Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tablet Multilaser Diamond NB005 placa ACUCE-A72C-DIAMONDTAB Não funciona touch

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Postado

Colegas do Android. Acredito que alguém já tenha passado pela situação abaixo e possa me ajudar.

 

Tenho aqui na bancada um tablet Multilaser Diamond NB005 (Android 2.3) que um cliente trouxe com o touch quebrado há mais de 1 ano. Na época, não consegui o touch original (com os botões no touch) e o que consegui tinha um chip diferente e não tinha os botões.

 

Ao ligar o Android, tudo funcionou como antes, porém sem o touch, logicamente, por causa do driver do touch, que estava sendo utilizado no sistema original.

 

Após explicar a situação para o cliente ele informou que já tinha comprado outro e que eu poderia descartar este. Fiquei com ele para estudo no laboratório.

 

Na época também tentei colocar o Android 4 que também serve no NB005 porém este que ficou aqui, segundo informações de outros fóruns, tem um bloqueio nas partições e não permite a instalação do ICS, somente do 2.3. Tentei diversas ROMs e nada de funcionar. Há umas 3 semanas atrás recomecei as tentativas, só que agora com outro foco: tentar usar o firmware original, já que funciona todo o resto, e alterar o driver do touch para o chip utilizado.

 

Antes o chip do touch era um FT5306 e agora o novo touch tem o chip Elan KTF2127.

 

Uma das tentativas que fiz foi dar um exploit no arquivo de imagem, alterar o driver a ser utilizado e montar a imagem de novo, mas não funcionou, acredito que na imagem original não exista o driver específico para este KTF2127.

 

Minha necessidade de ajuda é: achar o arquivo de driver para o KTF e coloca-lo na imagem, alterando o que for necessário, para que funcione normalmente.

 

Vale joinhas para todos que ajudarem de alguma forma.

 

Postado

Ninguém?

 

Já procurei sobre tutoriais para desenvolvedores, mas pelo que pude notar deve ser bem restrito aos desenvolvedores mesmo.

 

Alguém que mexa mais profundamente com o Android que possa me dar uma dica?

Postado

Bruno, nunca encontrei drive para touch utilizado com android, quando preciso, procuro outro modelo que tenha o drive que preciso e "extraiu" dele... Vc não conhece nenhum tablet que utiliza o chip Elan KTF2127, seria o processo inverso, vc entra na imagem e pegaria o drive dele, depois coloca na imagem nova... Abç...

Postado

Não, não conheço. Mas, vou procurar. A sua sugestão é válida.

 

A forma que utilizei para mudar o driver a ser utilizado foi em um dos arquivos de configuração, tipo o exemplo abaixo

 

[CTP]

Driver 1

#Driver 2

#Driver 3

#Driver 4

#Driver 5

 

Aí eu comentei a linha do driver 1 e descomentei a linha do seguinte. Fiz isso para todas as linhas e nenhuma opção que já existia lá funcionou.

 

O que eu não conheço é a forma de adicionar um arquivo de driver novo, em qual pasta coloca-lo e como fazer que o sistema enxergue ele pra eu adicionar uma nova linha "Driver 6", entende? Você sabe como faz isso?

 

Vou procurar o driver do KTF em algum tablet, mas onde o arquivo de driver estará localizado?

Postado

Alterar Firmware é complicado, sugiro utilizar o editor Dragonface, tem bastante material na net sobre ele, tem um cara "hugoenchina" que tem varios tutoriais, procura pelo google. Pelo que entendi vc alterou um arquivo de configuração, acho que vc tera que realmente alterar via programação. Obs.: Ele tem um tutorial de como alterar drive de touch. Boa sorte.

Postado

É amigo... acho que vou ficar sem poder estudar nesse tablet. Baixei o Dragonface, mas ele não consegue abrir corretamente a imagem da ROM do 2.3. Fiz uns testes abrindo outras ROMs (4.0.4 e 4.1.2) e realmente ele altera bastantes configurações, inclusive os drivers utilizados. Não abriu nenhuma 2.3.

 

Tenho mais um tablet aqui que usa a 4.0.4 e depois vou fuçar e aprender mais detalhes sobre este sistema.

 

Muito obrigado pela sua ajuda, joinha pra você.

 

Aos colegas que abrirem este tópico, se quiserem dar mais alguma sugestão, fiquem à vontade. Se surgir qualquer novidade pego esta placa para mexer novamente, por enquanto ela vai voltar a pegar poeira na prateleira.

  • 1 ano depois...
Postado

Cara, esse tablet virou sucata faz tempo. Tentei várias ferramentas e não consegui. No final, não quis gastar mais pra adquirir outro touch e nem mexer na placa.

 

Obrigado pela resposta.

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...