Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Nobreak Ragtech NSH 600s STD-TI, placa 07PCI00234F resistor esquentando muito

Featured Replies

Postado

Estou com esse nobreak na bancada, o resistor "5W1ΩJ" esquentando muito em modo inversor ao ponto de se soltar da placa. Queria muito o esquema eletrico pra seguir a trilha pra saber qual componente está fazendo ele esquentar absurdamente. Se alguem tiver eu agradeço muito. Só nao sei se é R10 ou R9, mas pelo encaixe que bate tudo indica ser R10.

rag 3.jpg

rag 2.jpg

rag 1.jpg

Editado: por Ian Taylor De Jesus Andrade

• Ian Taylor De Jesus Andrade alterou o título para Nobreak Ragtech NSH 600s STD-TI, placa 07PCI00234F resistor esquentando muito
Postado
12 horas atrás, Ian Taylor De Jesus Andrade disse:

Estou com esse nobreak na bancada, o resistor "5W1ΩJ" esquentando muito em modo inversor ao ponto de se soltar da placa. Queria muito o esquema eletrico pra seguir a trilha pra saber qual componente está fazendo ele esquentar absurdamente. Se alguem tiver eu agradeço muito. Só nao sei se é R10 ou R9, mas pelo encaixe que bate tudo indica ser R10.

rag 3.jpg

rag 2.jpg

rag 1.jpg

pode haver algum componente em curto e que o resistor por ser de valor de dissipação algo esta a segurar todo o restante do circuito, o que eu lhe recomento é efetuar a remoção do mesmo e verificar os componentes adjacentes a este resistor, pois algum esta aberto ou em curto gerando este aquecimento em demasia sobre este resistor ok.

Boa Sorte )

Postado

Poderá seguir estes passos caso seja-lhe útil para ganhar um tempo até conseguir o esquemático do referido equipamento ok.

No caso do modelo NSH 600s STD-TI (e similares da linha), o calor intenso na parte inferior ou em componentes específicos da placa pode indicar sobrecarga, bateria com defeito ou falha no circuito de carregamento.

Aqui estão as causas mais prováveis e ações recomendadas:

1. Sobrecarga do Equipamento

Se a potência dos equipamentos conectados ultrapassar a capacidade do nobreak, os componentes internos esquentam excessivamente.

• Ação: Desconecte todos os equipamentos e teste o nobreak sem carga. Se ele parar de esquentar, a potência instalada está muito alta.

2. Falha na Bateria ou no Carregador

Uma bateria em curto ou um circuito de carregamento defeituoso (que tenta carregar uma bateria já saturada ou com defeito) pode fazer resistores e transformadores superaquecerem.

• Sintoma: O nobreak liga, mas não segura a carga ou desliga rapidamente.

• Ação: Teste a tensão da bateria. Se estiver muito abaixo de 12V ou se houver cheiro de queimado, substitua a bateria. Verifique se o resistor de limitação de corrente (geralmente de baixo valor, como 0.22 ohms ou similares) não está aberto ou superaquecendo anormalmente.

3. Falha no Circuito de Entrada/Sobretensão

Sobretensões na rede elétrica podem danificar componentes como capacitores e resistores de proteção, causando vazamento de corrente ou curto parcial, o que gera calor.

• Ação: Inspeção visual da placa principal por componentes queimados, capacitores estufados ou trilhas danificadas.

4. Problema de Ventilação ou Acúmulo de Poeira

Ventoinhas obstruídas por poeira impedem o resfriamento adequado do transformador e dos MOSFETs.

• Ação: Limpe o interior do nobreak com ar comprimido e verifique se a ventoinha está girando livremente.

Boa Sorte )

Postado
  • Autor
Em 26/05/2026 às 09:38, Maru disse:

Poderá seguir estes passos caso seja-lhe útil para ganhar um tempo até conseguir o esquemático do referido equipamento ok.

No caso do modelo NSH 600s STD-TI (e similares da linha), o calor intenso na parte inferior ou em componentes específicos da placa pode indicar sobrecarga, bateria com defeito ou falha no circuito de carregamento.

