Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise ASUS TUF FA507RE - DANJNMB1AA0 - Não consigo regravar a BIOS

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Bom dia pessoal, estou tentando regravar a BIOS desse notebook, porém o software não detecta o componente, se trata de um WINBOND W74M25JWZEIQ.

Testei pelo meu RT809H, e tambem pelo CH341, nenhum dos dois reconhece esse chip, nem consigo fazer a leitura, alguem pode me ajudar?

Mesmo digitando o modelo do CI nos softwares, não aparece.

image.png.47faff8848aa7a0c661c967b711ad983.png       image.thumb.png.b5c86b0d791baa74b0c8805ac66388de.png   

• Joinha 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 12/02/2026 às 11:00, Marcelo Leal Lemos disse:

bom dia, vc ja verificou se esse chip consta da lista de chips aceitos pela RT809H? nao lembro se esses gravadores aceitam esses chips...

Não aparece na lista, conforme imagem, mas nem no neoprogrammer aparece, não é possivel que não existe gravadora para esse modelo kkk

image.png.4a9c9c3df94ac8aa40dcd33804531c26.png

• Joinha 2
Postado
Em 12/02/2026 às 16:57, py2eb disse:

Esta usando o adaptador para 1,8V na CH341  com o software NeoProgrammer?

usei o adaptador com o neoprogrammer, e também o rt809h pergunta a voltagem antes de fazer a leitura do chip, porém ambos os softwares não reconhecem

• Joinha 1
Postado

image.png.22c2a2529698d036449be6c2691dcac6.png

ao selecionar um genérico de 32mb da winbond, ele me da esse erro

pelo que pesquisei, esse modelo da winbond possui algo como criptografia, é um Code Storage Flash Memory, ou qspiNand, diferente das Bios como conhecemos.

Postado
3 minutos atrás, Marcelo Leal Lemos disse:

sei que na rt809 essa lista da pra atualizar, procure atualizaçao no site do fabricante 

Ja estou usando a versão mais atualizada

Postado (editado)
10 horas atrás, mstech disse:

qspiNand

quad spi nand. Isso não seria impedimento.
Para ler e gravar na velocidade máxima (quad) no RT809H é necessário fazer umas alterações no adaptador padrão.

Neste -> 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 <- eu discorri um pouco sobre o tema. 

10 horas atrás, mstech disse:

Code Storage

Esse é o problema, vai exigir alteração nos softwares dos gravadores para adição de protocolos creio, e aí estamos nas mãos dos desenvolvedores.
Provavelmente quem tiver um beeprog como o @Paulo Noce vai obter solução primeiro.

Pode ser que seja possível comprar um chip novo virgem e, sem o bloqueio do fabricante, fazer a gravação de um novo arquivo.

Editado: por Jack O'Neo
adição de conteúdo.
  • Joinha 1
Postado
Em 25/02/2026 às 05:49, Supporte disse:

@mstech Gravei uma agora desse modelo. Muito facil usando SVOD 3 ou 4. 
Seleciona SOI 25. Seta 1.8V e pronto ja vai detectar ler e escrever normalmente.

amigo obrigado, infelizmente não tenho o SVOD. comprei um XMC XM25RU256CXIQ, pois vi que na gringa, essa placa vem com essa bios, e é aceita pelo meu RT809H.

Hoje chegou pra mim uma placa 32mb, porém era um XM25RH256CXIQ, de 3.3v. até tentei gravar e testar, mas não deu certo, obviamente.

enfim, agora aguardo a chegada desse componente para testar.

o notebook liga, apresenta consumo de 1.68A, apresenta todas as tensões, aquece o dissipador, tem tudo pra funcionar, mas não sobe imagem e as ventoinhas não rodam

Assim que chegar e eu testar, posto aqui se deu certo

Postado

@Supporte @Jack O'Neo e demais que ajudaram, retorno com o feedback

Deu muito certo! Agradeço a todos pelo apoio, comprei o XM25RU256C e regravei, e máquina subiu video!

Fato curioso, meu RT809H não reconheceu o chip nem a pau, pelo CH341 com conversor 1.8v usando ASProgrammer foi lindo.

Outro fato é que essa máquina demora demais pra dar video (pode ser porquê eu nao fiz ME), com a bateria conectada a corrente chega a 1.38A e vai caindo gradativamente, e logo o dissipador de calor aquece MUITO, e muito rapido, depois de 1min, a corrente dispara 3A, 4A, até passar de 5A, nesse momento minha fonte desarmou pq o limite dela é 5A kkkkk, mas com o carregador conectado vai de boa.

Fica a dica pra quem pegar essa maquina tambem.

Notebook entregue, agradeço a todos novamente

Se puderem me ajudar e curtir essa dica, ficarei agradecidoIMG_20260310_104558.thumb.jpg.d02194c0ec6170c7b43066b0affd8e16.jpg

IMG_20260310_104836.jpg

• Joinha 2
Postado

o dlay na imagem sim é por nao ter clean. bom fazer e testar ver como fica. Normalmente fica perfeito, mas je peguei algumas maquinas mesmo fazendo demora pouco a aimagem. mas nunca tive problema com cliente explicando bem como ficou resolvido o problema.

Postado
5 minutos atrás, fernandofas disse:

Ele grava sio ?

RT809H SIM.
RT809F que sei nao, sempre usei para todas bios normal, foi muito bem. hj uso mais ele e o Svod. quando um nao vai outro vai.

• Joinha 1
Postado
11 minutos atrás, Supporte disse:

RT809H SIM.
RT809F que sei nao, sempre usei para todas bios normal, foi muito bem. hj uso mais ele e o Svod. quando um nao vai outro vai.

809F grava SIO também, mas tem que ter um adaptador la, e alguns modelos recentes de SIO ele ja nao grava, somente o 809H, mas o SVOD é o melhor, não tem pra bater

• Joinha 1
Postado

O Svod4 pra mim foi só decepção, paguei caro pelo kit com soquete para gravação fora da placa e, não consegui gravar a linha ENE de KBCs mesmo com ajuda do suporte deles, nem fora, nem na placa, os ITE com algum trabalho e com o suporte ajudando gravou, nunca nem testei um série 24/25 nele.

Teve uma placa que consertei que acabei usando para testar até a baga a questão do SVOD4 + ENE juntamente com o suporte deles, não gravou de jeito nenhum, coloquei o ch341+flashrom e gravei instantaneamente, sem erro... 

O RT809H só apresentou problemas na linha da ITE de KBCs comigo, e tem alguns KBCs novos até da ENE que ele não tem os chips na lista, todo o resto ele fez filé até então.

Esse chip w74m25 é novidade pra mim, e o RT809H está sem atualização desde o ano passado, eles pedem pra enviar solicitações de adição de chip para: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
não sei se funciona, nunca tentei. 

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.