Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Transformando TL866CS em TL866A

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Já conhecemos e usamos a muito tempo o gravador de Bios e EEPROM TL866 tanto nas versões A quanto CS e a única diferença entre eles é que a versão A possui uma porta ICSP que permite fazer a gravação de alguns poucos modelos de chips não suportados pela versão CS mas a principal vantagem dessa saída é a possibilidade de gravar as nossas bios de notebook diretamente na placa e sem remover o chip.

Essa porta fornece até 120 mAh que é suficiente para alimentar a bios na placa, coisa que pelo soquete DIP não temos.

tl866a.jpg

Para fazer a gravação diretamente na placa será necessário um clip para encaixe semelhante ao da foto abaixo e que pode ser encontrado em vários lugares como no Ali por esse link

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

clip.jpg

O programa usado pode ser baixado aqui e cada um use por sua conta em risco.

Para atualizar o firmware do gravador, conecte o gravador no cabo USB e execute o programa em modo administrador e na primeira linha onde está escrito Device Version você pode ver a versão do seu gravador atualmente. Agora selecione a nova versão TL866A e clique em Reflash, o programa irá reiniciar o aparelho e fazer a gravação da nova flash, depois de alguns segundos irá mostrar que a firmware já foi trocada e você pode confirmar tanto por esse programa quanto pelo programa de gravação original do aparelho.

TL866.jpg

Agora será necessário abrir o gravador e soldar os pinos do conector ICSP que será usado com o clip.

Gostaria de agradecer aos colegas e que ajudaram a desenvolver o projeto e estão testando a nova forma. Já comprei o clip e em breve darei resultado dos testes feitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que o TL866CS que tinha aqui foi uns do primeiro cobaia a ser adaptado um conector reaproveitado de sucata de PC para essa porta ICSP do TL866CS por aqui segue o complemento que ficou faltando no topico dos pinos de entrada da porta ICSP e logo mais abaixo uma fotos do TL cobaia .. 8)

TL866_ICSP.jpg.76962cd10d9fc5cf9cea0003b8850359.jpg

1.jpg.e533db986db71f662f333cab6babfee0.jpg

2.jpg.d10348736cc89badcf1a81d6ba555505.jpg

3.jpg.375f3840c7545c0d3fdb0938cd1255dd.jpg

4.jpg.87ed761320346c92d820b12afe3f7621.jpg

5.jpg.b945c6190761a899d55bdc1c7aefe145.jpg

Link para o comentário

Muito bom, parabéns ... joinha pra vcs.,

, e ....

Assim que der vou adaptar o meu ...

Link para o comentário

, depois de regravar a flash não teria que habilitar a opção de gravação pela porta ICSP no MiniPro? Refiro-me a opção abaixo

MiniPro TL866A.png

, teve que adicionar algum capacitor na placa?

Link para o comentário

Comprei a pinça mas ainda não chegou para mim e acredito que deve demorar mas quando chegar irei testar o funcionamento e demonstrar como funciona e qual pinagem será usada.

Por enquanto apenas troquei o firmware do TL transformando de CS para A e habilitando o uso da porta ICSP

Link para o comentário

Conversando com o Cássio ontem no BTBr, ele esclareceu que a opção ICSP Port e VCC Enable ficam ativos após a regravação do firmware para a versão A e quando o CI selecionado suportar. Como exemplo, um Atmel AT45DB011D.

Obrigado, Cássio.

precisou ou não adicionar um capacitor na placa?

Link para o comentário

Ate então não coloquei capacitor algum ... sabemos que capacitores são componentes eletrônicos responsáveis para manter filtragens, e  a depender do projeto manter o ajuste de determinada frequência ... Então com ambos dos 2 casos para que o TL866 vai fazer o trabalho de leitura e escrita em uma  bios, só serão usandos os pinos de VCC, GND, MISO(saida) e MOSI(entrada), que são os pinos fundamentais que o programa usa para fazer a operação então a colocação do capacitor ou não fica a critério capiti .... 8)
Link para o comentário

• 2 semanas depois...
no entanto eu coloquei esse que esta em vermelho devido o meu ser o CS e nele nao tem conector algum, ja que o seu ja tem conector e o encaixe nao seja o mesmo caso queira colocar um do tipo do que adaptei vc pode retirar de placa de sucata de desktop e seguir as ligações conforme os esquema que esta nas imagens  .. 8)
Link para o comentário

@Cassio Almeida, sua dica é excelente, agora descobri porque nunca consegui gravar usando o clip no meu 866CS, só ficou uma dúvida: quando eu atualizar o programa dele e neste momento o programa atualiza o firmware, não terei problema com a modificação não? Joinha pra você.

Link para o comentário

Comprei a pinça mas ainda não chegou para mim e acredito que deve demorar mas quando chegar irei testar o funcionamento e demonstrar como funciona e qual pinagem será usada.

Por enquanto apenas troquei o firmware do TL transformando de CS para A e habilitando o uso da porta ICSP

Ainda não recebi a pinça e por isso ainda nem abri o TL mas quando chegar, prometo que vou testar e mostrar como funciona, por enquanto a referencia que temos é a tabela de pinagens que o

mostrou.

Link para o comentário

Entendi

.

será que você poderia mostrar uma foto do conector com os pinos soldados? queria também saber como você prendeu este conector, se foi colado ou de outra maneira. Perguntei ao Cássio mas só depois que vi que as fotos são suas.

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • 4 meses depois...

explica melhor como instala isso aqui!!

por favor!!

Pelo que vi na postagem é só fazer a correlação das pinagens entre as fotos, Microchip e atmel, o que reparei  um erro foi que no microchip o VDD é o VTG no atmel e em ambos na foto aparecem VCC.

o conector vc cola ou com cola quente ou superbonder ou araldite e faz a soldage com fio interligando os pinos correspondente na placa no conector.

ainda não fiz para testar, mas está na minha lista para ser feito,  não sei se vai funcionar em todas as placas com clip jacaré direto no CI, talvez só em placas que possuam o circuito ICSP com o soquete ou trilhas para plugar o cabo

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...