Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bolhas no Chips

Avalie este tópico:

vannyum

Posts em destaque

a portátil parece estar a funcionar bem, para minha surpresa funcionou, pensei que o tinha torrado quando vi as bolhas , eu estou em portugal será mesmo necessário colocar o chip na estufa, por cá nunca ouvi falar.

A ideia não é colocares o Chip nas estufa, mas a placa antes de começares o processo de Reballing. Porque se a placa estiver "quentinha" antes de começares a fazer o Reballing, não vais precisar de usar muito calor para remover o Chip e por consequência evitas as bolhas (ou menos bolhas!).  8)

Mas de qualquer forma dá uma vista de olhos no links que o @Cassio Almeida enviou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desumidificar não tem nada a ver com aquecer a placa para ter meio caminho andado.

A melhor comparação é uma panela de pressão com um buraco muito pequeno e agua dentro, se voce aquecer muito rápido vai fazer com que a pressão suba rapidamente e a faça estourar que no caso dos chips são as bolhas, se voce deixar por algumas horas a uma temperatura moderada, esse vapor vai sair lentamente pelo pequeno orificio e quando ela estiver seca, voce pode aquecer tranquilamente que a pressão interna não vai subir.

Os chips possuem várias camadas e podem acumular um pouco de umidade dentro deles e quando voce deixa na estufa entre 8-12 horas a uma temperatura entre 60-90 graus, essa umidade vai saindo devagar pelos pequenos "poros" do chip. Isso aumenta muito as chances de sucesso e evita bolhas nos mesmos.

Link para o comentário

• 5 semanas depois...

Fiz alguns testes utilizando a Honton R490, no início do teste com a temperatura próxima a 180 graus ouvi uns estralos, quando fui ver próximo a fita kapton haviam algumas esferas e umas marcas de estanho, quando ocorre isso seria porque necessita desumidificar a placa??? O chip que tava na placa era um pequeno e mesmo até o final do processo não apresentou bolhas. Sou leigo estou tentando me adaptar a máquina ainda.

Link para o comentário

Fiz alguns testes utilizando a Honton R490, no início do teste com a temperatura próxima a 180 graus ouvi uns estralos, quando fui ver próximo a fita kapton haviam algumas esferas e umas marcas de estanho, quando ocorre isso seria porque necessita desumidificar a placa??? O chip que tava na placa era um pequeno e mesmo até o final do processo não apresentou bolhas. Sou leigo estou tentando me adaptar a máquina ainda.

esse é o famoso efeito popcorn.. isso indica que o chip já era..

em geral , voce evita isso desumidificando, mas verifique se a rampa de temperatura da maquina não tá muito rapida, ou se não está usando calor demais.

Link para o comentário

esse é o famoso efeito popcorn.. isso indica que o chip já era..

em geral , voce evita isso desumidificando, mas verifique se a rampa de temperatura da maquina não tá muito rapida, ou se não está usando calor demais.

Então porque testei em um chip maior as mesmas temperaturas para reflow e foi de boa, uso uma rampa de 3 graus por segundo na máquina porém isso fica próximo de 1 grau por segundo no real, as temperaturas coloquei no estágio inicial de 55 graus em um tempo de 45 segundos, e o segundo estágio de 180 graus em 60 segundos porém quando deu nem 1 minuto ela já fez aquele som das pipocas pulando, falei com o rapaz onde adquiri a máquina e disse realmente ser humidade na placa e não as temperaturas ajustadas, meu estágio final é de 230 graus na máquina por 65 segundos, que medindo da nem 225 graus abaixo do chip com o termopar e este estágio no pico da temperatura fica nem 30 segundos o que não danifica nem o chip nem a placa.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Olá a todos do Forum.

Tenho uma estação t862d++ infra, e sei que ela não é tão indicada para trabalho nas bgas de notebook, devido ao sua área de Pré aquecimento (que é pequena).

Enfim, já retirei 3 bgas nvidia, com a mesma, e ocasionou bolhas. tenho pré aquecido inicialmente com 150º C, 200ºC, e por fim 250ºC. e igualmente no canhão. vou acompanhando a temperatura com um termômetro a laser. Mesma assim as bolhas ocorrem.

Se alguém puder ajudar e indicar onde está o erro. valew!  ???

compre um rolo de fita Kempton ajuda muito, forre o chip c ele antes de trabalhar, tenho feito isso e nunca mais tive problemas com bolhas. Ja estou em mais de 150 chips retirados sem perder nenhum.

Um fluxo pastoso de boa qualidade tambem ajuda e muito.

Eu pessoalmente aposentei a Ir da minha maquina uso o soprador termico e tiro os chips e os recoloco manualmente quase que sem uso de termometro. Uso uma yaxum  e apenas a bandeja da maquina para pre-heating...

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Bom dia

Eu criei uma adaptação para este tipo de estação, a coloca com uma área de trabalho de 10X10 e passa a usar o INFRARED BLACK, que distribui melhor o calor e diminui os riscos no processo do trabalho, e v

você poderá utiliza-la para trabalho com qualquer tipo de BGA em qualquer equipamento, caso quera maiores assuntos liga Para (21) 2596-0085 procurar João Ivan, e

vc ja criou uma adptacao para ir6000

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Tinha muitas vezes esse problema, mas resolvi fazendo 1 estufa e deixo a motherboard 5 horas a 80 graus para retirar toda a humidade. Só depois retiro a resina e faço o reballing. Assim ate os mcp-67mv-a2 da nvidia consigo fazer com sucesso.

Para ser mais preciso sou da opinião de não fazer reballing sem estufa pois a board também empena com facilidade.

:)

Link para o comentário

No meu caso, ainda não uso estufa. e posso dizer que não tem feito bolha,

A minha GRANDE dificuldade é retirar a cola, que fica mesmo por baixo do chip e que dificulta e muito a retirada do chip quando este já tem a solda liquida

Sei que para tirar a cola deve ser com temperatura a cercas de 145 graus, e esta salta bem, mas fica sempre alguma por baixo do chip que me dificulta a vida

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...