Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida JBL Boombox 3 - Não liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

@ohm Boa noite. Retirei o U9 e coloquei 3 fios nele, um no VDD, outro no power_key e o ultimo no GND. Soldei na placa e medindo o power key eu tenho 3.25v, ao apertar a tecla power e depois medindo no pino 4 do U9, eu tenho os 3.25v, ele vai a 0v e depois volta a 3.25v, fica assim, acredito eu que é por causa que não está tendo resposta por conta dos outros pinos dessoldados, por isso fica oscilando, mas isso já mostra que o IC está bom ao meu ver, o que parece ser o problema principal é falta de VCC ou GND quando ele está soldado na PCB. O que você acha?

Postado
12 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:

@ohm Boa noite. Retirei o U9 e coloquei 3 fios nele, um no VDD, outro no power_key e o ultimo no GND. Soldei na placa e medindo o power key eu tenho 3.25v, ao apertar a tecla power e depois medindo no pino 4 do U9, eu tenho os 3.25v, ele vai a 0v e depois volta a 3.25v, fica assim, acredito eu que é por causa que não está tendo resposta por conta dos outros pinos dessoldados, por isso fica oscilando, mas isso já mostra que o IC está bom ao meu ver, o que parece ser o problema principal é falta de VCC ou GND quando ele está soldado na PCB. O que você acha?

na minha experiência em reparação, mas não em eletrônica convencional que é este o caso, mas sim na área médica que é nosso nicho e foco de trabalho , este IC esta danificado internamente, pois se fez as soldas e a tensão estabiliza, ou recomendaria a troca deste IC para um novo, pois acho que este seria o caminho a seguir agora.

Boa Sorte    :)

Postado

@Maru Soldei ele novamente e fiz um pouco de pressão para baixo para os pads soldarem corretamente. Voltou a ter os 3.3v na linha power_key! O IC voltou a liberar todas as tensões necessárias para o boot da caixa!

@ohm Realmente era solda mesmo, GND ou VCC do IC estavam mal soldados e consequentemente ele ficava sem pull up/pull down internamente? 

• Legal 1
Postado (editado)

@ohm A placa está desligando as tensões, mas até onde vi, tem o boost da bateria e todas as outras tensões ficam presentes também. Só notei que o AMP_VCC_ON não passa pelo R167, e ele não está aberto, assim como o Q5 não está em curto. Eu tenho o AMP_VCC saindo do Q18 em torno de 21.7v, depois ele vai caindo porque a placa se desliga. Alguma sugestão?

Editado: por MarceloRibeiro94
Postado

@ohm Acho que encontrei o motivo de só ter 8.4v no AMP_VCC (isso somente com a bateria). Vem uma tensão dos TAS de 3.3v para o FB do TPS43061, como é possível ver na imagem, com 8.4v na saída do BOOST eu tenho 1.22v no FB do IC, exatamente o recomendado para ele. Por isso o IC não sobe mais a tensão, ele entende que já está OK a saída e para de trabalhar (embora eu tenha medido a L14 e encontrei PWM de 120KHz nela...). Desligando a caixa essa tensão de 3.3v dos TAS começa a cair e o IC começa a oscilar novamente porque o FB baixou. E agora? Eu não sei se isso é um erro ou algo do tipo. 

image.thumb.png.8f40933388350576dce375770d35aa4f.pngA

Postado
Em 11/11/2025 às 16:12, MarceloRibeiro94 disse:

Só notei que o AMP_VCC_ON não passa pelo R167, e ele não está aberto

Terá do outro lado só 0,6v.

19 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:

tenho 1.22v no FB do IC

Está errado! Amanhã cedo faço os cálculos. Existem um divisor de tensão que altera o valor de acordo com pwm e também por comando vol_max 

Postado

@MarceloRibeiro94 

tensão de feedback no pino 4 do u11 será de 0,6v com tensão de 8,4v no source do q18. Com zero volt no comando AMP_HPFB e também com zero volt no comando VOL_MAX_BOOST_EN.

Já com comando BOT_POW_ON em nível alto, com 21,7v no source de q18 terá no pino 4  a tensão de 1,55v com comando em zero volt VOL_MAX_BOOST_EN, se tiver em nível alto terá 1,19v.

• Joinha 1
Postado (editado)

@ohm O comando bot_pow_on só tem a função de liberar a tensão BOOST para o AMP_VCC, né? 

Deixa eu ver se entendi, com 8.4v deveria ter 0v no AMP_HPFB e no VOL_MAX_BOOST_EN? Se sim, no meu caso está ao contrário, tem 3.3v fixos no AMP_HPFB, 3V no BOT_POW_ON e 0v no VOL_MAX_BOOST_EN. Assim como 1.22v no FB. O IC está trabalhando, tendo frequência de 130KHz mais ou menos na L14.

Não entendi sua segunda afirmação, ela deixa a entender que o IC funciona sem o comando BOT_POW_ON (ENABLE).