Aqui estão as causas mais prováveis e ações recomendadas:

1. Sobrecarga do Equipamento

Se a potência dos equipamentos conectados ultrapassar a capacidade do nobreak, os componentes internos esquentam excessivamente.

• Ação: Desconecte todos os equipamentos e teste o nobreak sem carga. Se ele parar de esquentar, a potência instalada está muito alta.

2. Falha na Bateria ou no Carregador

Uma bateria em curto ou um circuito de carregamento defeituoso (que tenta carregar uma bateria já saturada ou com defeito) pode fazer resistores e transformadores superaquecerem.

• Sintoma: O nobreak liga, mas não segura a carga ou desliga rapidamente.

• Ação: Teste a tensão da bateria. Se estiver muito abaixo de 12V ou se houver cheiro de queimado, substitua a bateria. Verifique se o resistor de limitação de corrente (geralmente de baixo valor, como 0.22 ohms ou similares) não está aberto ou superaquecendo anormalmente.

3. Falha no Circuito de Entrada/Sobretensão

Sobretensões na rede elétrica podem danificar componentes como capacitores e resistores de proteção, causando vazamento de corrente ou curto parcial, o que gera calor.

• Ação: Inspeção visual da placa principal por componentes queimados, capacitores estufados ou trilhas danificadas.

4. Problema de Ventilação ou Acúmulo de Poeira

Ventoinhas obstruídas por poeira impedem o resfriamento adequado do transformador e dos MOSFETs.

• Ação: Limpe o interior do nobreak com ar comprimido e verifique se a ventoinha está girando livremente.

Boa Sorte )

@Maru  obrigado pelas dicas, mesmo assim sem esquema é tenso... kkk espero que alguem possa me dar o esquema pra pegar a linha desse resistor

Postado

pelo que me lembro esse resistor aquece mesmo... ha um ano atras peguei duas unidades dessa que me lembro que ate a placa de fenolite estava bem escura acima deles

Postado

Olá! Sou novo em manutenção de nobreaks. Mas pelo que to entendendo dos circuitos dos nobreaks não muda muita coisa. To entendendo que esse resistor é Rshunt fazendo parte do carregador das baterias:

Veja essas dicas.... Boa sorte!

Fluxo de Carga: Do Transformador à Bateria

O circuito de carga é um sistema de conversão e controle que transforma a energia da rede em energia química para a bateria. O caminho segue esta ordem:

1. Entrada e Transformação (Trafo): A rede elétrica (110V/220V) passa pelo transformador, que rebaixa a tensão para um nível seguro para o carregador (geralmente entre 15V e 30V AC).

2. Retificação (Ponte): A corrente alternada (AC) sai do transformador e passa por uma ponte retificadora (diodos), que transforma essa corrente em pulsos de corrente contínua (DC).

3. Controle de Fluxo (Transistor de Potência): O sinal DC chega ao TIP127 (ou similar). Ele atua como uma torneira controlada, que abre ou fecha dependendo da necessidade de carga da bateria.

4. Monitoramento (Resistor Shunt de 1 Ohm): Após o transistor, a corrente passa pelo resistor de 1 Ohm. Ele é o sensor que diz ao circuito "quanta carga está passando".

5. Regulação (Transistor de Controle - O "Fiscal"): O circuito de controle monitora a voltagem sobre esse resistor de 1 Ohm. Se a corrente for alta demais, esse transistor entra em ação para reduzir o sinal na base do transistor de potência, fechando parcialmente a "torneira".

Por que o sistema falha?

• O papel do resistor de 1 Ohm: Ele é o limite de segurança. Se o "fiscal" (transistor de controle) entra em curto, ele perde a capacidade de medir a corrente no resistor.

• O resultado da falha: O transistor de potência recebe sinal máximo e abre a "torneira" totalmente. A corrente, sem controle, atravessa o resistor de 1 Ohm com uma potência muito maior do que ele suporta (ex: 20W ou mais em um componente de 1W), fazendo ele queimar (fumacear) para proteger o restante do circuito.

