Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida soldador com ponta preta

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Meu soldador sempre forma uma camada preta na ponta. Como eu poderia limpar?

Essa camada preta parece isolar o calor demorando para derreter a solda. Fora que não fica estanhada. Eu ja comprei ponteira nova, mas durou pouco tempo!

Postado
13 minutos atrás, raf2112 disse:

Meu soldador sempre forma uma camada preta na ponta. Como eu poderia limpar?

Essa camada preta parece isolar o calor demorando para derreter a solda. Fora que não fica estanhada. Eu ja comprei ponteira nova, mas durou pouco tempo!

Pode comprar aquelas esponjas de cobre para limpar ponta, se encontra no aliexpress.

Pode comprar tbm aquelas buchas vegetal própria para limpar ponta de ferro de solda

Eu mesmo uso uma bucha de lavar louça velha umidade e passo a ponta do ferro quente, fica brilhando.

• Joinha 1
Postado

Não sei que acontece pra mim, costumo usar Bombril (palha de aço) molhado ja cheguei até a lixar, mas depois volta esse preto. Existe alguma pasta de solda pra soldador?

Postado (editado)
9 minutos atrás, raf2112 disse:

Não sei que acontece pra mim, costumo usar Bombril (palha de aço) molhado ja cheguei até a lixar, mas depois volta esse preto. Existe alguma pasta de solda pra soldador?

Tbm já usei bombril, tbm já cheguei a lixa um ponta estilo faca mas depois ela não ficou boa não (ela tinha ficado meio arredontada)

Eu creio não ter nenhuma pasra que passe não, isso ai pode ser a temperatura muito alta que vc está usando

Editado: por Pedrosilva701
Postado (editado)

Não se lixa a ponta do ferro! Esse é o seu erro!

Deve comprar esponjas mineral e limpar.
image.png.e2649a1daef54ab8b7b024ad5dd947a2.png 

Para a esponja mineral, deve-se aplicar pouca água, não é para deixar enxarcado!

Pode ainda comprar este tipo metálica (não precisa de água):
 image.png.5d8b690a340794ce57e336f13bf8f121.png

Pode ainda mergulhar a ponta em pasta para solda (cuidado com a fumaça e o odor após a aplicação).
image.png.1637f46d1504d73ad302b66e29ff2c65.png

Lembre-se ainda de usar a temperatura correta, usar apenas para soldar (nada de derreter plástico, etc...).

Se seu ferro não tiver controle de temperatura, faça ou compre um circuito dimmer ou até mesmo monte o circuito abaixo:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 2
Postado
47 minutos atrás, nagkiller disse:

Não se lixa a ponta do ferro! Esse é o seu erro!

Deve comprar esponjas mineral e limpar.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Para a esponja mineral, deve-se aplicar pouca água, não é para deixar enxarcado!

Pode ainda comprar este tipo metálica (não precisa de água):

Pode ainda mergulhar a ponta em pasta para solda (cuidado com a fumaça e o odor após a aplicação).

Lembre-se ainda de usar a temperatura correta, usar apenas para soldar (nada de derreter plástico, etc...).

Se seu ferro não tiver controle de temperatura, faça ou compre um circuito dimmer ou até mesmo monte o circuito abaixo:

Flw...

Valeu por o ultimo vídeo, deve-se limpar e estanhar logo em seguida

• Joinha 1
Postado

Bombril ou outras coisas destroem a ponta do ferro, ainda mais se for uma estação de solda como uma Sugon, ai estará jogando dinheiro fora, use produtos próprios para esta finalidade como abaixo descrito

image.thumb.png.461ebdd7d929bd701970b416b767777d.png

Ou esta

image.png.743da6f222232808cd97d382e7dfe960.png

Esta ainda é a melhor e não esta muito cara

image.thumb.png.a120a6ec196ad8d2a2f8888ed7f2e3c1.png

Boa Sorte    :)

• Joinha 2
Postado

Os ferros de solda que tenho é um 30W que estão ficando com a ponta preta, uso com mais frequência e outro de 60W este a ponta ainda esta boa, usei poucas vezes!

Postado (editado)

Só lembrando que esta pasta não serve para eletroeletrônicos! Inclusive, vem escrito na própria embalagem!

image.png.260289ae38f3e749691841a8833f462b.png

E use o esquema que te passei acima, assim, quando não estiver utilizando, ficará com uma menor potencia, não pretejando a ponteira.

Flw...

Editado: por nagkiller
Postado
10 horas atrás, raf2112 disse:

Os ferros de solda que tenho é um 30W que estão ficando com a ponta preta, uso com mais frequência e outro de 60W este a ponta ainda esta boa, usei poucas vezes!

compre uma destas opções que mencionei no post anterior e terá as pontas dos seus ferros como novas, mas nada irá adiantar fazer uso do renovador se continuar a fazer uso incorreto do ferro ou com calor em demasia ok.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.