Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Aprenda a melhorar o sinal do seu roteador Wi-FI

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Hoje em dia, uma boa parte da população já prefere o uso dos notebooks ao uso do computador de mesa (desktop). A preferência pelo notebook, se deve à sua praticidade e comodidade. Como a maioria das pessoas preferem o uso dos notebooks, fica difícil, então, encontrar uma casa que não possua acesso a alguma rede Wi-Fi, não é mesmo? Outro fator que ajuda a incrementar a sua casa com uma rede sem fio, são os smartphones e tablets.

 

Quem utiliza algum destes aparelhos, sabe que não da pra ficar usando as redes 3G o tempo todo, na primeira chance de trocar para uma rede Wi-Fi, é sempre uma boa idéia.

 

O problema é que algumas vezes estas conexões, sem fio, podem apresentar problemas por vários motivos. Seja por interferência de outros equipamentos, pelo sinal fraco, pelo mau posicionamento e até mesmo pela baixa qualidade do aparelho roteador.

 

 

Mantenha o seu equipamento atualizado

 

 

As tecnologias evoluem com uma grande velocidade, não tem como parar ou negar isso. Portanto é essencial sempre manter o seu roteador atualizado. Existem 5 tipos de protocolos “IEEE 802.11” para redes sem fio. São eles: A, B, G, N e AC. O padrão AC é o mais potente deles atualmente. Só para se ter uma pequena noção do que o padrão AC é capaz, enquanto os tipos A, B, G e N transferem informações em no máximo 600 Mbs, o padrão AC atinge a capacidade de transferencia de 1.3 Gbs. Ele é tem esta capacidade, pois opera em uma faixa de 5 Ghz, que é exclusiva

 

Se for comprar um roteador, verifique se sua placa de rede tem compatibilidade com o padrão AC e procure comprar um roteador que também tenha suporte a este protocolo. São poucos roteadores atualmente que operam com este padrão.

Procure o melhor lugar para posicionar o roteador

 

Mesmo que o seu roteador não combine com a decoração da sua sala, não é recomendado que ele fique escondido atrás de algum móvel. É de uma grande importância que o roteador fique posicionado em local alto e completamente livre de obstáculos. Mas se pensar bem, o roteador é um transmissor de sinais, ele precisa de espaço onde não tenha objetos para atrapalhar a emissão deste sinais.

 

O ideal seria você deixar o equipamento, num local mais no centro de sua casa. Assim você garante a melhor cobertura de sinal dentro de sua casa, até mesmo em cantos mais distantes. Outra dica, é manter o aparelho em um lugar alto, como por exemplo, no alto de uma prateleira, ou até mesmo preso na parede.

 

Algo, muito errado, que as pessoas fazem ao perceber que o sinal está fraco é apontar a antena do roteador para o local onde elas estão. Isso é completamente errado, para garantir a qualidade do sinal a receber, é sempre bom deixar a antena do aparelho sempre apontadas para cima.

 

Mantenha os roteadores longe de interferências

 

Um dos motivos pela constante queda na internet sem que esteja sem sinal, é a interferência de outros equipamento eletrônicos. Além de outros roteador próximos, existem outros equipamentos que também podem causar interferência em sua rede. Os principais equipamentos que causam interferência são os fornos microondas e os telefones sem fio.

 

Para evitar este problema, se você ainda for comprar um roteador, é bom que compre roteadores com frequências diferentes. Caso não seja possível, você pode simplesmente manter o seu roteador longe dos outros equipamentos que causam este grande incômodo, isto pode resolver grande parte dos seus problemas.

Troque sua senha e se livre dos ladrões de internet

 

Mesmo que você tenha uma senha configurada em seu roteador, e que você ache que ela é super difícil, pode ser que seu vizinho tenha conseguido descobrir ela e esteja roubando o seu sinal, tornando assim sua internet lenta. A melhor maneira de evitar que esse tipo de coisa aconteça é bom escolher um padrão de segurança mais avançado possível, como o WPA2.

 

A senha de acesso a sua rede, deve ser bem segura. Tente formar uma senha grande, misturar letras e números. Assim como todas as senhas, é recomendado que você as troque frequentemente. Outro método, é não deixar, por exemplo, “Wi-Fi Portateis” como nome de seu sinal Wi-Fi, isso é para que não tentem adivinhar sua senha. Tome estas dicas somente como uma medida de segurança para evitar que outras pessoas roubem o sinal de sua internet.