Em suma: O carregador é uma torneira controlada eletronicamente. O resistor é o medidor. Se o controle falha, o medidor "estoura" tentando avisar que o fluxo está descontrolado.

Portanto verifique! componentes adjacentes ou seja em torno do resistor. Como Transistor, algum diodo zener e diodo retificadores e até capacitores eletrolíticos.

Boa Sorte meu amigo.

Abraço.

Editado: por HERDOS XAVIER FERREIRA

Postado

viu se os fets sao os originais... digo, se ja havia marca de solda neles? pos as vezes se nao se coloca o mosfet correto o consumo do circuito inversor aumenta consideravelmente forcando os resistores dessa linha.

Postado

Veja que ao lado deste resistor existe um transistor se não estou enganado é um regulador, se ele estiver alterado gera este defeito ok.

image.png

Boa Sorte )

Postado
22 minutos atrás, Ian Taylor De Jesus Andrade disse:

@TPEletr A placa nunca foi reparada antes, o mosfet original deve tar alterado

a que conclusão vhigou

2 horas atrás, Ian Taylor De Jesus Andrade disse:

E a qual conclusão chegou? quais os outros testes que chegou a realizar neste equipamento??

Boa Sorte )

Postado
  • Autor

@TPEletr @Maru troquei esse fet do discipador TIP41C, troquei tbm o eletrolitico 47uF ao lado dele, mas continua esquentando o resistor absurdamente, aliás o proprio TIP41C esquenta absurdamente tbm. Tinha um transistor SMD ligado a base do TIP41C que estava em curto, tirei ele e testei e a placa ficou ok. Arrumei outro transistor desse e coloquei, mas aí o problema de esquentar absurdamente voltou. Percebi que quando eles esquentam o nobreak fica enntrando em inversor e voltando para rede enquanto algum relé da estalos

Postado

ou seja, algo parece nao estar regulando nesse mesmo setor... testa oas componentes em coltado transistor que estava em curto

Postado

sei amigo... isso é cabreiro. tbm estou com um sms aqui parado na bancada e precisava do esquema para poder reparar... mas ta dificil...

Postado
14 horas atrás, Ian Taylor De Jesus Andrade disse:

@TPEletr tem um diodo zener SMD, diodo SMD junto, mas ja testei em DC e ta tudo ok, mas as tensões tem hora que fica ~10V e as vezes ~19V. ta muito doido, queria muito o esquema eletrico pra puxar a linha ficaria bem mais facil

e quanto ao que circundei estava bom, olha que ainda tem regulador danificado nesta linha. Remova e teste os relés, pois estes modelo acusa muitos problemas neles ok

Quanto a esquemas algumas marcas é mais difíceis que outras para se conseguir algo., mas achando com certeza vai para nossos bancos de dados

Editado: por Maru

Postado

Acompanha ai que acho que o seu problema esta dentro desta área marcada em azul ok

Not.jpg

Postado

Olá! Tive uma situação no NHS 1.2 va. Resistor de 1 ohms ele fumaceava em equalização nas baterias quando precisava. Percebi que em flutuação o problema praticamente não apresentava(baterias em plena carga). Troquei o resistor ficou mesma coisa. Parti para o circuito do carregador e acabei descobrindo um transistor SMD. Acabei substituindo o mesmo por um BC 557 pois o mesmo estava em curto base/coletor mandando tudo que podia da bateria. Aí ele nao guenta ferve. Verifica toda a parte do circuito do carregador. Boa sorte!

Postado

infelizmente faz parte, como eu falei hj para a pessoa do time de suporte da sms, se vcs nao oferecem paterial de apoio tecnico para assistencias vcs abrem portas para aventureiros fazerem gambiarras e depois por conta disso sua marca fica mal falada. infelizmente essas empresas so querem fornecer esquema mediante a obrigacao de vc virar um ponto autorizado de garantia... um absurdo!!!

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.