Postado 17 de Setembro de 2015 10 anos Boa tarde amigos, estou com um notebook acer mod. E1-571-6672 series E1, placa mãe Q5WVH LA-7912P. bom, bom a placa mãe esta morta não liga, medi as tensões e encontrei 19.v e 3.3v, achei um curto na linha de 5v. removi varios capacitores dentre outros componentes para vê se o curto parava e o curto continua, comprei uma fonte variável da hikari hf 3205 para tentar descobrir onde esta o curto. não tenho muito conhecimento com estes teste de injetar tenções, segui algumas dicas daqui do forum e gostaria que os amigos me ajudasse a identificar se o curto vem mesmo do componente que esquentou. removi a bobina da linda de 5v, e pluguei o jacare no terra da placa e com uma ponteira do multímetro que adaptei injetei 5v no pad da bobina que removi, o componente que esquentou foi o chipset p/n. sera que vai ser ele mesmo? se for já era, não vou me arriscar troca-lo. me parece que só foi ele que esquentou, e quando injetei os 5v na fonte o consumo da corrente foi para 5a. alguma dica ai amogos? sera que é o chipset mesmo?
Postado 17 de Setembro de 2015 10 anos Você injetou tensão nos dois lados da bobina? O chipset é normal aquecer até certo ponto, não pode "fritar"... Mas pelo que entendi você injetou tensão em um lado somente da bobina, ocorre que o componente em curto pode estar do outro lado, note que existe uma continuidade na linha de 5v, ela não parte nem para na bobina... posta o link do esquema... Outra dica, nem sempre o componente que aquece é o componente que está em curto. Se você identificou um componente aquecendo, deve retirá-lo da placa e injetar a tensão novamente para ver se o curto sumiu. Você verifica isso na fonte assimétrica onde mostra o consumo (amperagem).
Postado 17 de Setembro de 2015 10 anos Tendo em vista a organização geral do fórum e para facilitar futuras consultas, o título do tópico deve seguir o seguinte padrão: Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito Para editar o titulo é só clicar na opção de Modificar que se encontra logo acima da sua primeira mensagem. Além disso, outros detalhes devem ser observados para que o colega receba ajuda: Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Contamos com a sua ajuda para manter o fórum organizado. Alguns links que podem também ajudar:
Postado 17 de Setembro de 2015 10 anos @powermagno, amigo, primeiramente conserte o titulo do post como indicado... Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito pelo que tudo indica, se você retirou a bobina dos 5v, e injetou tensão, e esquentou o chipset, provavel que o chipset esteja em curto. Não esquenta mais nada, so o chip?
Postado 17 de Setembro de 2015 10 anos Autor Você injetou tensão nos dois lados da bobina? O chipset é normal aquecer até certo ponto, não pode "fritar"... Mas pelo que entendi você injetou tensão em um lado somente da bobina, ocorre que o componente em curto pode estar do outro lado, note que existe uma continuidade na linha de 5v, ela não parte nem para na bobina... posta o link do esquema... Outra dica, nem sempre o componente que aquece é o componente que está em curto. Se você identificou um componente aquecendo, deve retirá-lo da placa e injetar a tensão novamente para ver se o curto sumiu. Você verifica isso na fonte assimétrica onde mostra o consumo (amperagem). Você injetou tensão nos dois lados da bobina? O chipset é normal aquecer até certo ponto, não pode "fritar"... Mas pelo que entendi você injetou tensão em um lado somente da bobina, ocorre que o componente em curto pode estar do outro lado, note que existe uma continuidade na linha de 5v, ela não parte nem para na bobina... posta o link do esquema... Outra dica, nem sempre o componente que aquece é o componente que está em curto. Se você identificou um componente aquecendo, deve retirá-lo da placa e injetar a tensão novamente para ver se o curto sumiu. Você verifica isso na fonte assimétrica onde mostra o consumo (amperagem). então Bisuca, eu injetei no pad da bobina o lado que esta em curto, também injetei do outro lado e a fonte não mostra consumo de corrente. já do outro lado só esta esquentando muito o chipset, observei bem todos os componentes da placa e não identifiquei mais nenhum esquentando a não ser o chipeset.
Postado 17 de Setembro de 2015 10 anos amigo, desculpe a insistência, mas o titulo continua errado, o modelo do note é outro, provavel que seja E1 531, confirma ai, e mude ok. O modelo que você indicou é o modelo da placa Q5WPH . Se esquenta somente o chipset, ele deve estar ferrado, em curto. Neste caso, so a substituição do mesmo pra resolver o problema.
Postado 17 de Setembro de 2015 10 anos Bom, realmente, concordo com nosso amigo Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., se é só o chipset que esta aquecendo então provavelmente seja ele...
Postado 17 de Setembro de 2015 10 anos Autor não esta insistindo não nmercker, esta certíssimo em manter a organização do grupo. já modifiquei, mas atrás da bateria tinha uma etiqueta da acer com o numero do modelo que eu citei antes, agora olhando melhor achei outra etiqueta branca com este modelo corrigido. voltando ao problema, é realmente vai ser o chipset, injetei novamente a tensão e não achei mais nada aquecendo fora ele, cobri a mão por cima da placa em tordas as partes tanto de um lado como do outro e nada de componentes aquecendo. até mesmo eu acho muito curso medindo somente com o multímetro, e já removi vários componentes nesta placa e o curto permanece. agradeço a atenção dos dois colegas!!!
Postado 16 de Maio de 2016 10 anos Tópico bloqueado pela moderação » O autor foi banido! Evite responder este tópico. Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo tópico.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.