Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida CCE Ultra Thin U45B - placa mãe 71R C14CU4 T810 C14CU51 - Liga, mas não dá vídeo

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá a todos!

Estou com esse notebook da CCE Win que não está dando vídeo, o cooler gira, quando pressiono o power, acende um led azul. O carregador chegou até mim todo estourado, remendei e testei, está entregando 19v.

Comecei testando a memória RAM em outro notebook, ela está OK. Limpei os contatos do slot e nada, testei a saída VGA, troquei bateria CMOS sem carga, desconectei tudo que não seja necessário para o notebook ligar (HD, teclado, placa de rede, auto falantes), nada me deu vídeo.

Importante ressaltar que quando peguei olhei a placa, tinha um velho adesivo de garantia em cima da área do componente U19, pesquisando sobre, descobri que é o problema mais constante nessa placa mãe. Removi o adesivo com muito álcool isopropílico, aproveitei pra limpar a placa num geral. Quando terminei, notei que o U19 já havia sido removido, e o jumper do C438 para o C439 já havia sido feito, o que inicialmente achei estranho, foi todo vídeo e fórum recomendar outro jumper do C464 para o C471. O estranho é que fiz um teste de continuidade e esses terminais já estão em curto (multímetro indica 0 ohms), concluí que não havia a necessidade desse jumper, os 3 terminais que recomendaram o jumper, estão recebendo a mesma tensão.

 

Peguei um multímetro e testei as bobinas:

L11 tem 5.12v. A bobina L9 tem 1.1v, L12: 3.33v

 

O negócio é que no começo dos meus testes, o Vcore não apresentava tensão, cheguei a pensar que tinha algum componente queimado, acabei chegando nesse componente: OZ8293LN-B4-0-TR (ele já tinha tensão de 5v e 3.33v que o esquema diz chegar), no esquema diz que ele devia enviar o sinal do gate para os mosfets, não é o que estava acontecendo. Fui estudar mais um pouco, acabei desmontando tudo de novo, a placa pegou poeira com o tempo, limpei de novo, conectei só a RAM e a bateria do CMOS (a nova), fui testar os locais que deviam apresentar sinais, vulgo o clock do PWM, sinais no esquema descritos como "SVIDSOUT" e "VCORE_ON" e acabei encontrando tensão (não tenho osciloscópio ainda, não cheguei a verificar o sinal), daí fiquei confuso por um segundo, porque meu problema antes é que o OZ8293LN não estava enviando sinal para os gates, agora ele passou a enviar, não sei dizer se foi pela limpeza novamente, a desmontagem ou se foi por medir os sinais que ele deveria receber. Como estava desmontado, o processador começou a esquentar (pela primeira vez).

Montei a placa para ver se estava dando vídeo, não foi o caso.

 

Fui medir as bobinas do Vcore e obtive as seguintes tensões:

L4: 1.17

L1: 1.11v

 

A partir daí comecei imaginar se seria um problema da BIOS, vi um vídeo de um técnico com a mesma placa mãe e as mesmas tensões, ele regravou a BIOS e obteve sucesso.

Comprei um gravador de BIOS Eprom Ch341 e estou esperando chegar, ainda não baixei um arquivo de BIOS desse modelo, mas vi que por aqui tem e gostaria de testar.

Entendo de solda, tenho um bom ferro de solda, estanho, fluxo, malha dessoldadora e me sinto preparado para remover esse CI se necessário. Vi que tem uma pinça jacaré para evitar isso, vou tentar utilizar ela primeiro. Na compra enviaram um tutorial e o software para usar junto com a gravadora, vou me basear nisso por enquanto.

 

Mas gostaria de mais dicas a respeito, eu cheguei a conclusão que o problema poderia ser a BIOS, mas também encontrei vídeos de técnicos trocando diversos pequenos componentes dessa placa (resistores, capacitores, etc).

manutenção-de-placa-mãe-de-notebook-como-saber-se-é-o-mosfet-v0-jz91skgoplsd1.webp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...