai pra 0, o que deveria realmente acontecer pelo que entendi, mas se eu estiver errado, me corrijam, por favor, a placa ta funcionando normalmente, só n ta conhecendo mais a bateria dps do jumper, se eu tirar ele volta ao normal de conhecendo a bateria e n carrega.

Postado
  • Autor

minhas suspeita é que o conector ta puxando essa tensão, tudo que ta ligado ao conector está normal, unico problema era do SDA que não tinha esse sinal, eu tinha medido continuidade pra eu achar a trilha e vi q n tava tendo a conexão até o CONECTOR, por isso a ideia do jumper, mas claramente fiz o jumper dps de ver tudo na linha se n tinha nada errado.

Postado

Essa tensão +3VLP_EC é a mesma +3VLP. Veja que +3VLP é a primeira tensão a subir logo depois dos 19V. Essa tensão é gerada pelo PU401 no pino 3 LDO. Então é uma tensão presente com bateria e sem bateria. Aferir as linhas com bateria e fonte plugadas é bom para ver o que acontece com ambas fontes plugadas já que o objetivo é saber o motivo do não carregamento da bateria. 

Captura de tela 2025-09-16 143329.jpg

Postado
  • Autor
2 minutos atrás, LEONTEC disse:

Essa tensão +3VLP_EC é a mesma +3VLP. Veja que +3VLP é a primeira tensão a subir logo depois dos 19V. Essa tensão é gerada pelo PU401 no pino 3 LDO. Então é uma tensão presente com bateria e sem bateria. Aferir as linhas com bateria e fonte plugadas é bom para ver o que acontece com ambas fontes plugadas já que o objetivo é saber o motivo do não carregamento da bateria. 

Captura de tela 2025-09-16 143329.jpg

Que estranho, pelas pesquisas que fiz o SDA só aparecia quando conectado a bateria e o SCL some quando conectado, o SCL eu sempre tive, mas quando conectava a fonte, ele ficava 0v, já o SDA nunca tive, mesmo conectando BATERIA. 
No caso esses testes foram feitos com a fonte sempre conectado, só tirava a bateria.

Postado
  • Autor

Mas como eu havia falado, essa tensão de 3,3v do SDA eu estava tendo na placa toda, menos no conector.

Postado
  • Autor

@LEONTEC Entendi o meu erro aqui agora... eu tava seguindo o boardviewer dessa placa e ele ta totalmente o contrario, o "PIN 6" nvdd é outra linha e eu tava confundindo com o SDA, por isso a tensão ta caindo pra 0v quando faço o jumper...

Postado
  • Autor

ATUALIZAÇÃO: 
bom, como os sinais de SDA e SCL estavam normais, eu foquei apenas na tensão que vem do C.I pra carregar a bateria que eu não estava tendo, vi valores estranho nos mosfets de alta e baixa, então troquei os dois e ficou a msm coisa, troquei o c.i, mesma coisa, eu coloquei esses componentes de uma sucata, já pedimos outro c.i e só vai chegar terça, até lá vcs tiverem mais algo pra eu poder medir, as tensões do C.I estão todas no primeiro post, n vi nada de estranho nos resistos/capacitores ao redor dele.

Postado
  • Autor

ATUALIZAÇÃO: C.I chegou hj e fizemos a troca. Resultado: Continua a mesma coisa.
Bom, agr estou perdido nessa placa, se alguém tiver mais alguma coisa para eu testar.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.