Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Espaço entre o dissipador de calor e GPU/CPU, assim não tendo contato apenas com pasta térmica.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Em equipamentos mais antigos é comum acontecer de o dissipador de calor não fazer contato corretamente com a superfície pois ele fica um pouco mais alto que o normal.

É possível notar isso após fazer a limpeza da pasta térmica antiga, aplicar a nova, montar o dissipador e logo em seguida já remover ele, assim é possível notar que a pasta térmica não fez contato correto e não chegou a espalhar.

Em uma outra empresa que eu trabalhei apenas auxiliando na desmontagem/montagem dos notebooks eles pediam para pegar uma chapa de dissipador de desktop, cortar um quadrado do tamanho do cristal do chip, passar pasta térmica em ambos os lados e colocar ele entre o chip e o dissipador.

Esse procedimento pode ser feito nesses casos em que para o contato entre o dissipador e o chip?

Fiquei pensando, será que um thermal pad seria melhor?

Vocês têm outras alternativas?

Editado: por MJVFC
Postado

@xandy_73 Eu estava pensando mais na eficiência. Sinceramente eu não dou muita credibilidade para thermal pad, tenho uma sensação de que ele serve para componentes que não precisam de uma dissipação precisa/constante. Apesar que já vi diversos tipos de thermal pad, e cada um tinha características diferentes, uns mais "secos" outros mais "molhados"...

Aqui eu tenho a disposição os que vão em SSD M2, será que posso usar deles? Ou será que seria melhor seguir com a tática de cortar uma chapinha de dissipador de desktop?

Postado

@elias.girardi Muito obrigado pela sugestão, eu cheguei a usar a pesquisa do fórum mas acho que cometi algum erro, então não achei esse tópico que vc recomendou.

1 hora atrás, MJVFC disse:

Sinceramente eu não dou muita credibilidade para thermal pad

Eu estava certo no final em não dar tanta credibilidade para os thermal pad, sempre tive essa ciência que eles não dissipavam muito bem e serviriam mais para componentes que não aquecem tanto assim, até mesmo para eles não receberem de volta a temperatura vinda do dissipador, mas esse tópico trouxe até mais explicações.

Eu vou tentar achar uma chapa de cobre para fazer o contato correto com a GPU, se não encontrar vou fazer com uma de alumínio mesmo usando dissipador de desktop.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...