Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Asus Tuf Gaming FX604 - DABKLGMBD0 REV:D / Não liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Notebook entrou na assistência com afirmação de estar apenas piscando o led de ligação, coloquei na fonte de bancada piscava também a chave de tensão durante algum tempo depois ele não ligou mais e não apresenta nenhum sinal de corrente na fonte e não liga mais também.

Postado
54 minutos atrás, edipocunha disse:

Notebook entrou na assistência com afirmação de estar apenas piscando o led de ligação, coloquei na fonte de bancada piscava também a chave de tensão durante algum tempo depois ele não ligou mais e não apresenta nenhum sinal de corrente na fonte e não liga mais também.

Com certeza o problema esta no circuito de entrada e muitas das vezes o pino do jack esta ruim e não permite que a corrente passe, a bateria ainda tem carga?,  se tiver com plena carga ai o problema poderá  estar no circuito do PowerOn desta maquina ok, mas abre e verifica os mosfets da entrada para ver se todos estão bons ok

Postado
2 horas atrás, edipocunha disse:

Ta com cara de curto, verifica se tem curto na entrada.

Postado
3 horas atrás, Maru disse:

Com certeza o problema esta no circuito de entrada e muitas das vezes o pino do jack esta ruim e não permite que a corrente passe, a bateria ainda tem carga?,  se tiver com plena carga ai o problema poderá  estar no circuito do PowerOn desta maquina ok, mas abre e verifica os mosfets da entrada para ver se todos estão bons ok

pelo que vi na placa temos dois mosfets logo na entrada que tem a grafia GA8E2D ambos eu medi e tenho 25v nos gates e 19v nos outros pinos

Postado
4 minutos atrás, edipocunha disse:

pelo que vi na placa temos dois mosfets logo na entrada que tem a grafia GA8E2D ambos eu medi e tenho 25v nos gates e 19v nos outros pinos

verifica se tem curto nas bobinas, a entrada ta ok. Dps ver se tem 5v e 3,3v stby

Postado

poderia me dizer como encontrar um curto em uma bobina? pois pelo que sei ela é um enrolamento único e seria um curto, medi todas elas em continuidade e todas apresentam curto, estou desconfiado dos mosfets pois fiz o teste de chaveamento deles e não chaveou os mosfets são o AON6414A canal N de 30v e 30A, desconfio dos mosfets só queria ter uma certeza para retirá-los e testar fora da placa.

Postado

@edipocunha voce pode estar medindo fuga de corrente nele, nao sei a qual circuito ele pertence mas o teste é bem simples, voce pluga a fonte original 19v no jack e deixa a ponta de prova na escala de tensão nesta bobina que faz parte dessa fonte chaveada que se encontra o mosfet, se essa tensão estiver passando para essa bobina mesmo que seja menor que 1v, com certeza o seu defeito é ele.

Boa sorte! 

Postado
16 horas atrás, edipocunha disse:

poderia me dizer como encontrar um curto em uma bobina?

tem alguns tipos de testes iniciais (que eu conheço e faço) pra procurar por curtos na placa. Depois, tem como procurar curto nos CIs mas isso é outro caso.

você precisa medir na escala de continuidade ou resistência. Meça entre:

• bobinas e gnd -> procura curto na região das tensões mais baixas da placa (2)
  • boninas e shunt -> procura curto na região das tensões de alta da placa 19V (1)
  • shunt e gnd -> procura curto na região das tensões mais baixas da placa 19V (3) 
  • terminal 19V da fonte e gnd -> procura curto na região de entrada da placa

lembrando que curto circuito é um valor de resistência muito baixo, normalmente menos de 1 Ohm.

• Não é pq o multímetro apitou, que é curto.
  • Mesmo que apite, deixe as ponteiras lá por uns segundos pois as vezes apita mas é pq algum capacitor está carregando.
  • Analise com cuidado as leituras de resistência feitas nas bobinas do processador e chip de vídeo dedicado pois lá as leituras são baixas mesmo. Já peguei note gamer que a leitura de resistência das bobinas de alimentação do chip de vídeo era ~0,5 Ohm e não era curto pois a maquina funcionava normal.

na imagem abaixo eu mostro um exemplo que onde as medições 1, 2 e 3 estão sendo feitas

image.thumb.png.2f3e93aff9eb1fec6d9072354d73efb0.png

• Legal 1
Postado
17 horas atrás, edipocunha disse:

poderia me dizer como encontrar um curto em uma bobina? pois pelo que sei ela é um enrolamento único e seria um curto, medi todas elas em continuidade e todas apresentam curto, estou desconfiado dos mosfets pois fiz o teste de chaveamento deles e não chaveou os mosfets são o AON6414A canal N de 30v e 30A, desconfio dos mosfets só queria ter uma certeza para retirá-los e testar fora da placa.

@edipocunha  desligue a placa remova a bateria e fonte, em relação ao terra meça todas os indutores ( bobinas) linha de vcore, 1.05v e 1v costumam ter baixa resistencia, mas foque nos circuitos de 3v, 5v, 1.8v, com excessao desses tres, vcore, 1v, 1.05v tem que ter alta resistencia

Boa Sorte!

• Joinha 1
Postado
19 minutos atrás, edipocunha disse:

levei pra um cara bem bom que só faz isso e ele encontrou uma trilha rompida e consertou

Esta e a questão de se fazer uma boa analise visual em toda a placa, pega-se muitos problemas apenas visualizando, hoje com uma placa Dual inverter com este mesmo problema de trilhas rompidas em decorrência de oxidação, se não fosse com o auxilio de um microscópio teria passado batido, reparada a placa agora me deparo com o BIOS desta placa apagada, e o problema agora e achar quem tem deste modelo para fornecer uma copia para por esta placa para funcionar novamente.

• Joinha 1
Postado

tem que desenrolar na net se é uma placa tipo essa consegue o arquivo direto no site do fabricante às vezes vem com um formato diferente aí tem que procurar algum conversor ou algum lugar que faça essa conversão normalmente eu encontro em vídeos no Youtube depois tendo o arquivo .BIN só gravar na BIOS

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.