Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Eletrônica básica

Avalie este tópico:

d1nho

Posts em destaque

Caros amigos, me tirem uma dúvida. Eu sei que  o consumo de energia elétrica é calculado por sua potência (W) sendo que a potência é o produto de (V) tensão * (I)corrente logo um circuito alimentado com uma tensão V = 12  percorrendo este circuito a 5A gera 60W de potência. Imaginemos que o componente no qual a corrente percorre absorve no máximo 60W uma lampada por exemplo não sei, é só um exemplo, caso eu limite a corrente ou baixe a tensão a potencia será menor, sendo assim eu poderia dizer que e o controle de tensão/corrente gerencia a potência. Então consumo elétrico é controlado pela tensão e corrente ? Já que ambos são responsável por gerar potência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinho, seja bem vindo ao fórum.

Conforme a própria fórmula nos informa, a potência é diretamente proporcional à tensão e à corrente.

Trocando em miúdos, toda vez que vc tiver uma afirmação dessa acima pode trocar o termo "diretamente proporcional" por um sinal de = (igual) e uma constante. Esta regra vale para qualquer grandeza. Tomemos como exemplo uma outra situação: Distância = Velocidade * Tempo. Temos a afirmação de que a distância é diretamente proporcional à velocidade e ao tempo.

Quanto mais tensão, mais potência. O inverso tb vale.

Quanto mais corrente, mais potência. O inverso tb vale.

Quanto mais velocidade, mais distância. O inverso tb vale.

Quanto mais tempo, mais distância. O inverso tb vale.

Se ainda restar alguma dúvida, é só falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...