• Joinha 1
Postado

@ohm Boa noite. Eu andei olhando outros vídeos a respeito desse circuito. Olhei o da PartyBox 310 que usa o mesmo IC TPS43061 e um circuito boost praticamente idêntico. Pelo que entendi, o AMP_HPFB seria um otimizador de bateria, o TAS5828M fica detectando a presencia de áudio nas saídas e dependendo de haver ou não áudio, o pino AMP_HPFB fica em nível alto ou baixo, respectivamente, conectando ou desconectando R181 e R182. Com AMP_HPFB em nível baixo, eu tenho 21.7v nas saídas, por isso que quando desligo a caixa a tensão sobe, já que esse pino vai a 0v. Com 3.3v nele, vou ter uma tensão mais baixa, otimizando assim o uso da bateria. Foi isso que eu entendi, se eu estiver errado, me avise, por favor. O problema é que mesmo com áudio essa tensão de 8.4v não sobe 😕 

Postado
Em 14/11/2025 às 14:56, MarceloRibeiro94 disse:

comando bot_pow_on só tem a função de liberar a tensão BOOST para o AMP_VCC, né? 

Sim 

Os comandos AMP_HPFB e VOL_MAX_BOOST_EN simplesmente alteram um pouco o valor da tensão que alimenta a saída de áudio, somente para ter um pouco mais de potência ou não. Não tem ligação com otimizar a bateria. Normalmente essas caixas jbl trabalham com mais potência em modo ac. 

Enfim, para não ficar confuso, temos 21,7v no source de q18 sempre ? 

Postado (editado)
1 hora atrás, ohm disse:

Enfim, para não ficar confuso, temos 21,7v no source de q18 sempre ? 

@ohm Não, só tem quando desliga a caixa e o AMP_HPFB vai a 0v. Quando liga e ele vai a 3.3v volta a ter 8.4v no source de Q18. 

1 hora atrás, ohm disse:

Sim 

Aliás, me confundi também na resposta. BOT_POW_ON só tem a função de acionar o pino enable do U11, é o AMP_POW_ON que libera a tensão do source do Q18 para o dreno, correto? Tenho esses dois sinais em 3.3v. 

Não sei se fiz a conta corretamente. Mas utilizando essa fórmula de analise nodal: 
((VFB - VOUT)/Rsh) + ((VFB - 0)/Rsl) + ((VFB - 3.3)/R3) = 0

substituindo os valores:

RSH = 1M ohm 

RSL = 77.4k ohm

R3 = 240k ohm (120k + 120k)

VOUT = 8.4V
Vhpfb = 3.3v

fazendo a conta se obtém que Vfb = 1.22v

Postado

Pois é amigo, tem que existir 21,7v no source do q18, quando o pino de habilitação do u11, isso indica o correto funcionamento dele. A princípio não teremos falha de feedback

Postado

@ohm Não entendi sua resposta, está confusa. Se eu estiver correto na minha hipótese, é utilizado o "audio boost with dynamic rail tracking" nessa caixa da JBL. Conforme AMP_HPFB diminui a tensão, o FB cai e o IC compensa aumentando VOUT. Você não chegou numa conclusão parecida? Porque se não, eu não sei onde procurar defeito visto que o FB está correto com 8.4v na saída. 

Postado (editado)

@ohm Boa noite. Chegou as peças que eu tinha encomendado. Os indutores dos mid ranger estavam muito oxidados, praticamente quebrados no meio. Então troquei eles por novos, mesma indutância e corrente (CKST0603-4.7uH). Eu não troquei um só dos originais, já que a oxidação não afetou ele (troquei L8, L5 e L4). Em cima dos originais diz H4R7, não sei o que significa esse H. Conectando os mid rangers e o woofer, liguei a caixa e tudo normal, coloquei uma musica e comecei a aumentar o volume. Infelizmente o TAS dos mid rangers pegou fogo no PVDD da saída OUTB quando aumentei o volume até certo nível, o C99 também entrou em curto. Eu não tô entendendo porque ele pegou fogo, eu coloquei pasta térmica nova e o dissipador estava na placa, o TAS do woofer está em perfeito estado, somente o dos mid rangers que queimou. Você tem alguma teoria sobre o motivo? Fiquei bem desanimado agora 😕

Postado
11 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:

Você tem alguma teoria sobre o motivo?

Capacitores cerâmicos quando submetidos a umidade com o tempo entra em curto. 

10 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:

PVDD tem tensão. 

Esta com 21v?

Postado

@ohm Os capacitores de PVDD do mid ranger estão em perfeito estado visual, a oxidação não chegou a eles. Fora a possibilidade dos capacitores, existe a chance de ter sido causado pelos novos indutores? Eu acho difícil, já que medindo eles com o DSO-TC3 deu 0.01mH (10uH) e DSR igual a 0.00ohm. Vale ressaltar que o DSO só consegue medir de 10uH até 1000uH, portanto como deu 10uH, o mínimo possível, os indutores ao meu ver estão com indutância correta, abaixa dos 10uH (4.7uH eles são). 

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.