 

Mas se você vir que estas medidas não estão evitando que “invandam” sua rede, é possível que você limite o número de conexões do seu roteador pelo endereço MAC da placa de rede. Funciona deste modo: o acesso ao equipamento fica completamente bloqueado para quem não tenha o código MAC liberado no roteador, no caso o endereço MAC do seu notebook, smartphone e tablet estarão cadastrados.

 

Use repetidores de sinal

 

s repetidores de sinal, são aparelhos autônomos que reenviam o sinal wireless do roteador principal. Os repetidores funcionam como se você tivesse vários roteadores, mas eles pegam o sinal do roteador principal e o repetem. Assim, você pode levar o sinal a “pontos-cegos” da sua casa ou levar o sinal para um lugar distante.

Editado: por o__rionTG
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

uma boa dica e mudar o servidor dns, porque o google nao tem mais servidores deste tipo, no brasil...para isto usar o programa namebench...... achar o servidor ideal para sua rede e configurar o servidor dns manualmente em seu roteador......além de executar a limpeza no navegador com ccleaner........para limpar os arquivos de log,e de cache do mesmo....fica a dica..... 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Na verdade todas sao omini bi-direcional(claro tem excecoes que seja ex. entre dois pontos pode ser direcional) maioria dos router sao omini agora em alguns modelos vc pode trocar antena havendo um ganho de potencia em antena DBi mais importante vc observar potencia do router em Mw(mili watts)

 

Ganho – Expresso em dBi, é o aumento da potência do sinal após processado por um dispositivo eletrônico. Usualmente, ganhos maiores revertem em distâncias maiores, contudo maiores distâncias exigem largura de onda menor e margem de erro muito menor. Para evitar esses problemas alguns fatores, como: vento e prédios existentes no trajeto do sinal, devem ser considerados no projeto da rede wireless.

 

dBm - é a relação logarítmica entre uma potência e a potência de referência

 

so complementando tem router no mercado com processadores 1.2ghz... Memoria 128 MB Flash and 256 MB RAM com sistema open source DD-WRT base linux pra galera brinca de fazer o q quiser!!!

vai da criatividade de cada um!

 

Abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Vc sabe dizer colocando uma antena omine fica bom sinal

Amigo, de nada adianta por uma Antena gigante ou muito potente se você usa um roteador comum!!!

 

O roteador tem que ter trafego, tem que ter processamento também. Botar uma Omni num roteadorzinho TPlink ou Intelbras desses de entrada é dinheiro fora.

 

O roteador doméstico já tem um custo muito baixo, então significa que não é um equipamento de alta fidelidade e com processamento pra muitos usuários!!

 

Vantagem investir num roteador um pouco melhor, do que gastar com adaptações, amplificadores e antenas maiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc sabe dizer colocando uma antena omine fica bom sinal

Amigo, de nada adianta por uma Antena gigante ou muito potente se você usa um roteador comum!!!

 

O roteador tem que ter trafego, tem que ter processamento também. Botar uma Omni num roteadorzinho TPlink ou Intelbras desses de entrada é dinheiro fora.

 

O roteador doméstico já tem um custo muito baixo, então significa que não é um equipamento de alta fidelidade e com processamento pra muitos usuários!!

 

Vantagem investir num roteador um pouco melhor, do que gastar com adaptações, amplificadores e antenas maiores.

 

Concordo com o Rafael, são poucos roteadores no mercado que tem uma ótima potência e estabilidade de sinal. De todos o melhor roteador que trabalhei foi o super AP router da GTS, potência de transmissão de 300 mw real, nunca tive reclamações desse roteador.

 

Inclusive pergunto aos colaboradores se já testaram o WR-2500HP da Greatek, que promete 1000 mW de potência, é bom ou é só propaganda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Um AP muito bom que tenho tido ótimos resultados foi o Win240 da intelbras, tem um alcance muito bom, chega a 500mw de potência, e serve como AP, esses dias ficamos sem Internet da GVT na empresa e configurei um Win240 em modo isp, conectando na rede wifi que roteei a partir do Android na conexão 4g, ficamos com 40~50Mbps de conexão, e muito estável, realmente a qualidade da rede 4g é excelente, suportou as 32 estações sem problema algum!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...