Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida ACER / Triton 300 SE DA0ZGNMBEG0 / Ajuda para descobrir componente carbonizado

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Tirei algumas fotos e tentei achar esquemas eletricos na internet, até paguei um gringo mas la nao tem a versao do meu.

Então estou indo no velho metodo de trocar o que ta carbonizado e ir vendo se funciona....

alguem poderia me dizer algum parecido que eu posso colocar no lugar desse?

Obrigado pela atenção

7be4a3d6-e817-441d-bac9-9587fc98704f.jpeg

9a2af7f9-f598-4a2b-8d75-316fb43ef81f.jpeg

be3d0d80-c87a-49cb-b182-fcc9b2317cf4.jpeg

• Joinha 1
Postado (editado)

ta dificil mesmo, dei uma procurada aqui e nao achei bulufas, deve ser um modelo muito novo mesmo ou importado, pela regiao que esta na foto da placa deve ser a fonte das memorias de video, certeza que sera um chip muito especifico e tambem dificil de achar,

eu aconselho continuar a procura e tentar tirar o chip sem danificar a placa, limpar a zona e dar uma olhada nas condiçoes da solda por que caso vc consiga outro chip e a solda tiver muito ruim sem condiçoes vc nao vai conseguir restaurar a placa mesmo tendo o chip.

tenha cuidado que nestes casos pode ter acontecido fusao do chip com o cobre da placa ai complica mesmo.

Editado: por Marcelo Leal Lemos
Postado
17 minutos atrás, Marcelo Leal Lemos disse:

lembre que esses chips eles dissipam na placa mesmo, se a trilha de cobre que esta embaixo do chip estiver descolada da placa o chip nao vai conseguir dissipar e vai queimar na hora, por isso e importante dar uma revisada nisso.

Obrigado pelas dicas amigo.

No momento o notebook funciona tudo com excessão da placa dedicada rtx 3060.

Estou com uma placa doadora em mãos de um outro pretador aparentemente é o mesmo chip, mas estou com receio justamente de mecher em time que ta ganhando e parar de funcionar e morrer a placa tentando tirar esse componente pois realmente ele carbonizou legal tenho apenas receio de tirar ele e a placa não funcionar mais nada.

Minha maior duvida é, será que se eu deixar assim e continuar usando ele não irá piorar o problema?

Digo o bga da rtx nem siguer esquenta, parece como se realmente tivesse fora da tomada.

Me da um conselho amigo se eu tirar esse componente e deixar a placa sem ele ela pode continuar funcionando, digo ele esta queimado, mas sera que ao remover-lo pode parar de funcionar o noteobook, ou uma vez que o componente ja carbonizou é como se já tivesse sido removido do circuito?

obrigado pela atenção

Postado
6 minutos atrás, curtolo disse:

@thiagocs90 

Bom dia amigo!

Muito obrigado amigo pela atenção mas esse no caso é do irmão menor dele o de 14" , e infelizmente não é igual tenho esse aqui tentei ontem de tudo para achar algum parametro que fosse compativel com o meu mas a arquitetura esta totalmente diferente...abrir ele tbm em cada no boardview mas até a posição dos chips estão diferentes e não tem os mesmos mosfet... =(

Postado
30 minutos atrás, thiagocs90 disse:

Obrigado pelas dicas amigo.

No momento o notebook funciona tudo com excessão da placa dedicada rtx 3060.

Estou com uma placa doadora em mãos de um outro pretador aparentemente é o mesmo chip, mas estou com receio justamente de mecher em time que ta ganhando e parar de funcionar e morrer a placa tentando tirar esse componente pois realmente ele carbonizou legal tenho apenas receio de tirar ele e a placa não funcionar mais nada.

Minha maior duvida é, será que se eu deixar assim e continuar usando ele não irá piorar o problema?

Digo o bga da rtx nem siguer esquenta, parece como se realmente tivesse fora da tomada.

Me da um conselho amigo se eu tirar esse componente e deixar a placa sem ele ela pode continuar funcionando, digo ele esta queimado, mas sera que ao remover-lo pode parar de funcionar o noteobook, ou uma vez que o componente ja carbonizou é como se já tivesse sido removido do circuito?

obrigado pela atenção

se a placa liga com ele assim certamente esse setor nao sta funcioanndo, se deixar assim ele esta propenso a faiscamentos no futuro e provavel danos maiores a placa, e melhor tirar, mas como mencionei antes nestes casos acontece de fundir o chip com a trilha da placa, tenha muito cuidado ao fazer este procedimento, lembre que embaixo dele tambem circulam outras trilhas no sandwiche da placa, quase todas as placas hoje tem no minimo mais duas camadas de trilhas no meio da placa, tenha cuidado redobrado ao tirar, boa sorte amigo.

Postado

Otimo amigo!

Irei então remover para futuramente não dar mais problemas assim que realiazar isso tiro foto para me dar uma opnião sobre o estado da trilha.

Muito obrigado logo mais trago novas atualizações =D

• Legal 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...