Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

notebook acer E1-571-6672 placa Q5WVH LA-7912P - não liga

Featured Replies

Postado

Boa tarde amigos, estou com um notebook acer mod. E1-571-6672 series E1, placa mãe Q5WVH LA-7912P.

bom, bom a placa mãe esta morta não liga, medi as tensões e encontrei 19.v e 3.3v, achei um curto na linha de 5v. removi varios capacitores dentre outros componentes para vê se o curto parava e o curto continua, comprei uma fonte variável da hikari hf 3205 para tentar descobrir onde esta o curto.

não tenho muito conhecimento com estes teste de injetar tenções, segui algumas dicas daqui do forum e gostaria que os amigos me ajudasse a identificar se o curto vem mesmo do componente que esquentou. removi a bobina da linda de 5v, e pluguei o jacare no terra da placa e com uma ponteira do multímetro que adaptei  injetei 5v no pad da bobina que removi, o componente que esquentou foi o chipset p/n. sera que vai ser ele mesmo? se for já era, não vou me arriscar troca-lo. me parece que só foi ele que esquentou, e quando injetei os 5v na fonte o consumo da corrente foi para 5a. alguma dica ai amogos? sera que é o chipset mesmo?

Postado

Você injetou tensão nos dois lados da bobina?

O chipset é normal aquecer até certo ponto, não pode "fritar"...

Mas pelo que entendi você injetou tensão em um lado somente da bobina, ocorre que o componente em curto pode estar do outro lado, note que existe uma continuidade na linha de 5v, ela não parte nem para na bobina...

posta o link do esquema...

Outra dica, nem sempre o componente que aquece é o componente que está em curto. Se você identificou um componente aquecendo, deve retirá-lo da placa e injetar a tensão novamente para ver se o curto sumiu. Você verifica isso na fonte assimétrica onde mostra o consumo (amperagem).

Postado

organizar_AGORA.jpg

Tendo em vista a organização geral do fórum e para facilitar futuras consultas, o título do tópico deve seguir o seguinte padrão:

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

Para editar o titulo é só clicar na opção de modify_inline.gif Modificar que se encontra logo acima da sua primeira mensagem.

Além disso, outros detalhes devem ser observados para que o colega receba ajuda:

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Contamos com a sua ajuda para manter o fórum organizado.

Alguns links que podem também ajudar:

Postado

@powermagno, amigo, primeiramente conserte o titulo do post como indicado...

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

pelo que tudo indica, se você retirou a bobina dos 5v, e injetou tensão, e esquentou o chipset, provavel que o chipset esteja em curto. Não esquenta mais nada, so o chip?

Postado
  • Autor

Mas pelo que entendi você injetou tensão em um lado somente da bobina, ocorre que o componente em curto pode estar do outro lado, note que existe uma continuidade na linha de 5v, ela não parte nem para na bobina...

Outra dica, nem sempre o componente que aquece é o componente que está em curto. Se você identificou um componente aquecendo, deve retirá-lo da placa e injetar a tensão novamente para ver se o curto sumiu. Você verifica isso na fonte assimétrica onde mostra o consumo (amperagem).

então Bisuca, eu injetei no pad da bobina o lado que esta em curto, também injetei do outro lado e a fonte não mostra consumo de corrente. já do outro lado só esta esquentando muito o chipset, observei bem todos os componentes da placa e não identifiquei mais nenhum esquentando a não ser o chipeset.

Postado

amigo, desculpe a insistência, mas o titulo continua errado, o modelo do note é outro, provavel que seja E1 531, confirma ai, e mude ok. O modelo que você indicou é o modelo da placa Q5WPH .

Se esquenta somente o chipset, ele deve estar ferrado, em curto. Neste caso, so a substituição do mesmo pra resolver o problema.

Postado

Bom, realmente, concordo com nosso amigo Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., se é só o chipset que esta aquecendo então provavelmente seja ele...

Postado
  • Autor

não esta insistindo não nmercker, esta certíssimo em manter a organização do grupo. já modifiquei, mas atrás da bateria tinha uma etiqueta da acer com o numero do modelo que eu citei antes, agora olhando melhor achei outra etiqueta branca com este modelo corrigido.

voltando ao problema, é realmente vai ser o chipset, injetei novamente a tensão e não achei mais nada aquecendo fora ele, cobri a mão por cima da placa em tordas as partes tanto de um lado como do outro e nada de componentes aquecendo. até mesmo eu acho muito curso medindo somente com o multímetro, e já removi vários componentes nesta placa e o curto permanece. 

agradeço a atenção dos dois colegas!!!

• 7 meses depois...
Postado

Tópico bloqueado pela moderação » O autor foi banido!

Evite responder este tópico.

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo tópico.

eletronicabr.png

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.